Noites insones...
Atualizado dia 09/03/2010 16:46:55 em Corpo e Mentepor Lucia Kawakami
“Três horas da manhã... rolo de novo para o outro lado, afofando o travesseiro e mais uma vez fecho os olhos para tentar dormir... Aí reinicia o fluxo de pensamentos, vem as preocupações que geram sentimentos de ansiedade e angústia por não conseguir dormir e também pelos problemas a resolver no trabalho, com o namorado, com o amiga, com a mãe/pai, o salário que acabou de receber e já acabou... Preciso resolver isso e aquilo porque me incomoda e não estou feliz, preciso mudar... mas se eu mudar será que agüento as conseqüências? Nem consigo mais pensar e analisar com lucidez e são quase cinco horas da manhã, de tão cansada pelo excesso de pensamentos consigo dormir... Que bom!
Mas... Trim!!!Trimmm!!!Trimmmmmm!!! Toca o alarme do relógio avisando que é hora de acordar: sete horas! Mais uma noite mal dormida...
Que droga! Não quero sair da cama, quero continuar dormindo e dormindo... Porém, abro um olho e experimento levantar e meio atordoada pelo sono, ando até o banheiro para lavar o rosto, enfim, fazer a higiene matinal... quando olho no espelho, há um rosto pálido com enormes olheiras, isso me desanima...
Volto para a sala e a luminosidade da janela me incomoda muito e penso em voltar a dormir, mas lembro do meu emprego que me espera e que preciso dele para pagar minhas contas, não posso abusar me atrasando! Tomo um café rápido e assim começa o meu dia já esgotada...”
A história acima relata o que os insones normalmente passam: dormem muito mal, não descansam o corpo e a mente, se sentem irritados, cansados e envelhecem precocemente, não tendo o mínimo de qualidade de vida.
Dentro da Acupuntura a insônia pode ser causada por uma ou pela associação de vários fatores, tais como:
- esforço excessivo e preocupação;
- excesso de trabalho, principalmente mental;
- estar ou guardar raiva e suas nuances como a frustração, irritação e ressentimento;
- estar indeciso, com medo pode fazer a pessoa acordar muito cedo;
- alimentação irregular, desequilibrada e farta depois das 20 horas;
- devido à grande perda de sangue durante o parto, a mulher pode desenvolver a insônia com excesso de sonhos;
- calor residual (quando há uma deficiência orgânica pré-existente), principalmente no alto verão, pois a temperatura à noite é alta, alterando o funcionamento do diafragma.
As dicas gerais para uma boa noite de sono são:
• Alimentar-se de maneira leve à noite e antes das 20h se possível;
• Atividades físicas até 6h antes de dormir;
• Chá de camomila, tília, menta para relaxar o sistema nervoso;
• Evitar bebidas estimulantes após 18h, tais como café, chás verde, mate, preto, guaraná, etc;
• Ler um livro com um assunto leve e agradável antes de dormir;
• Ouvir uma música suave que acalme a sua mente;
• Exercícios de respiração lenta: concentrar-se nela começando pelos pés e terminando na cabeça;
• Desapegar-se das preocupações: aprender a confiar em si mesmo e numa Energia Superior que tudo fará para que a sua vida seja de realizações, saúde, prosperidade e felicidade.
Se nada dessas dicas resolver, está na hora de procurar um profissional para ajudá-lo(a) a tratar a insônia. E a Acupuntura pode ser um método eficaz sozinho ou junto com outros tratamentos alopáticos, pois faz o equilíbrio energético, físico, mental e emocional. Enfim, o tratamento da medicina complementar melhora consideravelmente a qualidade de vida da pessoa quando ela também se propõe a modificar seus hábitos de vida.
Agende sua consulta para você ter qualidade de vida!
Whatsapp 11 97128-7628
link
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 15
Coach e Terapeuta Holística especialista em Limpeza e Equilíbrio Energético através de das seguintes técnicas:Terapia Fitoenergética, Terapia de Integração Craniossacral®, Mesa Radiônica ou Psicotrônica http://tarotluciatao.wixsite.com/dra-lucia-kawakami E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |