Como vencer apatia, inércia ou desmotivação
Autor Adriana Mangabeira
Assunto Corpo e MenteAtualizado em 7/7/2014 7:20:21 PM
A ênfase de meu trabalho, cursos, palestras, textos é na indivisível dualidade (individualidade) que é nossos sistema integrado.
Emoções, corpo, mente, espírito são tão conectados e integrados que não é possível estabelecer esta divisão, de onde começa atuação de um e onde termina e a do outro.
Somos um grande organismo, composto de micro e mini organismos e que compomos um organismo muito maior chamado Gaia, q também é composta de outros organismos menores, alguns de que fazemos parte também.
De qualquer forma, é fato que estamos todos conectados e não há separação possível entre as partes de um todo. Um pulmão é possível de ser separado do corpo. Mas o corpo não funciona sem o pulmão e sem o pulmão sem fazer parte de um corpo.
Pois bem. Dentro desta perspectiva multidimensional, orgânica e dinâmica, quero falar da baixa de metabolismo.
Muitas vezes não damos importância a uma preguicinha recorrente, sedentarismo ou falta de entusiasmo. Mas isto pode estar sinalizando uma baixa de metabolismo que pode, ainda, não ter tomado conta de todos os sistemas, mas tende a acabar fazendo isso, se necessário para preservar o corpo (sistema integrado de corpo, emoções, espírito e mente).
Acompanho, nos atendimentos, casos de problemas sérios renais, depressão, tireoidismo, anemia grave que começaram assim, com esta apatia leve e não tiveram atenção.
O corpo gera esta baixa de metabolismo, onde há maior índice de estresse após alguma grande sobrecarga. Pode ser um trauma ou algo que foi se acumulando até o estágio máximo. Pode ser algo fisiológico como estresse causado por má alimentação, sedentarismo, sono inadequado ou excesso de trabalho ou de peso, ou pode ser um acumulo de estresse mental, emocional ou energético. Pode ser até mesmo um estresse cumulativo de quem se acostumou com as sobrecargas e não se deu conta que a balança ficou sempre desfavorável para o seu lado.
Um dia o corpo grita CHEGA! E nos para para exigir mudanças.
Infelizmente não costumamos compreender os primeiros sinais como acnes, afta, nevralgia, intestino preso, alteração da cor da urina, engordar ou inchar, sono picotado ou excessivo, apatia...
Então o corpo emite alarmes mais audíveis/ perceptíveis: oscilação de pressão, gastrite, sintomas de pânico ou ansiedade, dores articulares, inflamações mais sérias...
E quando é preciso o corpo desenvolve: diabetes, hipertensão, depressão, pânico, obesidade, inflamações nos órgãos vitais e glândulas, desordem metabólica. Tudo que for necessário, conforme a vontade do freguês.
Mas o que desejo sinalizar é que tenho constatado em alguns últimos atendimentos que não adianta sofrer porque não está conseguindo mudar, se você já chegou na Apatia Medium ou na Apatia Master, ou mesmo nos Impedimentos crônicos.
Primeira coisa a fazer é inverter os valores. Você não é uma vitima. E não se apegue a este lugar, senão realmente ele será seu para sempre. Pense: esta limitação momentânea é minha aliada e vou usá-la a meu favor. Querida limitação, qual recado vieste me trazer?
Medite, olhe a natureza, contemple por uns dias e você poderá ter algum insight com esta resposta.
Segunda coisa: desintoxicação já! Existem formas mais drásticas e outras mais suaves de fazer. Mais é certo que é urgente. Seu intestino é um arquivo da qualidade do que você deseja arquivar e absorver. Lembre que suas descargas elétricas geradas nas emoções e formas pensamentos geradas pela repetição de uma qualidade de pensamento são energia e também ganham consistência quando encontram outras afins e vão impregnando todas e cada uma de suas células.
Não adianta tentar reeducar pensamento quando o intestino e as células estão mais poluídas que a Baía de Guanabara. É passar verniz no cocô. Literalmente.
Próximo passo é se fortalecer de nutrientes, sol (pelo menos 10 minutos ao dia), bastante água (pelo menos 1, 5 litros, mesmo e principalmente se você não gostar. Quem não gosta precisa de mais ainda pra se alinhar antes tarde do que nunca ao funcionamento natural do corpo).
Alimentação adequada, cortar leite de vaca, açúcar refinado, trigo branco e o máximo de conseguir de doces e de glúten. Optar pelos integrais, mel, adoçante sem aspartame, açúcar mascavo, leite de amêndoas ou de arroz ou de aveia, sucos estratégicos e chás.
Não venha com essa que não gosta. Você não é mais criança. É insano esperar mudanças fazendo as mesmas coisas. Basta fazermos da forma que fique saboroso ao seu paladar. Agora a responsabilidade sobre se cuidar é só sua. Não vai aparecer a mamãe, nem a vovó e muito menos o Batman pra te socorrer. Ou você muda ou a vida te situa.
Depois de limpar profundamente e fortalecer, aí sim, vem a reeducação de hábitos.
Primeiro temos que mudar seu padrão mental, pois é a mente que manda mensagens pro seu corpo. Mas sua mente sofre influência direta das emoções, do inconsciente coletivo e das vibrações invisíveis e poderosas dos ambientes que frequenta.
O mais inteligente é começar por sua auto-imagem. Quem você acredita que é. Vai ter que fazer uma atualização de software porque sua programação, certamente, está muito obsoleta.
Procure um coaching, de preferência com visão sistêmica, para lhe ajudar com este processo.
Agora que você já acredita que pode e já encontrou boas razões e motivações para querer, de fato, lá no fundo, ficar bem e já aceita que merece uma nova chance, agora sim! Vamos ao exercício físico e às mudanças maiores. Eu diria uns dois a três meses até chegar aí, atuando com muita determinação e assistência, variando de caso a caso, claro.
O que desejo mostrar é que:
• a baixa de metabolismo tem diferentes causas
• ela está gerando uma apatia defensiva
• é necessário limpar profundamente seus registros
• fortalecer nutrindo suas células com nutrientes e nutrindo seus arquétipos de poder
• mudar hábitos para gerar nova bioquímica, com bastante serotonina e saúde.
Vamos começar?
Avaliação: 5 | Votos: 18
CONSULTORIA SISTÊMICA: Treino, Orientação e suporte para transformar sonhos em metas, planejar concretizar e alavancar objetivos. Atua com Mentoring, Coaching Sistêmico e Terapias Quânticas Integradas, Consultora pessoal e organizacional, escritora e Palestrante. Colaboradora em grandes Congressos On Line e de Portais. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |