Pensando em mim



Autor Ana Cristina Monteiro Fernandes
Assunto Corpo e MenteAtualizado em 1/29/2013 3:53:10 PM
Gostaria de fazer um convite para que nesse momento pudéssemos pensar um pouco sobre nós.
Cada um, neste breve instante, pense só em si, nada de pensar em outras pessoas (familiares, amigos, colegas, vizinhos, etc.).
Pense em você, nessa pessoa com a qual você convive há tanto tempo e pouco conhece sobre ela.
Quem realmente você é?
O que você gosta? O que você sonha?
O que você deseja? Como você se sente?
Que medos têm? Quais inseguranças?
Que coisas boas têm em si?
Passamos tanto tempo no convívio com os outros e não nos damos conta sobre nós mesmos e, sem estarmos conscientes, temos uma NECESSIDADE ENORME de falarmos de nós mesmos.
Você duvida? Então pense em qualquer conversa, com qualquer pessoa e logo você vai identificar coisas como: o outro fala algo e você diz “eu também” ou “comigo foi assim”, “mas eu senti isso” ou “eu acho aquilo”.
Você deve estar pensando: Mas isso é normal, numa conversa emitimos nosso pensamento, nossa opinião.
Ok. Isso é normal no diálogo, mas o que convido você a refletir é: por que a necessidade tão grande de colocar o seu eu sempre, em evidência muitas vezes?
Acho que é porque olhamos pouco pra nós mesmos.
Olhamos com aquele olhar egoísta de eu também quero falar, quero ser ouvido, compreendido, mas esperamos muito isso do outro!
Qual a relação que estamos tendo com nós mesmos?
Respeitamos nossos limites?
Acolhemos nossas dores? Nossas dificuldades?
Damos amor a nós mesmos?
Muito provável que não, muito provável que esperamos isto desesperadamente do outro e aí a solidão parece insuportável!
Vamos aprender a olhar mais pra nós mesmos com ternura, com bondade, com acolhimento e respeito. Se tivermos isso em primeiro lugar, a partir de nós mesmos, o esperar do outro diminui, a expectativa que jogamos no outro diminui e assim a tranquilidade se acerca de nós, nos dando possibilidade de relacionarmos com maior serenidade, de forma mais real, menos ilusória e muito mais satisfatória.
Desejo a todos vocês que possam ter um encontro “fenomenal” consigo mesmos!









Psicóloga formada pela Universidade São Marcos -1985. Especialização em Psicodrama pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP). Psicóloga colaboradora do Grupo de Estudos de Doenças Afetivas (GRUDA) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (1987-1988). Psicoterapeuta clínica. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |