Shiva O Criador Do Yoga
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor PH Alves
Assunto Corpo e MenteAtualizado em 6/26/2014 4:33:15 PM
Texto escrito por Danny Bellini - Veja mais no site link
Falar de Shiva para mim é algo natural, pois ele habita o meu purusha… a minha essência…faz parte de mim… mas tenho agora uma tarefa a cumprir, mostrar a vocês quem é essa figura mitológica meio andrógena com tantos atributos.
A primeira aparição do Proto-Shiva se deu durante escavações para construção do Caminho de Ferro das Índias Orientais no Vale do Indo uma grande área geográfica onde foram encontradas ruínas de uma civilização hoje conhecida como dravida ou harappiana que datam do período (3.000 e 2.000 AC) às margens do Rio Indo Saraswati com a descoberta de duas grandes cidades Mohenjo-daro e Harappa. Lá foram encontrados sinetes com a imagem de um homem sentado em posição de meditação, cercado por animais, o tigre, o búfalo, o elefante e o rinoceronte.
Esta imagem é conhecida como Pasupati (Pai e Senhor dos animais). Por ser o senhor da feras, Pasupati podia sentar e meditar entre estes animais sem ser perturbado ou atacado, mas há também um outro simbolismo que podemos citar, esses animais podem representar nossas emoções e instintos mais básicos como o orgulho, a força bruta, o ódio e a sexualidade desenfreada. Pasupati é aquele que domou suas feras interiores. Sua coroa em forma de *Cs simboliza as forças lunares ou o touro branco Nandi, seu veículo de montaria e é associado às forças telúricas e à virilidade.
Montando em um touro branco Shiva demonstra que domou a violência e sabe controlar sua própria força . A palavra Nandi significa “aquele que dá alegria”. Seu mugido é tão alto que se assemelha a um trovão. Como Shiva está sempre associado à fertilidade, um outro atributo ligado a ele é o Lingam (ou linga) órgão genital masculino, fonte de poder . Ele é representado com três faces, olhando o passar do tempo (passado, presente e futuro). Podemos também falar que ele é o senhor dos três mundos, o príncipe dos Ascetas e o protetor do Reino Animal.
Podemos chamá-lo também de Rudra pois esta é a primeira referência a Shiva nos Vedas um deus mais violento, o deus das tempestades e da destruição, temido por todos os outros deuses, mas mesmo nos primórdios Shiva Rudra já era respeitado por seus aspectos positivos sempre temido mas benevolente, correto acima de tudo. Durante a Dinastia dos Gruptas (320- 650AC) ele era o deus do amor e o da destruição, sempre no sentido de destruir o mal, o ódio, a doença e os demônios, o que não presta para recriar algo limpo e digno. Quando invocar Shiva prepare-se para a purificação pelo santo fogo do amor. Ele é associado a morte porque destrói o ego humano e a mente carnal e o doador da imortalidade.
Shiva está ligado a força masculina ao culto solar, desde os primórdios o nome dado ao sol é Shivan. Shiva significa o benevolente, mas ele é muito mais que isto…este é só o começo da historia de um ser mais que especial.
Shiva é o destruidor ou melhor, o transformador dentro da trindade do hinduísmo (Brahma, o criador, Vishnu o mantenedor, e Shiva o destruidor). Shiva destrói para transformar, renovar.
Sri Shiva
Meu amigo e companheiro Shiva aparece para mim sempre como Adynatha, meu Mestre de Yoga, o Maha Yogi sentado sobre peles de animais, na maioria da vezes de um tigre, com as pernas cruzadas em padmásana, com seus longos e lindos cabelos negros, sua pele escura, suas mãos apoiadas uma sobre a outra descansando sobre as pernas, serpentes servindo de colares e pulseira simbolizando a sabedoria , e que Shiva venceu a morte. Podemos também dizer que as serpentes de Shiva representam Kundaliní a energia de fogo que mora em todo o corpo mas que canalizamos através do yoga e a transportamos para a base da coluna ativando os nossos sete centros energéticos principais chamados de chakras com o intuito de chegarmos a libertação final ou como queiram, iluminação final que é moksha, um estado de consciência expandida. Nos cabelos de Shiva sempre avisto uma lua crescente radiante mostrando seu amor pelo feminino, por sua linda consorte Parvati. No centro de sua testa encontra-se o terceiro olho, que possui o sentido da eternidade, o poder do terceiro olho de Shiva é tão grande que com seu olhar ele aniquila toda a humanidade reduzindo-a a pó a cinzas e com ela toda a ilusão (maya).
Com ele sempre está também um tambor em forma de ampulheta que recebe o nome de damaru que ele faz a contagem do tempo, do ritmo do universo, que representa o som da criação. É com o som do damaru que Shiva marca o ritmo e o compasso de sua dança. Seu trishula é sua arma de destruição da ignorância do homem, é diferente do tridente de netuno, seu trishula tem significados dentro do yoga, um deles está relacionado as três gunas do samkhya: rajas (o movimento), tamas (a inércia) e sattwa (o equilíbrio) ou as três nadis (condutos sutis de energia) principais por onde circulam o prana nas práticas de yoga (Ida, Píngala e Sushumna). No topo da cabeça de Shiva avisto o rio Ganges ou melhor meu doce Ganga que nasce dos cabelos dele. E por aí Shiva distribui a luz em nossos chakras navegando por nosso corpo como se nossas veias e artérias fossem o rio por onde Shiva navega levando luz , paz e discernimento.
O Fogo é outro elemento muito forte ligado a Shiva pois a prática do yoga é uma prática transformadora, e nada que seja posta ao fogo fica igual, o alimento vai ao fogo e se transforma, a água evapora, os corpos no rio Ganges viram cinzas, e nós praticando yoga junto a Shiva nos modificamos, nos moldamos, tanto mente, como corpo como alma, como espírito.
Dentro das minhas meditações está este Shiva com todos estes atributos, e o mais importante…. seus olhos!!!
Os Olhos de Shiva possuem um poder de fogo, mas é o fogo do amor, do carinho, da compreensão ligado ao seu reconhecimento por nossa dedicação, ele sabe que queremos ser seres humanos melhores, e ele está sempre conosco nos ajudando a melhorar, a superar nossos medos, cortar e destruir nossas amarradas jogando tudo aquilo que não nos pertence mais no fogo do yoga no fogo de Shiva!
Basta você abrir o seu coração e querer verdadeiramente esta transformação. Este homem, esta energia, este deus, chame-o como você quiser, ele estará contigo, saiba que ele mora aí, basta procurar no seu coração e queira se superar e melhorar a cada dia.
Tem uma citação que acho digna deste momento:
“Os ricos farão templos para Shiva, o que eu, um homem pobre farei? Minhas pernas são seus pilares, meu corpo o santuário, minha cabeça uma cúpula de ouro, ouça ó senhor dos rios que se encontram, as coisas estáticas cairão, mas o que se move para sempre irá permanecer”. Basavanna.
Jaya Jaya Shiva!!!!!!
Maha Beijo.
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |