CONTAR HISTÓRIAS: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE SIGNIFICADOS
Atualizado dia 12/03/2011 09:25:52 em Corpo e Mentepor Ana Paula de Jesus
Para Franklin Cascaes, professor de escola pública em Florianópolis, ouvinte e pesquisador de histórias, quem registrou inúmeros contos e deixou um legado de crônicas, histórias. Afirma: "Historia é o mundo e o céu mítico que tanto os homens pensam em vivê-lo realmente pelo pensamento humano, que o desejam, que o querem". Nesta pulsão de querer estar, acentua a necessidade humana pelo belo, mágico, encantado. Sensações encontradas, a seu modo e também, no faz-de-conta das histórias narradas.
O mundo do era uma vez, se instaura em espaços de convivência relativos ao homem, do estar um com o outro, na tentativa permanente para ir além do isolamento e da racionalidade exarcebada. Uma força transformadora, sob diferentes contextos históricos e culturais. Presente, hoje na sociedade contemporânea e imersa na sala de aula. Indubitavelmente quem ouve história, participa do mundo da história contada. Um envolvimento que evidencia diferentes formas de se trilhar rumo à experiência do saber.
Com estas perspectivas, o ato de história narrar é pensado como um processo individual e coletivo, uma presença no horizonte da história, revelada mediante a conversa a troca e a partilha. Nestes pressupostos, as experiências do contar história, nos acompanham, provocam e instigam a encontrar de maneira autônoma, outros saberes, momentos que nos sensibilize, remexa e nos direcione a fantasiar, criar, realizar, estar presente consigo.
Neste sentido, o mundo inefável das histórias, não é determinado, conduzido ou apontado para um fim, ‘para isso ou para aquilo. Antes e, sobretudo, uma arte que naturalmente desencadeia um processo individual e único. O qual implicará a sua maneira, um acontecer rumo aos significados. Esta prática transita livremente no ser, não sendo possível identificar exatamente onde ela encaixa-se ou encontra um lugar comum, para reter e direcionar ao saber. Entretanto a magia das histórias, a sua maneira, incide nas escolhas, na formação enquanto ser autônomo, diante do agir individual
Ana Paula de Jesus
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 10
Sou alguém, assim como você.Com qualidades e erros...Busco neste espaço de tempo, fazer frutificar um ser humano, inclinado a pensar sobre a vida. Obviamente, às vezes, prefiro saborea-lá a refletir sobre a própria existência. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |