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Campanha contra ensino à distância é condenada a pagar R$ 100 mil

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Autor IZEF

Assunto Corpo e Mente
Atualizado em 5/27/2013 4:06:18 PM


A educação a distancia cada vez mais ganha força no Brasil, qualidade de ensino não é mais apenas a imagem de uma sala de aula presencial, mas sim reconhecida e bem vista por grandes nomes da educação e do conhecimento, que um espaço online pode ser muito benigno e um ótimo instrumento de ensino.

 

Campanha contra ensino à distância é condenada a pagar R$ 100 mil

Multa diária será de R$ 5 mil caso o material não seja retirado do ar

Do R7

A Justiça Federal condenou em R$ 100 mil o Conselho Federal de Serviço Social pela campanha publicitária, promovida em maio de 2011, "Educação não é fast food - diga não à graduação à distância em serviço social". A decisão é do magistrado Raul Mariano Junior, juiz federal da 8ª Vara de Campinas, interior de São Paulo. Caso o material não seja recolhido, a multa diária será de R$ 5 mil por danos morais aos tutores e alunos de cursos de serviço à distância, que estavam sendo ridicularizados. 

A ação para suspender a campanha foi apresentada à Justiça em 2011 pela ANATED (Associação Nacional dos Tutores da Educação a Distância). O Conselho Federal de Serviço Social disponibilizou o material difamatório por meio de vídeos, matérias gráficos impressos e online, e transmissões em rádios comunitárias em todo o País. 

De acordo com o juiz federal, o material foi veiculado de forma preconceituosa e leviana. 

- A campanha publicitária deixou de observar a excelência de alguns cursos não presenciais, verdadeiras referências de eficiência, praticados, inclusive em grandes universidades como UNIBO, MIT, Harvard e Oxford. 

Outro lado

Em nota, o Conselho Federal de Serviço Social informou que a decisão, em primeira instância, não considera as disposições constitucionais que garantem o direito de livre manifestação e expressão. O CFESS se utilizará de todos os meios legais e recursais para revertê-la e irá imediatamente recorrer da mesma.

O órgão defende ainda que a campanha não é preconceituosa, nem se dirige aos trabalhadores e estudantes do Ensino à Distância. "Ela foi lançada para provocar o debate público acerca da política brasileira de ensino superior que, no nosso ponto de vista, é profundamente mercantilizada e discriminatória, já que não garante o acesso ao ensino superior presencial, público e gratuito para  todos os brasileiros".

O conselho conclui informando que, por meio da campanha, denunciou os "problemas e irregularidades detectados nas pesquisas realizadas pelos Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress) em diversos cursos de graduação à distância em Serviço Social".

 

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Fonte:

https://noticias.r7.com/educacao/noticias/companha-contra-ensino-a-distancia-e-condenada-a-pagar-r-100-mil-20130522.html?goback=.gde_1877275_member_243838406


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