O BUDISMO É MODA

O BUDISMO É MODA
Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor fatima bittencourt

Assunto Corpo e Mente
Atualizado em 14/07/2010 03:50:45


 



Como tantas manifestações da arte mudaram após grandes rupturas com a globalização, libertação da mulher e a tecnologia não seria diferente com a "MODA".Os esteriótipos glamurosos das grandres festas já não fazem mais parte da rotina da vida das pessoas..Existe ainda as festas , e, sempre existirão, pois elas manifestam celebraçõoes que acompanham a história da humanidade.Com algum conhecimento de estudos e práticas , mergulhando em minhasmeditações em buscas de conceitos corretos sobre aquilo que me gerava bastante inquietação ;comecei a olhar  a Moda, também com o olhar do Budismo – uma filosofia de vida  que ensina além de vários conhecimentos buscar a beleza dentro de si mesmo.


 Recentemente, a Monja Coen foi convidada  por Lino Villaventura a participar da São Paulo FashionWeek, onde recebeu lugar de destaque na primeira fila chamando a atenção da imprensa e dos  convidados.“Foi muito interessante participar desse grande evento. Em minha vida inteira eu nunca tinha pensado em como seria algo assim. É muito diferente do meu meio, mas me senti muito honrada por poder observar a coleção, as modelos, as pessoas que entraram com convites, as que ficaram do lado de fora e que dariam tudo para entrar, esse fantástico cenário de papelão reciclável”.-declarou a Monja após o desfile.................“Vendo o desfile me veio à mente o conceito de“interdependência”, muito usado no budismo. A interdependência pode ser compreendida como a ligação que existe entre todas as pessoas e coisas no mundo, ou seja: para criar esses lindos vestidos foi preciso que um agricultor plantasse o algodão, que outro colhesse, que alguém transportasse, que mais um fabricasse o tecido que uma costureira transformaria baseada no desenho feito pelo estilista, que uma moça desfilasse, que os fotógrafos o clicassem.

Gostaria de aproveitar a oportunidade em passar outro conceito do Budismo:da "Impermanência", aproveitando a inspiração da Monja.Tudo está sempre se tranformando, "tudo está e nada é".Só conseguimos ser quando atingimos a plena felicidade, cessando assim o ciclo do sofrimento.Esse ciclo é chamado de Sansara no Budismo.

A moda também revela outro conceito do budismo muitos significativo, o da "responsabilidade que temos com todos os seres" .Ela revela o que estamos sentindo em nosso interior. Os estilistas têm uma grande responsabilidade quando criam a moda, porque centenas, milhares depessoas vão aderir a ela, muitas vezes até as crianças, pois as tendênciasafetam diretamente aos sistemas de crenças e comportamento da humanidade.

.“Existe um ritual oriental chamado de "NOUKAN",   onde os mortos são maquiados e vestidos como se fosse parapassarela.A família presencia e faz a passagem ser bela e mais aceitavel. Dalai Lama não é chick?Lenços , xales, panos, mantas.......... cada vez são mais usadosem nosso dia a dia.As cores , móveis orientais, imagens de budas, oferendas,  velas, incensosnas decorações estão na moda..........Mas cada um tem sua importância.É aconselhável colocar a imagem do buda sempre acima dos móveis, criando um pequeno altar, com velas e incensos representando agradecimentos por aquele que se dedicou a vida a procura da cessação do sofrimento de todos os seres.Ainda vale lembrar das virtuosas palavras da Monja Coen:

“O mundo precisa de mais beleza. Acho que aspessoas deveriam fazer mais arte-viva, como os estilistas, para alegrar mais avida. O belo faz bem. Nós gostamos e apreciamos as árvores, o pôr do sol, o céu azul com suas nuvens”Acho fantástico trazer esse sentimento também para as roupas. Temos que estar sempre revendo o nosso conceito de beleza para que o maior número de pessoas tenha acesso a ela. Mas é preciso tomar cuidado coma vaidade. Quando não podemos viver sem elogios e ficamos arrasados quando alguém nos critica, significa que a vaidade nos aprisionou, quando o sentido davida justamente é a libertação.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor fatima bittencourt   
Psicóloga há mais de 25 anos, Fundadora do Grupo Sanare, Casa Azul e Solar dos Budas. Sua base teórica e vivencial reúne a filosofia oriental, neurociência e psicologia integrada. Oferece consultoria e atendimento psicoterápico clínico.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok


Energias para hoje





publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok

 



Obrigado

© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa
  Menu
Somos Todos UM - Home