O que são radicais livres?
Atualizado dia 10/4/2010 11:07:50 PM em Corpo e Mentepor Roberto Debski
Esses elétrons livres ou não pareados (não associados) tem uma instabilidade química muito grande e sendo assim, mesmo tendo meia vida de frações de segundos, são altamente reativos, reagindo com qualquer composto que esteja próximo, a fim de "roubar" desse composto, seja ele uma molécula, uma célula ou tecido do nosso organismo, o elétron necessário para sua estabilização, produzindo reações em cadeia de dano celular, sendo assim chamados de oxidantes.
Daí vem o termo antioxidante, que se refere às vitaminas e minerais usados para combater esse efeito oxidante, prejudicial ao organismo.
No combate aos radicais livres algumas atitudes podem ser tomadas como, por exemplo:
Evitar exposições prolongadas à luz solar e sem protetor;
Evitar exposição à poluição ambiental;
Eliminar o fumo;
Reduzir o consumo de gorduras e eliminar frituras;
Neutralizar o estresse cotidiano, mudar a filosofia de vida, usando relaxamento e métodos de gerenciamento do estresse como Meditação, atividade física regular e adequada, mas não excessiva e alimentação saudável.
Existem também medidas específicas para o combate aos Radicais livres, são elas:
Quelação com EDTA (terapia endovenosa usada principalmente em casos de intoxicação por metais pesados como mercúrio, chumbo, alumínio etc.);
Enzimas anti-radicais livres específicas;
Utilização de antioxidantes, vitaminas, minerais, bioflavonóides, ácidos graxos etc.
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 8
O Dr. Roberto é médico (CRM SP 58806) especialista em Acupuntura, Homeopatia e tem formação em Medicina Ortomolecular. Também é psicólogo (CRP 06/84803), Coach e Master Trainer em Programação Neuro-Linguistica. Formador e facilitador em Constelações Familiares Sistêmicas Acompanhe nossos próximos eventos! https://www.facebook.com/debskiroberto/ E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |