PERGUNTAS. MAS QUAIS PERGUNTAS?




Autor Marco Antonio Beck (coaching)
Assunto Corpo e MenteAtualizado em 3/26/2011 10:31:55 AM
Nesta modernidade onde a informação parece brotar de todos os lados mas a sabedoria é tão rara, vale lembrar um recado de Jesus no Evangelho do doutor Lucas: "O Reino de Deus está dentro de vós!"
Em bom português, isso significa que todas as respostas que buscamos avidamente na vida - sobre amor, realização, saúde, grana, amigos, auto-imagem, até sobre a tão rara sabedoria - estão dentro de cada um de nós. Se você não acredita em Jesus e nem nos outros mestres que disseram a mesma coisa, cada um do seu jeito, descarte o mestre e fique com a mensagem: as respostas estão dentro de você. De mim. De todos.
O que falta, então, para acessar essa parte da gente onde as respostas se escondem?
Falta perguntar.
Perguntar quem você é... O que quer da vida... Quanto quer ganhar... Quais são seus sonhos...
Aí muita gente sacode a cabeça, faz tsc tsc e diz: "Grande novidade! Eu me pergunto essas coisas desde sempre e sei as respostas: sou uma pessoa legal, quero ser feliz, quero ganhar R$ 50 mil por mês e meu sonho é comprar minha casa e viver um grande amor. Todos se perguntam sobre isso e as respostas são as mesmas ou quase as mesmas".
É verdade. Eu também cansei de perguntar essas coisas e as respostas eram as mesmas ou quase as mesmas.
O que mudou não foram as respostas, mas as perguntas - ou, mais exatamente, meu jeito de perguntar.
Perguntar o que quero da vida é uma coisa; outra é perguntar o que eu posso fazer de prático, entre hoje e amanhã à tarde, para dar o primeiro passo na direção do que quero. Uma coisa é perguntar sobre meus sonhos; outra coisa é indagar que qualidades eu já manifestei na vida, e posso manifestar novamente, para realizar o sonho xis no prazo ípsilon.
A diferença é o FOCO!
Perguntar simplesmente, de qualquer jeito, tipo conversa de bar, todo mundo pergunta. Mas perguntar com FOCO, visando uma META, considerando um PRAZO e supondo uma AÇÃO, é para quem cresceu. É para quem tirou os olhos do passado e, crescido e em paz, resolveu encarar o futuro a partir do presente.
E eu pergunto: você já mudou seu jeito de perguntar?








Marco Beck é personal & professional coach com certificação internacional. Também trabalha como ilustrador, revisor e ghost-writer, e seu currículo inclui as editoras Abril, Três e Ática, dentre outras. E-mail: marco.beck@uol.com.br | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |