Crie a sua própria realidade
Atualizado dia 8/26/2008 1:14:06 PM em Corpo e Mentepor Vicente Godinho
Os fatores externos não precisam mudar, nem mesmo determinar o seu estado de espírito.
Tudo depende da forma de como você vai encarar e administrar os fatores e situações que ameaçam seu humor e bem-estar.
Vivemos num mundo conturbado e agitado. A palavra estresse virou moda e sinônimo de trabalho e compromissos. Parece que não conseguimos mais associar trabalho sem estresse.
É pressão, prazos, cobranças, chefe de mau humor, colegas querendo puxar seu tapete, o tempo que sempre falta, além, é claro, do trânsito, e dos nossos básicos problemas pessoais. Ufa!
Realmente, nesse cenário a palavra estresse é a mais apropriada e esperada. Junto dela não poderia faltar a irritação, o saco cheio, o nervosismo e por aí vai... a lista é grande.
Isso lhe parece uma sentença condenatória? Definitivamente, não. É possível escolher e determinar a postura e a atitude que você vai ter diante desse quadro. O externo não precisa mudar, nem mesmo determinar seu estado de espírito.
Então, a atitude mais sábia nesse caso seria a aceitação dessa verdade e a observação da sua postura interior diante disso. Eu não posso determinar nem alterar tal realidade, mas posso escolher a minha postura e meu olhar diante dela.
E isso muda muita coisa, sendo determinante para seu estado de espírito.
Por mais que se reclame, fique nervoso, irritado, de saco cheio, você consegue mudar alguma coisa? Não, você só vai ficar estressado, acabar com seu bom humor e prejudicar a sua saúde.
Assim, não permita que o externo determine o seu humor e a qualidade do seu dia. Não precisa ser assim. Não importa o caos e o turbilhão lá fora, você não precisa entrar nessa.
Você pode fazer isso estando atento, não se deixando afetar numa situação desagradável. É como escolher uma estação e rádio. Das muitas disponíveis, você escolhe aquela que está a fim de ouvir naquele momento. Porque que no seu dia a dia teria de ser diferente?
Isso é possível a partir do compromisso e da consciência de que somos os únicos responsáveis pelo nosso bem-estar e que o externo não precisa ser um fator determinante na nossa vida. Você pode escolher a melhor atitude e postura diante das coisas.
Esse é o segredo! A escolha. Escolher deixar ou não que o externo altere seu humor, decidindo como vai ver e encarar as coisas, o valor e a importância que dará a elas e, principalmente, sua atitude e postura interior diante dos fatos.
Lembre-se se você pode escolher a rádio que ouve, você pode escolher como vai estar.
Vicente Godinho
Terapeuta corporal e Naturopata.
Atendimentos, cursos, vivências.
Visite meu Blog
Texto revisado por: Cris
Avaliação: 5 | Votos: 65
Conteúdo desenvolvido por: Vicente Godinho VICENTE GODINHO é Terapeuta corporal e naturopata, trabalha a partir de uma abordagem psicoespiritual, focado na filosofia oriental e no Xamanismo. Seu trabalho propõe facilitar nosso processo de autoconhecimento e transformação interior para que possamos viver a partir da nossa essência divina. Contato:[email protected] E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |