Ressentimentos, rejeições e remorsos
Atualizado dia 09/08/2012 22:33:05 em Corpo e Mentepor Cyda Dominne
Quando nos sentirmos derrotados, tristes, medrosos, angustiados diante de um acontecimento, podemos ficar paralisados ressentindo e carregando diversas sensações, gerando diversas situações que afetarão através do tempo as nossas realizações.
Ou podemos expressar nossas emoções com choro, lamentações ou apenas com um desabafo. E, então, nossas percepções vão se movendo para alguma direção, evitando assim qualquer estagnação que possa ocorrer, seja das emoções, seja das atitudes ou seja nos bloqueando e recusando novas iniciativas. Assim, ocorrerão várias resignificações do que ocorreu.
Quando expressamos as nossas vivências internas, as sensações, emoções e pensamentos movimentam a vida em nós. Damos a chance dos acontecimentos passarem e nos atualizarem, nos moverem cada vez mais conscientes de quem somos.
Na Medicina Chinesa, na aplicação dos Cinco Elementos, temos a raiva e a expansão na expressão energética do Fígado; alegria e euforia no Coração; iniciativa ou medo no Rim; tristeza ou desapego no Pulmão e a estimulação do pensamento e preocupação do Baço. Quando bloqueamos ou escolhermos não expressarmos o que ocorre em nosso sistema com um todo, somatizamos através do tempo diversas disfunções e desconfortos no funcionamento do nosso organismo. E sentimos esses bloqueios como frustrações, mágoas, medos, baixa autoestima e incapacidade em diversas áreas da vida, e essas emoções se transformam em atitudes internas como ressentimento, rejeições e remorsos.
Quando expressamos as emoções, temos a possibilidade de transcender, estimulando novas possibilidades em nós. Colocando em movimento a espiral da vida, onde passamos a usar o que sentimos como aprendizado para novos acontecimentos e assim escolhemos a autopercepção para agir e evitamos as reações, que geralmente ocorrem quando não sabemos dos nossos mais profundos recursos e ficamos repetindo as mesmas situações.
O objetivo é transcender, muito diferente do perdoar ou esquecer. Transcendermos como pessoas através dos estímulos que escolhemos promover.
A expressão é o objetivo de interação com a realidade, do interno e de externo e, assim, vamos transcendendo em espirais, sentindo-nos cada vez mais leves conosco mesmos.
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 8
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |