SOJA: A NATUREZA CUIDANDO DA SAÚDE
Atualizado dia 3/4/2009 2:12:22 AM em Corpo e Mentepor Suely Seabra de Sena
Há mais de cinco mil anos, os chineses já usavam a soja como uma das principais fontes de alimento. Os cientistas são unânimes em afirmar: a soja é um dos alimentos mais ricos e completos existentes na natureza.
Atualmente, a leguminosa de superpoderes já pode ser encontrada com facilidade, em suas diversas formas: grãos; sucos; maioneses; queijos; balas, entre outros.
Buscando seu lugar nas dietas ricas em fibras e com baixos teores de gordura saturada, a soja – aliada à prática regular de exercícios físicos e a um estilo de vida saudável – pode auxiliar muito no controle da obesidade e proteger contra doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose e diabetes. Os grãos são ricos em proteínas de alta qualidade, minerais como ferro, cálcio, fósforo, potássio, e vitaminas do complexo B.
COLESTEROL – Os altos níveis de colesterol estão associados às doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio e arteriosclerose. Pesquisas têm demonstrado que a proteína da soja reduz as taxas do mau colesterol.
CÂNCER – Os grãos de soja contêm um composto singular denominado “genisteína” também chamado de “fitoestrógeno” ou hormônio vegetal, que atua na prevenção de cânceres relacionados ao estrogênio. Pesquisas mostram que a ingestão diária de alimentos à base de soja, como o tofu (queijo de soja) e o missô (pasta de soja fermentada), reduzem os riscos de cânceres de mama; de próstata; cólon; reto; estômago e pulmão.
OSSOS – Com o envelhecimento, a perda de cálcio aumenta gradativamente e, se não tomarmos certos cuidados, resulta na osteoporose, doença que fragiliza os ossos. Na menopausa, esse processo se agrava com a deficiência hormonal ovariana.
DIABETES – As fibras da soja exercem papel importante na regulação dos níveis de glicose no sangue, pois retardam a sua absorção pelo organismo, auxiliando no controle do diabetes.
MENOPAUSA – Presente na soja, a Isoflavona tem características similares às do hormônio feminino estrógeno e, por isso, pode amenizar os desagradáveis sintomas da menopausa, como calores e secura vaginal.
OUTRAS DOENÇAS – O consumo diário de soja tem um efeito positivo no controle de outras doenças como hipertensão, litíase (cálculos biliares) e doenças renais.
Suely Sena
Texto revisado por: Cris
Terapeuta Naturista
Conteúdo desenvolvido por: Suely Seabra de Sena Curso de Naturologia:Anatomia;Fisiologia;Farmacologia;Biologia Bioquímica Molecular e Celular;Iridologia;Fitoterapia Aplicada; Metodologia; Florais; Hidroterapia; Trofoterapia; Naturologia; Somatosíntese;Patologia;Terapias Corporais; Geoterapia; Psicoterapia;massoterapia;Primeiros Socorros;Auriculoterapia; Oligoterapia:Argila também na cosmética. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |