O Olhar Holístico da Nutrição
Atualizado dia 26/11/2020 01:03:03 em Corpo e Mentepor Luana Labres
O nosso corpo fala. Os sintomas como dores de cabeça, distensões e constipação são alarmes que indicam que há algo errado no nosso organismo.
O corpo humano é formado por sistemas que são interligados como uma grande teia.
O fígado por exemplo é responsável por várias atividades como a desintoxicação do nosso organismo, produção da bile, síntese de colesterol e, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o fígado é responsável por regular a mente e o humor.
Quando o fígado está normal, o nosso corpo coordena bem as atividades mentais, sendo notado pela felicidade e estado de paz.
Mas, quando não executa bem suas funções, percebe-se ansiedade, depressão, lamentações, irritabilidades, dores de cabeça, é a chamada interconexão corpo e mente, ou seja, os nossos sentimentos estão ligados ao bom funcionamento do nosso corpo.
A Nutrição Holística busca identificar a raiz do problema através de rastreamentos, mapeamentos e investigações, tendo uma visão global, ou seja, olhando não apenas a fisiopatologia, mas o estado emocional.
Tratando cada caso como único, os problemas de saúde de indivíduos podem ser semelhantes, mas a causa pela qual a doença se instalou é diferente e, por este motivo, a conduta nutricional é personalizada e o aconselhamento terapêutico visa o desenvolvimento humano através de autoconhecimento e autocuidado.
Algumas técnicas nutricionais e holísticas:
Avaliação do estado nutricional: análise do consumo alimentar e das medidas antropométricas (peso, altura, % gordura, % massa magra, % de água no organismo).
Avaliação bioquímica: exames laboratoriais de vitaminas e minerais e outros relacionados ao estado nutricional.
Dietoterapia: utilização de alimentos funcionais, suplementos e probióticos, oferecendo os nutrientes adequados para prevenção e tratamento de enfermidades, de acordo com o objetivo do paciente.
Fitoterapia: utilização de plantas medicinais como coadjuvantes no tratamento nutricional e bem-estar holístico.
Cromoterapia: utilização das cores para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções.
Aromaterapia: utilização terapêutica de substâncias aromáticas naturais através de óleos essenciais.
Florais: utilização das essências florais para estabelecer o equilíbrio das emoções. E você tem prestado atenção no que o seu CORPO ESTÁ FALANDO?
Como dizia Hipócrates “Tuas forças naturais, as que estão dentro de ti, serão as que curarão suas doenças”.
Luana Labres - Nutricionista CRN8 3657
Avaliação: 5 | Votos: 109
Conteúdo desenvolvido por: Luana Labres Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |