Nossos Centros de Energia...
Atualizado dia 7/10/2007 8:54:05 PM em Corpo e Mentepor Lena Rodriguez
Os dois sistemas medicinais mais antigos de que se tem registro consideravam os seres humanos de maneira decididamente holística que incluía corpo, mente, emoções e espírito. Um desses sistemas é a da Medicina Tradicional Chinesa, que data do século III aC. O outro sistema é a tradição Ayurvédica, que remonta ao século V aC., na Índia. Ambos mapeavam os caminhos de energia do corpo humano e acessavam esses caminhos para efetuar a cura.
Os Sete Chacras
Uma das maneiras pelas quais os três Corpos de Energia se comunicam entre si e com o Espírito é via chacras. Chacras são centros de energia descritos pelos clavidentes como rodas giratórias de luz ao longo da linha mediana, mas imediatamente fora do corpo físico. A identificação dos chacras tem origem na tradição Ayurvédica da Índia, onde o trabalho com esta energia não é somente um caminho para o desenvolvimento espiritual, mas também um meio de manter a saúde. Acredita-se que a força vital entra via chacra da Coroa, no alto da cabeça e se dispersa em amplo espectro de cores à medida que vai ativando os outros seis chacras e seus órgãos físicos correspondentes.
Os chacras distribuem a força vital para os corpos Mental, Emocional e Físico e servem como condutores de energia entre eles. Os chacras formam parte do molde de energia que permite que as energias sutis e de alta freqüência do reino espiritual possam traduzir-se em matéria física. Um chacra se desestabiliza quando a área dos corpos Mental, Emocional ou Físico a ele correspondente fica bloqueada por padrões energéticos cristalizados. Quando isto acontece, o chacra não consegue transformar com eficiência a energia da força vital no nível da função celular. A cristalização de energia ocorre quando os padrões se tornam fixos, devido ao tempo que ficaram estagnados ou à intensidade da experiência que deu início à tensão.
Os principais chacras no corpo humano são sete, todos eles situados próximos de um plexo nervoso importante ou de uma glândula endócrina. Cada chacra é uma junção de energia onde Prana, Qi, ou força vital universal, podem ser absorvidos pelo corpo físico. Cada chacra tem um componente mental e emocional, além de seu correspondente físico. O que se segue descreve algumas das características mais importantes de cada um dos sete chacras:
O primeiro, ou chacra da Raiz, está localizado na base da coluna vertebral onde, no corpo físico, está o cóccix. Primariamente está relacionado ao instinto de sobrevivência e às necessidades físicas de segurança, alimento e abrigo. É o centro de energia predominante no nascimento. À medida que amadurecemos, o chacra da Raiz nos ajuda a manter o ancoramento e a conexão com a Terra. O chacra da Raiz está relacionado às glândulas supra-renais que secretam adrenalina, hormônio que aciona nossa reação de luta ou fuga em momentos de perigo. No momento em que vivemos este é o centro de energia que recebe maior sobrecarga de estresse no dia-a-dia.
O segundo chacra é chamado Sacral e está localizado no plexo nervoso sacral, na parte inferior da coluna. Este centro governa a sexualidade e a criatividade. É ele que nos fornece inspiração para criar, tanto em termos da continuidade da espécie, quanto mental e cinestesicamente. A energia sexual é extremamente poderosa e pode ser usada em muitos outros canais além da procriação.
O terceiro chacra está localizado no Plexo Solar é a sede das emoções. Contém padrões astrais de vidas passadas. É o centro de energia no qual se desenvolve nosso ego e nossa identidade pessoal. Os desafios do chacra do Plexo Solar são a resolução do Karma e o processamento das emoções. Este é o centro onde podemos transformar reações emocionais (inconscientes) em respostas emocionais (conscientes). Emoções inconscientes deixam resíduos neste centro e criam bloqueios energéticos.
O quarto centro, o chacra do Coração, serve como conduto vital entre os três chacras inferiores e os três superiores. Localizado no centro do peito, o chacra do Coração está associado às qualidades da compaixão e do amor. Aqui as preocupações com a sobrevivência e personalidade pessoais são transmutadas para o foco não julgador da compaixão, por nós mesmos e pelos outros. Quando olhamos o mundo através da janela aberta de um coração, só existe o amor. Podemos ver com freqüência esta qualidade de amor incondicional em crianças muito novas, radiantes de inocência e nas pessoas mais velhas que estão prontas para abraçar a experiência da vida com equanimidade e aceitação.
O quinto chacra é o da Garganta e seus dons são a comunicação e a auto-expressão. Este chacra está estreitamente ligado ao Sacral, centro da criatividade e da sexualidade. Um centro da Garganta equilibrado usará o poder do chacra Sacral para nos unir aos outros de maneira criativa e amorosa.
O sexto >Terceiro Olho ou chacra Frontal está localizado no centro da testa, é o sexto chacra e transmite os dons dos sentidos mais elevados como a clarividência e clariaudiência, podendo nos levar a insights. Está ligado à glândula endócrina pineal. Desequilíbrios neste centro levam à depressão e à insatisfação com as experiências da vida.
O sétimo chacra está localizado no topo da cabeça e é chamado de chacra da Coroa. É o caminho que leva ao “Todo”. Neste chacra coronário reside o potencial para a consciência unificada, onde não há separação do ego ou fronteiras.
Em termos de saúde é vital que todos os centros de energia estejam funcionando perfeitamente, sendo muito importante estarem equilibrados e desbloqueados.
Lena Rodriguez
www.cuidebemdevoce.com
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 80
Lena Rodriguez - Terapeuta Multidisciplinar - Terapia Floral On Line - e-Terapia: www.cuidebemdevoce.com E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |