Menu
Somos Todos UM - Home

CHI KUNG: ESTRUTURANDO O CORPO

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Instituto ISI

Assunto Corpo e Mente
Atualizado em 7/28/2009 12:51:20 PM


Chi Kung e alinhamento corporal


“Todo conhecimento – inclusive o de si mesmo – passa pelo corpo. É o corpo que está envolvido no processo de compreender, de recordar, de se individuar. O corpo traz as marcas de sua história; sonhamos com corpos, projetamos em corpos, os arquétipos manifestam-se como corpos. Os deuses tem corpos, e ainda hoje imaginamos um Cristo cabeludo e um Deus de barbas brancas; foi preciso que O fizéssemos à nossa imagem, para que pudéssemos concebê-Lo: o Verbo se fez Carne.” (Freitas, 1999, p. 74)


A citação acima É para lembrar que estaremos, nos parágrafos abaixo, colocando em altíssimo patamar o grande templo que deveríamos sempre reverenciar: O Corpo.

Apesar de saudáveis e estando com boa vitalidade, muitas vezes adquirimos vícios posturais que nos afastam do nosso centro de equilíbrio, criando deformações na estrutura física de nossos corpos. Sabemos que uma postura incorreta resulta de uma combinação de estados emocionais negativos e da falta de consciência corporal.

Como estamos na posição vertical na maior parte de nosso tempo, deveríamos estar atentos à posição de nossos corpos, percebendo um perfeito alinhamento da estrutura corporal com a força que atua sobre todos os corpos deste planeta: a gravidade. “(...) Os objetos inanimados são inteiramente dominados pela força da gravidade. As plantas mantêm a sua verticalidade pela rigidez das paredes celulares. Os animais resistem automaticamente à força da gravidade, apoiando-se normalmente em uma base de sustentação considerável, proporcionado pelas quatro pernas, ou duas pernas e uma cauda. O ser humano, por outro lado, sendo ereto, é uma expressão singular da sua própria autoconsciência evolutiva. A plena e intencional atitude de manter-se ereto desenvolve ainda mais o espírito humano. Da mesma maneira, quanto mais desenvolvido o espírito humano, mais ereta é a postura que manifesta naturalmente. Todas as tradições esotéricas que trabalham com a energia compreendem a importância dessa postura vertical humana plenamente aprimorada”..

O que pretendemos com este artigo é discutir sobre o stress inevitável da gravidade sobre a estrutura de um corpo em posição vertical e seus efeitos sobre a saúde. Ao encontrar desalinho ou resistência, estas forças criam deformações em nossos ossos, articulações e no posicionamento dos órgãos internos, prejudicando, assim, seu bom funcionamento devido ao stress interno. Dessa maneira, compromete-se a circulação do “Chi”, ocasionando bloqueios de energia em alguns pontos que, com o tempo, poderão transformar-se em doenças.

O conjunto de práticas conhecida como Chi Kung tem como um de seus objetivos evitar ou retardar os danos a estrutura física e energética do corpo através de exercícios que nos coloquem em um melhor alinhamento corporal. Além da estrutura esquelética, serão ainda fortalecidos nossos tendões e o tecido conjuntivo que envolve todos os órgãos e músculos. Os chineses dizem que se soubermos permanecer sintonizados com as forças do céu e da terra, então também poderemos aprender a nos movimentar com elas. Colocando a estrutura do esqueleto em total equilíbrio com a força da gravidade, desobstruímos o fluxo da energia vital, desimpedindo a respiração e a circulação dentro do corpo.

Nos últimos quarenta anos, várias pesquisas na Ásia e no Ocidente buscaram determinar precisamente os caminhos da força vital. Estudos recentes se concentraram no papel do tecido conjuntivo na transmissão da energia. A pesquisa mais importante com aplicabilidade para os exercícios chineses concentrou-se nas suas propriedades bioelétricas e bioquímicas. Descobriu-se que o tecido conjuntivo funciona como um grande sistema de comunicação elétrica que liga cada célula do corpo a todas as outras e que toda tensão repercute sobre o conjunto por menor que seja essa tensão ou desequilíbrio, dando assim a real noção de globalidade estrutural e interdependência dos segmentos corporais. Assim, quando fazemos exercícios essa estrutura treliçada se comprime, gerando sinais bioelétricos. Estas pesquisas vieram confirmar o que os sábios e homens do passado já diziam com relação às várias práticas orientais e sua aplicação terapêutica.


E como colocar tudo isso em prática? Conscientizando-se, primeiramente, sobre o verdadeiro centro de nossa estrutura física: a coluna vertebral. Este eixo tem como fundação a pelve. Contido no interior da coluna vertebral e do crânio encontramos o Sistema Nervoso Central, o centro de nossa vida consciente. Importantíssimo então observar que, a saúde estrutural da coluna é o fundamento da saúde estrutural e energética de todo o corpo.

Logo, trataremos primeiramente deste eixo com práticas de exercícios específicos para o desbloqueio dos diversos segmentos da coluna com o objetivo de preparar o corpo para “entrar” nas posturas do Chi Kung. Estes exercícios visam “reeducar”, alinhar e perceber o corpo nas diversas situações, para que o indivíduo atinja uma melhor consciência corporal. O que se pretende resgatar no indivíduo são uma melhor visão e percepção de sua estrutura física, fazendo-o alcançar um nível energético mais equilibrado, melhor saúde e maior estabilidade emocional e física.


O indivíduo perceberá, com a prática, uma intensa força enraizadora descendente que o unirá à terra, bem como uma intensa força ascendente que se prolongará da sua coluna em direção ao céu.

A consciência em superar a constante tensão da força da gravidade poderá ter uma influência sutil e profunda na qualidade da saúde, produzindo um aumento da energia e integridade estrutural. Isto, aliado às posturas do Chi Kung, desenvolverá o potencial de saúde de forma holística, englobando os aspectos físico, mental, emocional e espiritual. Ao alinhar nosso corpo, ele também se alinhará em relação à harmonia do universo.

 

Laiza Singulani(instrutura e terapeuta de Chi Kung)


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Instituto ISI   
Mestrado em psicologia de Orientação Holística, na Lesley University, E.U.A., Certificação em teoria Integral pela Fielding University, universidade parceira do Instituto Integral, sob a liderança de Ken Wilber, autor da teoria Integral MBA em gestão de Qualidade Total na Fundação Getúlio Vargas, RJ – Brasil.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa