Autossabotagem
Atualizado dia 16/02/2013 12:40:34 em Corpo e Mentepor Keli Soares
Esta voz interna é o sabotador que levamos dentro, que está sempre amedrontado, recuando frente ao novo, nos fazendo adiar, procrastinar, desistir, deixar de pelo menos tentar. É o responsável por não conseguirmos aquilo a que nos propomos. Esta notícia é ruim e boa. É ruim porque este "inimigo", se é que podemos chamá-lo assim, está dentro de você e a boa é que, se está dentro, você pode modificar a história, diminuir sua força e aprender a extrair de sua mensagem algo que seja produtivo para alcançar seu objetivo. Ele o ajuda a se conhecer melhor e transformar as aprendizagens equivocadas da infância de maneira a conseguir mais resultados em sua vida adulta.
Geralmente este "sabotador interno" é mantido por crenças limitantes, paradigmas aprendidos na infância, coisas que ouvimos repetidamente sobre nós mesmos ou sobre a vida que ficaram gravadas em nosso inconsciente retornando como aquela vozinha repressora. Frases como: não se pode ter tudo que quer, homem faz mal para mulher, não fale com estranhos, é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus, mulher independente fica sozinha, homem que é homem não chora, isto não é para você, filho de peixe, peixinho é, entre muitas outras que podem parecer inocentes, mas que podem influenciar negativamente. Por exemplo, uma mulher que tem dificuldades de se relacionar e que não compreende porque quando encontra alguém bacana acaba sabotando o relacionamento, pode ser que tenha recebido mensagens negativas sobre os homens. Como ela vai ter um relacionamento pleno se seu inconsciente a lembra que homens são uma ameaça, que "homens fazem mal as mulheres"?
Parece difícil de acreditar, mas funciona assim. Como prosperar na vida se está gravado que se tiver dinheiro você não vai para o céu? Como usar a inteligência emocional e expressar os sentimentos com assertividade, se homem que é homem não chora? Assim, conscientemente queremos criar uma vida saudável e equilibrada, conquistar o que desejamos, mas inconscientemente sabotamos a nós mesmos.
O que fazer, então? É preciso investir no autoconhecimento. Descobrir quais crenças limitantes foram instaladas na infância e ter a coragem de desaprendê-las, de reprogramar a mente de acordo com nossa escolha e não com as bagagens equivocadas do passado.
Quando perceber que está se sabotando, aprofunde no tema, converse consigo mesmo, investigue a raiz deste comportamento, escreva isto, torne-se consciente, escolha o que você quer instalar em sua mente e repita, repita e repita até que o que escolheu torne-se verdade para você. Como disse Aristóteles ¨A repetição é a mãe da sabedoria¨. Se estiver difícil fazer este trabalho sozinho, busque ajuda de um profissional, invista no seu crescimento.
Não viemos a este mundo para ser infelizes e sim para criar e cocriar felicidade, bem-estar e tornar este mundo melhor. "Torne-se a mudança que quer ver no mundo".
Abandone a postura de vítima, enterre o "não consigo" e faça acontecer, trabalhe a si mesmo, posicione-se na vida em direção ao que quer. Não me canso de repetir:
VOCÊ PODE!
Estou torcendo por você!
Abraços
Keli
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 20
Pós-graduada em Gestão de Pessoas; Graduada em Psicologia; Formação na Abordagem Ericksoniana, Abordagem Estratégica; PNL e Coaching. Psicoterapia, hipnoterapia, terapia breve. Analista de PI (Predictive Índex) – Arquitetura Humana – Brasil. Treinamento e consultoria na área de Gestão de Pessoas. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |