O CIRCUMPONTO



Autor Espaço SELF - Núcleo de Estudos da Consciência
Assunto Corpo e MenteAtualizado em 9/20/2012 1:43:12 PM

O Circumponto tem diversos significados que variam de cultura a cultura e de tão antigo que é, fica difícil dizer com certeza o momento histórico em que ele surgiu. Pode representar o Deus Rá (Deus egípcio), o ouro, o “olho q ue tudo vê”, a Pedra Filosofal… Não importa o que ele represente, a sua essência é a constante.
Não há forma de falar do Circumponto sem antes falar do Círculo. A maioria dos símbolos faz alusão ao círculo e isso é um tanto óbvio, pois eles vão se modificando de acordo com as concepções e ideias de seu povo. Temos o exemplo do Ouroboros, do Infinito, a Mandala, o Yin Yang, Tríplice… Símbolos egípcios, pagãos, celtas e tantos outros originam do simplório círculo e o circumponto, evidentemente, não é diferente.
O círculo guarda na sua forma, independente da interpretação cultural ou religiosa, o seu significado de estabilidade, perfeição, infinito. Ele não tem um começo, não tem um fim, nem fragilidade no seu elo e todos os símbolos que se originam do círculo terão na sua essência esses adjetivos. O Ouroboros, por exemplo, símbolo alquímico originado do círculo perfeito, representa evolução e eternidade, ilustrando a Teoria do Eterno Retorno de Nietzsche.
Aos egípcios, o círculo era sagrado por lembrar o formato do ovo, referência à criação do universo.
Os Romanos eram convictos de que o círculo era um símbolo sagrado, e de tão sagrado o botavam no alto de entradas (portas com topo arredondado) de templos religiosos, pois, ao passar por aquele símbolo, ao adentrar no templo, você passava a estar num lugar sagrado, de culto. No Paganismo Wicca e no Ocultismo o círculo se torna palco e casa de seus rituais basicamente com a mesma proposta da convicção romana acima: quem aqui adentrar estará em um ambiente sagrado. Além, claro, de acreditarem que o círculo é gerador de fluxo para suas cerimônias, rituais… O mesmo acontecia bem antes, no Stonehenge: as pedras estão dispostas em círculo, como em um ritual.
O Circumponto, círculo perfeito com um ponto ao centro, dentre as “teorias” mais aceitáveis, está a de que em meio ao círculo carregado de todo o simbolismo que acabei de citar (estabilidade, perfeição e infinito) o ponto simboliza o surgimento, o nascimento e o início.
Na Astrologia e Paganismo o Circumponto representa o Sol. A relação do Paganismo e do Sol é a mais estreita possível, já que a religião cultuava a natureza e reservava um dia da semana (domingo) para cultuar única e exclusivamente o Sol.
Nas Artes e Arquitetura, o Circumponto pode aparecer como na vista de cima de Obeliscos, em quadros de Dürer, no afresco “Apoteose” de Brumidi… O Obelisco reforça a ideia de “nascimento” que o Circumponto pode transmitir: a obra em si representa um órgão masculino adentrando na vagina da Mãe Natureza… Me desculpe se acabei com suas ilusões. É a mais pura verdade transmitida em sala de aula !
Tem-se, então, o significado do Circumponto como basicamente a vida, o início...
Lembrando que no “alfa”, o gerador é o Círculo ! O Circumponto é uma variação, não menos importante, mas que assim como todos os símbolos originados do círculo, guarda uma essência em comum [com os outros símbolos].
Namastê
Equipe Espaço SELF
Visite, curta e compartilhe nossa Página no Facebook. Mensagens, curiosidades, conhecimento, vídeos e muito mais:









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |