Combate à Halitose (mal hálito) e Aftas com Plantas Medicinais
Autor Mauricio Alves Gomes
Assunto Corpo e MenteAtualizado em 8/16/2017 9:58:00 AM
O mau hálito é tão antigo que podemos encontrar relatos até na Bíblia sobre a sua existência. Ele foi descrito como uma entidade clinica no ano de 1874 e por incrível que pareça até muito pouco tempo, muito pouco se sabia sobre o diagnostico e o combate do problema. Isso fez com que muitas pessoas, passassem toda uma vida sofrendo as conseqüências desse mal.
Hoje sabemos que o mau hálito, na grande maioria das vezes, não se constitui em um problema de saúde, e sim numa simples alteração fisiológica que termina por alterar o odor do hálito, que ao adquirir um odor ruim, torna-se um grande obstáculo ao estabelecimento de relações sociais.
Acreditamos que mais de 30% da população brasileira sofra de forma crônica do problema, se contarmos o hálito ao acordar, esse percentual sobe para os 100%.
Hoje já conhecemos mais de 90 possíveis causas que podem levar uma pessoa a Ter o seu hálito com um odor ruim. É comum uma mesma pessoa apresentar 3 ou mais causas. Delas as mais comuns são a redução do fluxo salivar e a descamaçao epitelial da mucosa oral, que normalmente está associada a alguma outra causa.
De uma maneira prática, podemos explicar a formação do mau hálito, através da saburra lingual, pois a saburra normalmente está presente em mais de 90 por cento dos casos de halitose.
Esses compostos quando atinge uma determinada concentração, dão ao hálito um cheiro característico de enxofre ou ovo estragado e que nada mais é que o mau hálito.
A saburra lingual se forma basicamente quando estamos frente a umadiminuição do fluxo salivar ou de uma descamação epitelial acima dos limites fisiológicos ou ainda de ambas.
Em mais de 80 por cento dos casos de halitose, são encontrados algum tipo de alteração na saliva, seja em relação a sua quantidade ou qualidade.
O mais comum é que o fluxo esteja reduzido, isso irá facilitar a formação da saburra e do mau hálito. Essa redução, poderá provocar problemas como a ardência de boca e língua, que se manifesta como um "queimor", e ainda pode deixar um gosto ruim na boca.
Ela pode ser uma barreira a formação do mau hálito e da saburra, como também pode ser um agente facilitador do processo, tudo isso vai depender das suas características.
O restabelecimento do fluxo normalmente resolve o problema da saburra, do mau hálito e da ardência. Esse restabelecimento, poderá ser feito através de simples cuidados, ou em casos mais avançados, será necessário o uso de medicamentos para tal fim.
É muito comum pessoas com problemas de hálito, culpar as amígdalas pelo problema. Isso ocorre devido a presença de uma "massinha" que nela se adere e que tem um cheiro muito forte. Essa "massinha" é chamada de cáseo amigdaliano e são semelhantes á saburra lingual em sua constituição, e são formados pelo mesmo mecanismo, ou seja descamação epitelial e redução de fluxo salivar.
Devido aos muitos casos de pessoas que extraíram as amígdalas no intuito de se livrar do mau hálito e não obtiveram resultados, desaconselhamos as extrações das amígdalas para este fim. O que recomendamos é que antes de extrair as amígdalas, tente primeiro o restabelecimento do fluxo salivar, e a eliminação da saburra.
Principais causas para a Halitose:
- Saburra lingual;
- Deficiência de vitamina A e D;
- Baixo fluxo salivar;
- Saliva muito viscosa;
- Presença de cáseos nas amígdalas
- Doença periodontal;
- Má higiene oral;
- Distúrbios respiratórios;
- Estresse;
- Problemas otorrinolaringológicos, que possam levar a respiração bucal;
- Diabetes;
- Problemas hepáticos e renais;
- Intestino preso;
Planta oriental, denominada Gadhi Gingson , na forma de pó (cápsula) ou tintura.
As plantas indicadas são apenas uma das alternativas. Dependendo da época do ano, utilizamos outras plantas em função da disponibilidade das mesmas no campo e/ou no mercado.
Se você tem esse problema e deseja livrar-se dele com a fitoterapia, basta entrar em contato comigo pelo telefone: (61) 99653-2033 ou
[email protected] Informações sobre tratamento em todo o Brasil, acesse link
Avaliação: 5 | Votos: 1
Engenheiro Agrônomo, Fitoterapeuta, Acupunturista, Quiroprata e Terapeuta Homeopata. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |