COMO ENVELHECER DE FORMA SAUDÁVEL -1-
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Suely Seabra de Sena
Assunto Corpo e MenteAtualizado em 26/03/2009 01:36:22
O QUE É CONSIDERADO NORMAL NO PROCESSO DE ENVELHECER.
Você tem se olhado no espelho recentemente apenas para descobrir mais algumas rugas e cabelos brancos? Estas são algumas das alterações que você provavelmente irá observar conforme for envelhecendo. Mas o que exatamente está ocorrendo com o seu corpo? Compare aqui uma cronologia das modificações naturais que você pode aguardar nesta etapa da nossa vida.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Com o tempo, o músculo cardíaco torna-se menos eficiente, trabalhando duro para bombear a mesma quantidade de sangue através do corpo. Além disso, os vasos sanguíneos perdem elasticidade. Depósitos de gordura podem se aglomerar nas paredes internas das artérias (aterosclerose), entupindo-as. A perda natural da elasticidade, combinada com a aterosclerose, faz com que as artérias enrijeçam, obrigando o coração a trabalhar ainda mais intensamente para que possa bombear o sangue por elas. Isto pode fazer com que a pressão arterial se eleve (hipertensão).
OSSOS, MÚSCULOS E ARTICULAÇÕES
Os ossos alcançam sua massa máxima entre 25 e 35 anos. Conforme envelhecemos, os ossos encolhem em dimensão e massa. Uma das seqüelas é que diminuímos de tamanho. A perda gradual de densidade enfraquece os ossos e os torna mais suscetíveis a fraturas. Músculos, tendões e articulações na maioria das vezes perdem alguma força e flexibilidade conforme se envelhece.
SISTEMA DIGESTIVO
A deglutição e os movimentos que automaticamente movimentam o alimento digerido pelos intestinos permanecem mais lentos à medida que o tempo passa. A área de superfície dos intestinos enfraquece rapidamente. O fluxo de secreções do estômago, fígado, pâncreas e intestino delgado podem diminuir. Estas alterações na maioria das vezes não rompem o processo digestivo, sendo difícil de perceber. Mas podemos observar mais constipação.
RINS, BEXIGA E SISTEMA URINÁRIO
Com a velhice, os rins se tornam ineficientes em remover os detritos da circulação sangüínea. As enfermidades crônicas como diabetes ou hipertensão e determinados medicamentos podem comprometer os rins com o tempo
Mais ou menos um em cada 10 indivíduos com 65 anos ou mais padece com incontinência urinária. Esta pode ser originada por vários problemas, como obesidade, constipação habitual e tosse crônica.
Em homens mais velhos, a incontinência é, algumas vezes, ocasionada por uma próstata aumentada, que pode bloquear a uretra. Isto impede o esvaziamento da bexiga, fazendo com que se esvazie aos poucos.
Continua...
Suely Sena
Terapeuta Naturista
As mulheres têm mais probabilidade de apresentarem incontinência do que os homens. Aquelas que estão na menopausa podem sofrer incontinência de tensão porque os músculos em torno da bexiga (músculos do esfíncter) perdem energia e o reflexo da bexiga modifica. Como os níveis de estrogênio diminuem o tecido do tubo pelo qual a urina passa (uretra) fica mais fino. Os músculos pélvicos se enfraquecem, reduzindo a sustentação da bexiga.
Avaliação: 5 | Votos: 7
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Suely Seabra de Sena Curso de Naturologia:Anatomia;Fisiologia;Farmacologia;Biologia Bioquímica Molecular e Celular;Iridologia;Fitoterapia Aplicada; Metodologia; Florais; Hidroterapia; Trofoterapia; Naturologia; Somatosíntese;Patologia;Terapias Corporais; Geoterapia; Psicoterapia;massoterapia;Primeiros Socorros;Auriculoterapia; Oligoterapia:Argila também na cosmética. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |