Nossas Armaduras
Atualizado dia 4/17/2015 10:44:30 AM em Corpo e Mentepor Prama Shanti
Por mais que possamos pensar antes de tomar uma decisão, nossas ações são sempre guiadas pelas emoções. Mesmo que acreditemos estar fazendo a coisa certa, não agimos contra nossas emoções. Executar uma ação contra os nossos sentimentos nos traz um custo muito elevado.
A emoção nos leva a agir, toda nossa vida resume-se na busca do conforto emocional. Vivemos na busca da satisfação emocional.
A palavra emoção provém do Latim emotione: “movimento, comoção, ato de mover”. No inglês, e-motion: “e-movimento”. Em todos os mamíferos, as emoções são processadas pela mesma área do cérebro que processa também os movimentos.
O psicólogo dinamarquês Carl Lange chega a afirmar que as experiências emocionais são devidas principalmente a experiências de alterações corporais.
Podemos nos expressar melhor pelos movimentos do que pela fala, e com um pouco de conhecimento podemos observar os gestos de uma pessoa e saber se o que ela fala é verdade, e quais sentimentos ela tem com relação ao assunto.
Assim, nossas emoções estão intimamente ligadas ao movimento de nossos músculos e estes à energia que circula em nosso organismo.
Wilhelm Reich descobriu a relação entre músculos tensos e controle emocional quando trabalhava com Freud. Observou que pacientes com neuroses apresentavam contrações em seus corpos. Passou a tocar os pacientes no divã e a utilizar métodos de respiração para fazer circular as energias e trazer as emoções à tona.
A energia precisa fluir através de nosso corpo para que a emoção se expresse completamente.
Reich descobriu que há sete segmentos ou grupos de músculos que rodeiam nosso corpo como anéis, semelhantes aos anéis de um verme. O movimento destes músculos faz a energia fluir.
Cada segmento muscular está associado a uma área de emoção, e quando somos reprimidos, estes músculos são contraídos e acumulam a energia não liberada. Por exemplo, se formos impedidos de falar, o grupo de músculos de nossa garganta (3º segmento) é contraído e impede nossa expressão vocal. Esta tensão endurecerá, tornar-se-á crônica e fará parte de nossa musculatura. Assim vamos construindo nossa armadura!
É claro que nem todas as tensões são armaduras, algumas estão relacionadas a fatores mecânicos, mas a retroalimentação destas sobre o sistema emocional é uma possibilidade.
Em um organismo normal, os sete segmentos movimentam-se fazendo a energia fluir. Quando há um bloqueio da armadura, grande parte da energia é bloqueada e refletida criando um contra-fluxo. É como se segurássemos uma cobra pelo meio, no ponto do bloqueio. As duas pontas movimentam-se, mas no lugar do bloqueio ela fica imóvel.
As técnicas de respiração e circulação da kundalini dissolvem estes bloqueios e removem a armadura, criando pessoas melhores que se expressam com liberdade e sem medos.
Prama Shanti
Texto Revisado font> em>
Avaliação: 5 | Votos: 11
Terapeuta Energético - Reiki Master Usui System - Terapeuta Tântrico capacitado pelo método Deva Nishok - Cura Quântica - Vipassana Healing Method - Meditação Vipassana - Consultoria e aconselhamento ~ Site: pramashanti.wordpress.com ~ Facebook: Prama Shanti (https://www.facebook.com/paulo.moura.9231) E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |