MOTIVAÇÃO
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Aurora de Luz
Assunto Corpo e MenteAtualizado em 11/19/2009 1:53:02 PM
MOTIVAÇÃO é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo. Dessa forma dizemos que a motivação é algo interior, ou seja, que está dentro de cada um, então erramos em dizer que alguém nos motiva ou desmotiva, pois ninguém é capaz de fazê-lo.
Porém podemos concordar que o interior é diariamente influenciado pelo meio externo, isso inclui pessoas e coisas. Podemos nos sentir influenciados pelo entusiasmo de alguém que nos motiva a fazer algo. Já em determinadas situações e dependendo do temperamento da pessoa, ou mesmo da sua personalidade geral, pode-se oferecer certa independência ao meio externo. Ou seja, se sua força interior de motivação é alta e "não precisa" de ajuda ou se é baixa e "precisa de apoio".
O nível de motivação é influenciado por diversos fatores como a personalidade, percepções individuais do meio ambiente, interações humanas e emoções.
SINDROME HIPOMOTIVACIONAL
Em muitas pessoas e em animais de experimentação observam-se casos em que os indivíduos não têm motivações suficientes para realizar comportamentos ou aprender memórias. Isto pode advir razões ditas “psicológicas” (memórias de fracassos ou desilusões, provenientes de fatores sociais, socioeconômicos, familiares, injustiças reiteradas em geral), ou sua origem em causas físicas (deformidades, descapacidades) ou farmacológicas (álcool, maconha, outras drogas de abuso). Requerem tratamento psicológico ou psiquiátrico; no primeiro caso, de preferência com acompanhamento médico.
IMPULSO, IMPULSÃO, “DRIVE”
O impulso, também chamado impulsão ou “drive” é uma forma de motivação subjacente ou intrínseca a muitas ações comportamentais ou intelectuais, e a muitas formas ou variantes de aprendizado e memória. O impulso, impulsão ou drive “leva” a escolher um determinado comportamento ou grupo de comportamentos, e por tanto a adquirir uma forma de aprendizado ou outros. Por exemplo, Pessoas educadas na música clássica recordarão e aprenderão com mais melodias de Mozart que as de rock and roll. Os preconceitos, as idéias preestabelecidas e a formação prévia de cada indivíduo ou grupo fundamentam o “drive”. Baseiam-se no acervo de memórias de cada um, e nas tendências inatas de cada indivíduo, grupo ou espécie.
Segundo a psicóloga Marisa Lúcia Fabrício Mauro (Departamento de Psiquiatria da FCM), o conhecimento das nossas motivações é um fator importante na auto-avaliação, auxilia a reprogramarmos nosso futuro, permite planejarmos aquilo que não realizamos ou aquilo que queríamos e não pudemos. O autoconhecimento possibilita ainda satisfazermos nossas necessidades básicas humanas: fisiológicas, de segurança, de participação social, de auto-estima e de auto-realização, e também fornece condições para sabermos enfrentar melhor nossas frustrações, completa.
As características socioculturais de nossa sociedade determinam um baixo investimento em energias criativas e produtivas, baixa realização pessoal e baixa auto-estima, que podem levar a ansiedade, depressão e doenças somáticas entre outras doenças. Para evitar desequilíbrio físico e emocional, é fundamental que a pessoa invista suas energias em atividades que satisfaçam suas necessidades. Atividades que dê prazer e satisfação geral em contraposição às atividades frustrantes ou a falta de atividades que podem levar à doença e que nos isolam das pessoas e da vida.
Mas também falta de motivação não deve ser confundido com Imaturidade Emocional. Pessoas emocionalmente imaturas não lidam bem com frustração e atacam os outros quando se sentem frustrados. Necessitam de gratificações imediatas. Elas não conseguem esperar. Uma vida social e financeira caótica é um outro sinal de imaturidade emocional. São egoístas, preocupadas somente com seus próprios sentimentos e necessidades. Exigem atenção constante, empatia e elogios. Para saber mais vide o artigo “Você tem maturidade emocional?” em meu site link
Fonte:
Wikipédia link
Motivação e formação de memórias por Iván Izquierdo link
Motivação: Em busca da auto-realização por Ronei A. Thezolin link
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |