Acertar Também é Humano...
Autor Willes S. Geaquinto
Assunto Corpo e MenteAtualizado em 30/01/2014 12:29:41
Quantas vezes você já ouviu, ou disse, a frase: “errar é humano”? Digamos que, uma vez ou outra, recorrer a esse paralogismo é até tolerável, mas, usualmente é incabível. Pessoas que se apegam ao “errar é humano” para justificar seus desacertos, equívocos ou ações inadequadas, muitas vezes esquecem que “acertar também é humano”.
Culturalmente somos escolados em arrumar desculpas para as nossas falhas. Aliás, o desculpismo é um vício. Porém, convém lembrar que o melhor a fazer quando erramos é responsabilizarmo-nos e refletirmos sobre o erro, visando aprimorar nossa capacidade de acertar, de fazer bem feito e melhorar.
É comum encontrarmos indivíduos que, de certo modo, vivem apegados aos seus erros; às vezes apenas lamentando-os, outras se culpando. Ocorre que obviamente nenhuma dessas ações é construtiva ou geradora de algum aperfeiçoamento. O apego puro e simples aos erros muitas vezes pode revelar falta de humildade em reconhecê-los, ou falta de disposição em instituir-se aprendiz. A culpa, inclusive, é elemento nocivo que produz desconfortos inumeráveis como ansiedade e depressão, além de induzir a condutas autodestrutivas.
A energia despendida alimentando sentimento de culpa é a mesma que pode ser empregada para aquilatar suas ações. Sendo assim, nada melhor que investir tempo e dedicação às correções necessárias de caráter, personalidade ou atitudes, buscando o melhor que você pode realizar. Lembre-se, toda a transformação que você almeje passa obrigatoriamente pela aquisição de novos conhecimentos para fundamentá-la e norteá-la. Não apenas saberes intelectuais externos, mas, sobretudo, o conhecimento mais elevado de si mesmo e do universo onde está inserido o seu existir e labor.
Em verdade, acertar é humano. Errar é uma anomalia, ausência de maior discernimento, compreensão e esmero. Você possui recursos suficientes que, se bem desenvolvidos, o levarão a aumentar a sua cota de acertos na vida. Em tudo que você faz há um risco oculto, mas, mesmo nos desacertos ou insucessos sempre há algo de bom a ser bem aprendido, para mais à frente transformar-se em realizações bem sucedidas e prazerosas. Acredite: Acertar também é humano.
Boa reflexão e viva consciente.
Avaliação: 5 | Votos: 4
Willes S. Geaquinto - Psicanalista,Psicoterapeuta, Consultor Motivacional. Trabalha com a Terapia do Renascimento promovendo o resgate da autoestima, o equilíbrio emocional e solução de transtornos, fobias,etc... Palestras e Cursos Motivacionais(relação de palestras no site). Contato: (35) 99917-6943 site: www.viverconsciente.com.b E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |