Uma Visão sobre o Tantra Yoga
Atualizado dia 5/4/2020 12:08:18 PM em Corpo e Mentepor Wiliam Wagner Silva Sarandy
Yoga, portanto, é vivenciar uma busca interior, para se achar uma posição confortável, dentro do desconforto de nossas limitações; do desapego, apesar dos estímulos que nos aprisionam no dia-a-dia; de estar presente aqui e agora, quando existem muitas distrações e dissociações da mente e do corpo; é, por fim, se entregar e integrar ao Grande Mistério da Vida, que é a Grande Consciência Cósmica, que a tudo rege, permeia e vibra.
Tantra Yoga, por sua vez, nada tem a ver com errôneas interpretações feitas no mundo ocidental. Como ensinava o Guru Srii Srii Anandamurti, Tantra Yoga é o Yoga Integral, ou seja, é deste caminho que se originou os 5 ramos tradicionais do Yoga: Raja, Bhakti, Jnana, Karma e Hatha Yoga.
- Raja Yoga, o Caminho Real, corresponde ao domínio amplo da mente e possui na meditação o seu pilar principal. É composto por 8 estágios de práticas e desenvolvimento: yama (ética exterior), niyama (ética interior), âsana (posturas), pranayama (controle da respiração e do fluxo da energia vital), pratyahara (recolhimento dos sentidos, passagem dos estágios externos e internos do Yoga), dharana (concentração), dhyana (absorção meditativa) e samadhi (êxtase espiritual).
- Bhakti Yoga, o Caminho da Devoção, consiste em ver que todos os seres e todas as coisas são divinos. Através deste caminho, o praticante expressa a sua natureza devocional em cada pensamento, emoção, palavra e ação, cultivando a aceitação e a tolerância, se reconhecendo como uma parte do Todo.
- Jnana Yoga, o Caminho da Sabedoria, através do qual o praticante busca se tornar sábio pelo desenvolvimento do intelecto. Porém, não é a busca de uma inteligência vazia de sentido, como se fosse um fim em si mesma, mas sim a compreensão última dos mistérios da vida, do conhecimento da verdade interior e a sua interação com o conhecimento cósmico.
- Karma Yoga, o Caminho do Serviço, considera que “servir” é um dos atos mais nobres do ser humano. O praticante realiza o seu trabalho rotineiro de modo que os seus usuários sejam verdadeiramente beneficiados por ele. É a vitória do altruísmo sobre o egoísmo, a ação para a autotranscendência e o esforço pessoal para ser, no presente, uma pessoa mais íntegra e participativa no favorecimento do bem-estar e da autoiluminação de todos os demais seres sencientes.
- Hatha Yoga, o Caminho do Equilíbrio de Forças, consiste na elaboração de uma série de âsanas (posturas), exercícios de respiração e técnicas purificadoras, com atuação biopsicológica, que favorecem o controle do fluxo da energia vital, fortalecem os nadiis (canais de energia), trazem vigor, equilíbrio energético e harmonização do metabolismo e do sistema endócrino, bem como melhor condicionamento físico do corpo.
REFERÊNCIAS:
ANANDAMURTI, Sri Sri. A liberação da mente através do Tantra Yoga. 3ª Ed. São Paulo : Ananda Marga, 2014.
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 2
Conteúdo desenvolvido por: Wiliam Wagner Silva Sarandy Minha missão é apoiar as pessoas a desenvolverem seus potenciais interiores, vivenciarem melhores relações interpessoais, realizarem seus propósitos pessoais e profissionais e promoverem suas competências de comunicação e de liderança. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |