Conflitos nas Organizações x Conflitos Pessoais!
Autor Irlei Wiesel
Assunto Corpo e MenteAtualizado em 1/28/2014 4:06:51 PM
Somos semelhantes a animais quando matamos;
Somos semelhantes aos homens quando julgamos;
Somos semelhantes a Deus quando perdoamos.
Autor desconhecido
Julgamos e somos julgados. Essa é a dinâmica da vida. Como seres humanos somos interligados pelo cordão do julgamento e da comparação. Julgo que esses fatores estão implícitos na convivência humana.
Apesar de sermos evoluídos, determos conhecimentos avançados e, estarmos devidamente informados sobre a incoerência dessa prática, continuamos a executá-la.
Parece-me que somos individualmente um povo em fuga.
Fazemos parte de uma estrutura rígida que determina a comparação e o julgamento e, por mais que queiramos nos desvencilhar desse emaranhado, não temos êxito. No entanto, o que viria a ser êxito?
Creio que isso ocorrerá quando conseguirmos parar de fugir dos nossos pesadelos internos, por vezes, tão temidos. Isso se justifica por que:
· A fuga nos afasta de nós.
· A fuga nos impõe uma ilusão.
· A fuga nos escraviza.
· A fuga nos prende ao outro.
· A fuga individual provoca um caos coletivo.
Imagine todos os olhos humanos observando incansavelmente o movimento do outro. Quanta energia empregada com a finalidade errada!
Agora, imagine todos os olhos humanos ocupados com a sua própria evolução, sem julgamentos e nem comparações. Apenas, serenos e tranqüilos, dando-se ao direito de seguir em frente no seu próprio ritmo. E, por conseqüência, aceitando o ritmo dos outros. Seria o ideal. Porém, sabemos que o ideal, muitas vezes, fica somente no mundo das idéias e não no mundo real.
Tudo bem, não me julguem. Eu sei que estou divagando no mundo das idéias e que a realidade é outra. Mas que mal pode haver quando os devaneios são saudáveis.
Imaginem só, se esse meu devaneio se tornasse real. Não haveria mais conflitos nas organizações. As empresas estariam alicerçadas em pilares muito mais criativos. Afinal, a energia que os colaboradores despedem, quando comparam e julgam, daria lugar a uma energia de crescimento pessoal.
Quem não sabe que o crescimento pessoal é a chave para a criatividade e a competência?
Quando paramos de olhar os colegas, olhamos para nós. E, quando isso acontece, o mundo nos aplaude.
Afinal, não estamos no mundo para olharmos os outros, estamos no mundo para provocarmos um encontro conosco, pois, provavelmente, não o concretizamos, em outras passagens que por aqui fizemos.
Sendo assim, é chegada a hora de amenizar conflitos com os outros e abrirmos espaço para nós.
Feliz encontro a todos e desejo que estar na companhia de vocês seja de fato um grande feito, seja, enfim, tudo de bom!!!
Autora: Irlei Wiesel
link
www.irleiwiesel.com.br E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |