VAMOS CONVERSAR SOBRE FLORAIS?



Autor Elizabeth de Fátima Souza
Assunto Corpo e MenteAtualizado em 17/01/2006 16:02:11
As flores sempre exerceram fascínio sobre os homens. É difícil encontrar alguém que não se sinta tocado ao vê-las.
Elas são símbolos de afeto, respeito, carinho e devoção, estando presentes nas cerimônias religiosas e nas festas populares.
Diversas culturas as reverenciam, são usadas como enfeites, e oferendas. Alegram o ambiente, o olfato, os sentidos.
Os nativos ou aborígines há milênios utilizam o poder curativo das flores através de sua ingestão e/ou manipulação.
A partir de sua intuição e conhecimentos como médico, inicialmente alopata, depois homeopata, catalogou 38 essências florais preparando-as nos processos solar e de fervura. Este foi o primeiro Sistema Floral organizado.
Hoje contamos com muitos sistemas estrangeiros:Austrália, França, Havaí, Califórnia, etc. e nacionais: Agnes, Arco-Íris, Ararêtama, Beija-flor e tc.
O homem possui vários corpos constituídos de matéria mais densa(corpo físico) e menos densa (corpos mental, emocional e espiritual). O que os diferenciam é o nível vibracional de suas moléculas.
Esta mensagem é enviada ao corpo e à mente pelo EU SUPERIOR e significa um alerta para a necessidade de mudanças, de remoção de padrões inadequados de alimentação, conduta, valores, idéias e pensamentos para que a saúde seja preservada (entenda-se saúde como um estado de bem-estar físico, mental, emocional e espiritual).
A terapia floral faz parte do que chamamos de medicina vibracional; atua ativando os processos de cura através da harmonização dos corpos.
A essência floral é a fixação do princípio curativo da flor (sua energia vital) no veículo água.
As essências florais agem por ressonância à sintonia da energia curativa de uma determinada flor com a emoção ou estado da alma em desequilíbrio. Por exemplo: a essência da flor da Mimosa desperta na alma a qualidade da coragem, sendo usada nos casos de medo, que podem se expressar como enurese noturna (xixi na cama), doenças renais, síndrome do pânico... As essências trabalham sob o conceito de polaridade, ou seja, harmonizam o excesso ou falta de determinada energia.
Michel Talbot disse: "Somos viciados em nossas crenças e agimos como viciados quando alguém tenta arrancar de nós o poderoso ópio de nossos dogmas."
Todo processo de mudança significa deixar o velho morrer para o novo surgir. Em nossa limitação perceptiva tentamos conciliar velho e novo, o que é impossível; toda mudança implica em ruptura. É o eterno ciclo da morte e da vida, cuja não aceitação nos torna tão angustiados e sofredores.
Também são usadas como remédio. Paracelso, no século XVI, estudou e publicou a "Doutrina das Assinaturas ou Correspondências" onde a forma, cor, sabor, cheiro e outras propriedades das flores se apresentam como indicadores do seu uso no tratamento das doenças.
A observação e a experiência nos mostram que as plantas que nascem a nossa volta, no local onde vivemos ou estamos, atuam nas doenças que temos ou teremos.
Na Austrália, as nativas têm os seus filhos sobre uma cama feita de flores de Boab (Baobá) o que, segundo sua crença, favorece a limpeza das memórias do passado para que o espírito retorne à vida, sem registros que possam atrapalhar a sua evolução.
No Havaí, os nativos se banham com a flor do Ti para trocar a camada de íons do corpo e aumentar a imunidade contra doenças.
Na década de 30 o Dr. Edward Bach, médico inglês, resgatou o uso das flores como remédio.
A física pós Einstein nos provou que tudo na vida é energia. Mas, os místicos de todas as eras já tinham consciência de que tudo no Universo vibra, tem origem de uma mesma fonte e que os pensamentos têm poder e criam a realidade onde vivemos.
Enquanto a energia flui não há doença. O desequilíbrio acontece quando há tensão, estagnação ou interrupção do fluxo de energia. A doença surge então, sinalizando que existe algo errado.
As essências florais podem ser usadas sob as formas líquida, gel, spray, creme, óvulo, etc. Sua absorção é feita pelo sistema circulatório gerando ondas magnéticas até o sistema nervoso, movendo-se através dos nadis, meridianos, chacras, corpos sutis e níveis celulares do corpo físico. Sua atuação se direciona primordialmente aos corpos emocional e mental. Como conseqüência das mudanças de padrões de pensamento e do equilíbrio das emoções ocorrem as transformações energéticas no corpo físico.
Convém lembrar que os florais não fazem mágicas ou realizam milagres. Precisa haver regularidade no seu uso para que haja tempo de virem à consciência os bloqueios que devem ser removidos para se desatarem os nós e se mudar os padrões inadequados de pensamento para um estado de bem-estar. E para uma avaliação correta e acompanhamento adequado, a consulta a um profissional habilitado é recomendada.
Dissolver padrões negativos como o medo, culpa, ansiedade e outros tantos desequilíbrios, requer tempo, disposição e abertura. Na realidade, as essências florais despertam na alma o "curador interno" ou seja, a capacidade de autocura do ser. Mas como já dissemos, romper padrões é difícil e depende da resistência que se tem à mudança.
Os florais nos apóiam no processo de crescimento, realinham nossa emoção, mente e espírito aliviando o corpo. Seus efeitos são percebidos de muitas maneiras; algumas pessoas tem rápidas e consistentes mudanças; noutras o processo é mais lento, mas sempre atuante.
A nossa Mãe Natureza, como boa mãe, nos oferece os meios para curar as dores dos nossos corpos e os nossos sofrimentos através da beleza e da doação das plantas e flores que embelezam nossos olhos e espíritos transbordando sua energia por amor a todos nós.
Cursos permanentes de formação em Terapia Floral nos Sistemas: Minas Gerais, Bach, Califórnia, Havaí, Agnes e Beija-flor.
Avaliação: 5 | Votos: 22




Pesquisa e divulgação das essências florais do Sistema Beija-flor. Cursos e atendimentos. Consultoria em Feng Shui para residências e empresas e em Sustentabilidade e Educação Ambiental. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |