Hipnose na vida diária
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Aline Charane M.
Assunto Corpo e MenteAtualizado em 20/05/2014 14:53:20
As manifestações da hipnose ocorrem na vida diária sem que a maioria das pessoas perceba. Quando assistimos a um filme no cinema ou na televisão e estamos realmente gostando, nós nos emocionamos com as cenas do filme. Nesses momentos em que nossa atenção está focalizada nas cenas (sugestões visuais, verbais, extraverbais, subliminares), respondemos a elas segundo nossa imaginação, segundo o conteúdo das próprias cenas e segundo nossas experiências passadas (estamos hipnotizados).
Não ficamos pensando que é apenas um conto, nós nos envolvemos com as cenas, sentimos as cenas com todos os nossos sentidos, e muitas vezes deixamos de ouvir ou de prestar atenção num barulho estranho ao filme como o som da campainha da nossa residência.
As manifestações da hipnose apresentam-se como atos não do consciente, mas sim do subconsciente, como aquelas experiências que aprendemos no passado e ficaram gravadas no nosso cérebro, e no presente instante não estão conscientes, mas que podem ser acessadas quando necessitarmos. Muitas vezes foram para o subconsciente sem a percepção e o criticismo do consciente.
Quando estamos dirigindo nosso carro de casa para o trabalho, prestamos atenção consciente no trânsito, contudo, a direção do carro é realizada em nível subconsciente. Nós não ficamos inconscientemente engatando as marchas e pisando do freio.
Se uma pessoa está aprendendo a dançar, ela presta atenção ao compasso musical, na sua posição do corpo, olha para os pés para saber onde irá posicioná-los. Enfim, procura seguir o professor ou seu par. Essa fase pode ser comparada às sugestões que o terapeuta formula ao cliente durante o tratamento com hipnose. Posteriormente, quando a pessoa já sabe dançar, simplesmente ouve a música, deixa-a entrar pelo seu corpo e sai dançando automaticamente.
Desde o nascimento vamos acumulando informações e experiências com conteúdo emocional, algumas poucas estão no nosso consciente no momento presente, mas a maioria está no disco rígido de nosso computador mental. Isto é, na nossa memória subconsciente. Algumas destas experiências armazenadas no subconsciente com conteúdo emocional traumático para o consciente são mantidas no subconsciente pelo senso crítico de nosso consciente.
Mas, mesmo do subconsciente, podem causar problemas para nossa vida consciente. Por meio da hipnose podemos ter acesso direcionado para essas experiências armazenadas no subconsciente, e podemos trazê-las para o consciente com diversas técnicas de hipnoterapia como relaxamento mental, análise dos sonhos, escrita automática, relembrança e revivificação. Muito embora essas experiências passadas possam não brotar exatamente do mesmo modo como aconteceram, as cargas emocionais associadas a elas podem facilitar o tratamento.
O aprendizado das crianças é influenciado pela maneira como são ensinadas, especialmente pelos pais e também pelos educadores. Frases repetidas constantemente, como “você precisa comer, coma tudo que está no seu prato”, geralmente associadas às sugestões táteis e à sugestão pela atitude dos pais, ficam gravadas no subconsciente da criança. Na idade adulta essas ideias podem desencadear uma vontade desenfreada pela alimentação constante. Muitas dificuldades na vida advêm do subconsciente estar armazenando informações incorretas, negativas e experiências de fracasso.
Na TV, os anúncios de produtos e serviços são cuidadosamente preparados e repetidos várias vezes para influenciar as pessoas-alvo. A propaganda escolhe e associa as imagens do que está senso anunciado com pessoas adequadas, com tom de voz adequado, música de fundo e, algumas vezes, incluindo sugestões subliminares, de modo a deixar o cliente em potencial com interesse pelo produto (como que hipnotizado).
Como você pode perceber, durante atividades muitas vezes cotidianas, as pessoas podem entrar em hipnose sem que nenhuma sugestão verbal seja pronunciada: simplesmente dirigindo um veículo numa estrada com longas retas ou numa autoestrada; outras vezes simplesmente assistindo programas de TV.
A hipnose na vida diária ocorre mais frequentemente do que imaginamos, e contribui para a compreensão de que não é necessária a indução formal para obtermos a hipnose. A base fundamental da comunicação hipnótica é a sugestão sob suas diferentes formas e aspectos. No consultório, a diferença é que o terapeuta utiliza a indução formal da hipnose e as sugestões, para finalidades específicas do tratamento do cliente.
Texto adaptado de Marlus V. C. Ferreira do livro Hipnose na Prática Clínica
![](https://www.somostodosum.com.br/icone/86-2.gif)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Terapeuta, Consteladora Familiar, Facilitadora de vivências em grupo; Atendimento terapêutico via Skipe, Joinville, SC E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |