Reiki, Sistema Usui, Cap. 8 - Os Corpos Energéticos
Atualizado dia 11/3/2011 1:40:10 PM em Corpo e Mentepor Geraldo de Souza
1. SOBRE O PLANO FÍSICO
Tudo que existe e se manifesta no plano físico, desde uma pedra, uma planta até os animais e o homem, possui, também, uma manifestação de energia mais sutil, que pode ser chamada de campo energético.
Os cientistas utilizam a freqüência da velocidade da luz como uma referência para designar o que é matéria física de energias mais sutis.
Todas as manifestações físicas que podem ser percebidas com os cinco sentidos vibram numa freqüência abaixo da freqüência da velocidade da luz. Porém, o que podemos chamar de campo energético ou de aura, são manifestações da energia que vibram numa freqüência acima da velocidade da luz e que não podem ser percebidas com os cinco sentidos.
Particularmente nos seres humanos, estas manifestações energéticas que vibram numa freqüência acima da velocidade da luz representam a expressão da personalidade, os sentimentos, os pensamentos e os aspectos espirituais.
2. SOBRE O PLANO ETÉRICO
Além do corpo físico, vibrando numa freqüência mais acelerada, existe o CORPO ETÉRICO, uma cópia energética direta do corpo físico, tanto anatomicamente quanto fisiologicamente e que se sobrepõe a ele. O Corpo Etérico interage energeticamente sustentando, estimulando e energizando o corpo físico. É nele que atuam diretamente a homeopatia e a acupuntura eliminando as disfunções energéticas neste nível, para que, então, a cura possa acontecer no nível físico.
3. SOBRE O PLANO EMOCIONAL OU ASTRAL
Sobrepondo-se ao Corpo Etérico, vibrando numa freqüência acima, se encontra o CORPO EMOCIONAL, também conhecido comoCORPO ASTRAL. Ele está envolvido na expressão das emoções e dos sentimentos. Nele se situam os nossos padrões emocionais de reação, os sentimentos, desejos, anseios, medos e todas as emoções e dores do passado não digeridas nem liberadas que acabam afetando o Corpo Etérico e, por conseqüência, geram doenças no corpo físico.
4. SOBRE O CORPO MENTAL
Vibrando numa faixa de freqüência acima do Corpo Emocional está o CORPO MENTAL Ele é o veículo pelo qual a personalidade expressa o intelecto. Os pensamentos, idéias e os conhecimentos racionais e intuitivos são controlados por ele. Nele, também, ficam armazenados os padrões mentais, as crenças e os modelos negativos de vida que condicionam a personalidade. É através dele que podem ser feitas reprogramações que possibilitem recriar a vida e a realidade. As disfunções neste nível, por efeito cascata, vão gerar desarmonia no nível emocional, depois, no nível etérico, até finalmente atingir o corpo físico.
É neles, também, onde atuam as terapias energéticas em geral, tais como a: terapia floral, Terapia aura-soma, imposição de mãos, cromoterapia, cristaloterapia, terapia de regressão de vidas passadas e outras.
5. SOBRE O CORPO CAUSAL
Além do corpo mental, existe o Corpo Causal, que representa um nível energético superior de existência onde fica armazenado tudo que a alma aprendeu e vivenciou ao longo de suas várias existências no plano físico, assim como o projeto de aprendizado da vida atual e do futuro. A esta parte podemos chamar de, também de Eu Superior, Presença Divina, Espírito Santo, Mestre Interno, Anjo da Guarda ou qualquer outro nome que se deseje empregar. Não se trata de um mestre ou orientador externo, nas sim de uma parte da alma que está diretamente ligada a Deus ou ao Todo, ou ainda, uma parte do todo que se individualiza através da alma.
Assim como existem órgãos e glândulas que regulam o metabolismo no corpo físico, existem "órgão e glândulas energéticas" que regulam o "metabolismo energético" dos corpos mais sutis. Estes órgãos podem ser chamados de chakras ou centros de energia.
O corpo físico para manter a sua atividade necessita da energia do oxigênio que vem do ar e da energia dos alimentos que vem da terra.
Os corpos energéticos, que vibram numa freqüência acima da velocidade da luz, necessitam de um "oxigênio energético" que também vibra numa freqüência acelerada, que está presente no ar, na luz do sol e que pode ser chamado de prana, energia vital, orgone, mana, chi e outros, assim como de "nutrientes energéticos" que vem da terra, através da alimentação. Ou seja, quando respiramos e nos alimentamos além de obter a nutrição física estamos absorvendo energias que não vemos, mas que irão ser metabolizadas pelos chakras em nossos corpos energéticos mais sutis.
As energias física e sutil do ar e dos alimentos servem apenas para manter o corpo físico e os corpos energéticos.
Existe uma outra fonte de energia que vem de um nível energético superior, da parte da alma que está diretamente ligada ao Todo. É o sopro divino, a energia que dá a vida, o ânimo (alma = ânima = animar). É ela que enquanto nos distingue como individualidade, também, nos integra ao Todo. Sem esta energia que vem da alma nós estaríamos apenas vegetando, tanto no nível do corpo físico, como no nível dos corpos energéticos.
Os chakras são órgãos energéticos que absorvem a energia, transformando-a e redistribuindo-a entre os corpos.
Através deles, também, são eliminadas as toxinas energéticas de todo o sistema.
O chakra pode ser considerado, também, como uma "glândula energética" que está relacionada com aspectos da aprendizagem da alma, que tem atuação sobre determinadas partes, órgãos e glândulas do corpo físico.
Nos chakras é onde estão registrados todas as lembranças, traumas, bloqueios e padrões mentais e emocionais condicionantes do passado. São as "glândulas dos sentimentos e dos pensamentos" e representam a personalidade, a maneira de ser e de se expressar no mundo.
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 20
CONSULTAS AGENDADAS: REGIOES DE SANTO AMARO E INTERLAGOS... (SAO PAULO-SP). *TERAPIA DE PSICANÁLISE, ABORDAGEM JUNGUIANA, COM HIPNOTERAPIA ERICKSONIANA... *TERAPIA DE REIKI USUI ENERGIA NATURAL DE CURA. *COACHING COM PNL/APOIO PESSOAL/EMPRESARIAL... Contato inicial por email. Seja bém-vindo! Aguardando seu contato. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |