Efeitos Fisiológicos da Massagem



Autor Kojji Narimatsu
Assunto Corpo e MenteAtualizado em 20/03/2011 13:33:02
EFEITOS FISIOLÓGICOS
Os efeitos fisiológicos são produzidos pela ação mecânica exercida pelas mãos, dedos, cotovelo e joelho sobre o corpo. Esta ação é produzida pelas manobras de massagem que consistem basicamente em fricção, deslizamento, pressão e percussão sobre as diferentes áreas do corpo, não somente nas regiões com adjacência muscular e orgânica (os tecidos moles, como citam a maioria dos autores), mas também sobre locais de adjacência óssea.
Os efeitos biomecânicos referem a influência direta da massagem sobre os tecidos moles do corpo, creditando aos movimentos da massagem os seus efeitos como sendo unicamente biomecânicos, entretanto, não é possível atribuir apenas aos efeitos biomecânicos os resultados da massagem, porque de todo modo, sempre há um contato na pele que aciona os reflexos neurais (CASSAR, 2004).
Conforme Chaitow L. Presentation (2001, apud Cassar, 2004, p.6): “massagem tem o potencial para influência emocional, bioquímica e biomecânica, usualmente sem adicionar excessiva carga de adaptação, e é conseqüentemente colocado excepcionalmente para ser aplicado na maioria das situações, do menores ferimentos até as condições terminais.”
Cassar (2004, p.6) aponta os benefícios da massagem pela ação mecânica e física (biomecânica e bioquímica), como também pela ação energética e psico-social (da presença e do toque do outro) da seguinte maneira:
Os benefícios da massagem são vistos como sendo primariamente baseados nos princípios físicos biomecânicos, i.e. baseados cientificamente. Outros vêem a massagem como um meio com o qual uma troca de energias pode ocorrer entre o terapeuta e o recipiente e por isto, usando uma aproximação focalizada, o equilíbrio das energias pode ser ativado. Crua espiritual e toque intuitivo são aproximações similares. Outros colocam a importância sobre os fatores emocionais e psicológicos influenciando as doenças e curando-as. A significância de cada uma dessas perspectivas não é diminuída mesmo que não estão consultados sempre neste texto e apesar do fato que a ênfase aqui está primeiramente nos aspectos biomecânico, bioquímico e psico-social da massagem.
O valor terapêutico da massagem se estende além da relaxação, embora nela mesma esteja o remédio e suas conseqüências benéficas curativas. Muitos movimentos da massagem têm os efeitos terapêuticos adicionais de facilitar a firmeza (ou relaxamento) dos músculos e aumentar a circulação. Entretanto, algumas técnicas são denominadas “aplicadas” porque elas são usadas para um efeito específico; por exemplo, para aumentar a drenagem linfática ou dar assistência para o peristaltismo do cólon. Seu uso é determinado pelas condições que estão sendo tratadas; invariavelmente a massagem é executada não para curar uma desordem, mas para aliviar alguns dos sintomas.
De acordo com Fogaca, Carvalho e Verreschi (2007) a massagem terapêutica exerce pela estimulação táctil-cinestésica os seguintes efeitos fisiológicos:
O impacto da massagem terapêutica sobre a secreção de cortisol, em lactentes sadios, tem sido estudado por nós.40 Utilizando um radioimunoensaio para cortisol salivar, cujo controle de qualidade vem sendo aprimorado,41 as concentrações de cortisol salivar foram observadas antes e após a massagem terapêutica, constatando-se associação entre a atividade adrenocortical e a resposta comportamental de lactentes, que já apresentavam maturação do eixo hipotalâmico-hipofisário-adrenocortical. Durante a massagem terapêutica, não observamos sinais de estresse nos lactentes massageados. Ao contrário, 64% dos lactentes estudados adormeceram, e os demais apresentaram estado comportamental de alerta-tranqüilo.
Embora o ritmo circadiano não tenha sido perdido, os valores de cortisol foram modificados em todos os lactentes, após a massagem terapêutica. Os resultados encontrados em nosso trabalho, demonstram a reatividade do sistema adrenal, frente à estimulação cutânea.
Sobre estimulação táctil-cinestésica e massagem terapêutica, Fogaca, Carvalho e Verreschi (Op. Cit.) citam ainda as seguintes pesquisas:
Kuhn et al.1 investigaram o impacto da estimulação táctil-cinestésica em bebês pré-termos e neonatos, observando seus efeitos sobre o sistema nervoso simpático e a hipófise anterior. Amostras de noradrenalina, adrenalina, dopamina, cortisol e creatinina na urina foram obtidas, e concentrações séricas do hormônio de crescimento foram analisadas. Os resultados obtidos nesse estudo demonstraram que a estimulação táctil-cinestésica, em bebês pré-termos, produz efeitos na maturação e/ou na atividade do sistema nervoso simpático. O aumento de excreção urinária de adrenalina e noradrenalina, após estimulação táctil-cinestésica, foi associado a ganho de peso e maturação comportamental nos dois grupos estudados. Em contraste, os níveis urinários de dopamina e cortisol foram elevados e o hormônio de crescimento declinou nos dois grupos. Tais resultados demonstram a estreita relação entre a maturação do sistema nervoso simpático e os efeitos da estimulação táctil-cinestésica.
Mooncey et al.37 avaliaram o efeito da massagem em bebês pré-termos, internados em unidade de cuidados intensivos neonatal. Amostras plasmáticas de adrenalina, noradrenalina e cortisol foram obtidas 45 minutos antes do início da massagem e aproximadamente uma hora após a sessão de massagem. Observou-se redução nos níveis de cortisol, enquanto que os níveis de adrenalina e noradrenalina não apresentaram alterações significativas. Esse estudo mostrou a influência da massagem frente às concentrações plasmáticas de cortisol e catecolaminas.
Outro estudo, realizado por Acolet et al.38 procurou avaliar os efeitos do contato pele-a-pele entre mães e bebês. Amostras plasmáticas de cortisol e beta-endorfina foram coletadas de recém-nascidos pré-termo, internados em unidade de cuidados intensivos neonatal. As concentrações de cortisol e beta-endorfina foram significativamente reduzidas, após o contato pele-a-pele. A redução nas concentrações de cortisol e de beta-endorfina indicou que a reatividade do eixo HHA foi alterada pelo contato pele-a-pele entre mães e bebês. Esses achados enfatizam a responsividade do sistema hormonal de bebês em relação ao referido contato.
Gitau et al.,39 também, avaliaram o contato pele-a-pele entre mães e bebês pré-termo e o efeito da massagem sobre a secreção de cortisol salivar. Durante o período de contato pele-a-pele, houve redução significativa de cortisol salivar. Em relação à massagem, os níveis de cortisol salivar variaram, ou seja, em alguns bebês os níveis de cortisol foram reduzidos e em outros bebês elevados, ou não sofreram alteração. Os autores também, procuraram demonstrar a reatividade do eixo HHA frente ao contato pele-a-pele, entre mães e bebês, e o efeito da massagem.









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Kojji Narimatsu Psicanalista Integrativo Hipnólogo Teólogo Terapeuta de Regressão Acupunturista Reiki Master Yoga outras formações: Oligoterapia Quantica Massagem Oriental Quiropraxia Florais do Himalaya e Rain Forest Radiestesia e Cromoterapia Cabala Psicologia Esotérica Psicoastrologia PNL Ciências Antigas E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |