MICROCOSMO E MACROCOSMO
Atualizado dia 8/22/2012 4:51:00 PM em Corpo e Mentepor Espaço SELF - Núcleo de Estudos da Consciência
O Princípio de Correspondência, para quem não o conhece, se trata também de um princípio quântico, que atende a necessidade de se colocar as realidades em paralelo, pois existe uma correspondência entre as leis e os fenômenos dos diversos planos da existência, bem como o princípio Hermético que diz que, “O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima”, entendendo-se que o Macrocosmo (Universo) e o Microcosmo (Homem) se correspondem entre sí.
O entendimento desse princípio explica muitos paradoxos e segredos da Natureza e do Universo, trazendo a compreensão de muitas coisas fora de alcance, em planos existenciais distantes, porque se tem acesso a eles por meio da correspondência.
As vidas no planeta são as interações de todos os elementos que estruturam o universo. As vidas nada mais são do que interações correspondentes entre todos os elementos e todas as forças que a estruturam.
Voltando ao tópico, essas imagens comparam os neurônios do cérebro com imagens geradas por um computador para simular a evolução do universo. Essa relação é muito esclarecedora e nos faz pensar muito nessa coisa do Macro e do Micro, nos levando aos conceitos orientais como por exemplo, o Yoga e o Budismo, que traz a ideia de que, o que existe no micro existe também no macrocosmo.
Olhando tudo isso pela visão de um ser humano, entenderíamos que nós somos o Micro e o Universo é o Macro, portanto fica claro que o Universo é uma grande Mente e nossa Mente é um grande Universo. E aí a coisa começa a ficar ainda mais interessante, pois chegamos à conclusão que somos pequenas partes de energia para esse Universo. somos o Micro do Macro, mas nosso cérebro é composto de células, que por sua vez, são compostas de átomos que contém nêutrons, prótons e elétrons, sendo assim, você, Ser Humano, passa automaticamente a ser um Grande Universo (Macro) para tudo que está contido nos átomos de seu corpo (Micro).
E indo um pouco mais além (risos), até o Universo que nós conhecemos e ouvimos tanto falar, claramente pode ser tambem um Microcosmo de algo ainda muito maior que ele mesmo. É enlouquecedor, eu sei, mas vale a pena refletir sobre tudo isso um pouco.
"O universo, e tudo o que ele contém, é uma criação mental do todo. Com efeito, o todo é mente." (Kaballah).
Essa frase deixa claro que nossa mente é um universo e assim se torna a mente de algo ainda maior. Antes mesmo destas imagens comparativas serem correlacionadas, já exisitam teorias milenares que chegavam a mesma conclusão.
Dentro de um ser vivo, a ação de uma parte sobre a outra não depende de sua maior ou menor proximidade, mas sim de sua similaridade. Todas as partes semelhantes energeticamente, por mais longe que estejam entre si, respondem naturalmente a uma mesma influência, que se propaga de uma à outra.
Nenhum ser é só, tendo em visa que é uma parte do universo, não termina em si mesmo, senão no todo, assim, nenhuma das partes pode comportar-se como se estivesse isolada. Isso é como se fosse uma dança que faz com que cada membro corresponda e se ordene aos demais. O universo é uma grande dança, onde tudo flui harmoniosamente.
O Cosmos é uma espécie de ser imenso, onde a totalidade de suas partes estão em conexão, submetidas às mesmas leis de organização e funcionamento de maneira análoga. Neste conjunto de leis universais, a energia que anima os corpos celestes é da mesma natureza da que anima os homens. Esse princípio hermético comprova as analogias entre o mundo infinitamente pequeno do átomo e o infinitamente grande dos astros, pois, se você ainda não sabe, é cientificamente provado que o átomo é uma miniatura exata do sistema planetário.
Nele, os elétrons, prótons e nêutrons, como eu já mencionei acima, formam sistemas atômicos e os átomos formam moléculas. A célula viva, unidade básica do homem, contém todos os corpos simples do universo e está animada de todas as formas de energia existentes na natureza: cinética, térmica, elétrica, magnética, radiotiva. O homem se encontra no meio do caminho que vai do átomo ao sistema solar, participando desta dança universal que citei há pouco.
Eu quis com esta nota, despertar sua reflexão e consciência e explicar um pouco sobre o Micro e o Macro e o Princípio da Corrrespondência, dentro de uma visão mais Universalista talvez, para que você leitor entenda, que se o princípio energético, pois é a anergia que rege todo esse universo, é idêntica, tanto no plano divino quanto no plano humano e elas se correlacionam entre sí, você pode sim se considerar um Deus, pois você é uma manifestação da energia divina, do poder e da criação divinos e tudo que se encerra nos planos menores aos seus, no seu Microcosmo tambem segue essa mesma lei.
Então fica fácil você entender que possui o poder de manifestar e criar realidades e universos de acordo com sua vontade, pois, repetirei...Deus criou você e o universo de acordo com a vontade Dele e Você criou as coisas e energias do seu universo de acordo com sua vontade, portanto, você é Deus e é responsável por todo esse universo e essa realidade que você mesmo criou e que está aí, ao seu redor e dentro de você neste exato momento.
Você tem o poder interior de realizar o que você quiser e da forma como você quiser, portanto, seja responsável por seus atos, seus pensamentos, intenções e sentimentos, pois o reflexo disso é gerado tanto no Micro quanto no Macro.
Fique na Luz e na Consciência.
Namastê.
Ricardo Prado
Avaliação: 5 | Votos: 76
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |