Violetaterapia



Autor Maria Isabel de Oliveira
Assunto Corpo e MenteAtualizado em 17/07/2008 07:48:54
Com a fala silenciada, a mente em paz, deixe o que quer que chegue até você ir embora, sem se apegar a nada. Como a incansável fúria das ondas, que estouram no infinito do oceano, abandone todo apego e imagine o seu eu comum, emocional e racional, como um bloco de gelo deixado ao sol.
Deixe que o seu Eu se derreta ao sol da compreensão que o violeta o conduz. Viaje no espaço cósmico, perceba as estrelas, sinta os planetas, se aqueça nas proximidades do sol, se emocione à presença das luas, sinta-se UM com o universo.
Assim é o violeta, a cor da supraconsciência, a cor da infinidade. O violeta é a síntese, o retorno à origem, à compreensão total. O violeta é a amálgama do azul com o vermelho; no violeta se funde a passividade do azul com a atividade do vermelho; o azul celeste se funde com o vermelho sanguíneo.
O violeta unifica a conquista impulsiva do vermelho com a entrega delicada do azul. No violeta combinam-se dois efeitos: o relaxante do azul e o estimulante do vermelho, por isso é a cor do equilíbrio da consciência.
Localizado na parte superior da cabeça, vibra o nosso sétimo centro energético, de cor violeta. O violeta governa o cérebro superior e o olho direito e está vinculado à mente mais elevada, ao saber. A cor violeta encerra o elemento mais elevado da natureza.
Quando nascemos o violeta é uma das cores predominantes no nosso corpo energético. Exatamente pela forte presença do violeta, as crianças são tão espontâneas e inocentes. É o violeta que induz as crianças a acreditar num mundo perfeito, nos sonhos, nos contos de fadas.
Quando crescemos e precisamos nos tornar adultos e desenvolver as outras cores para sobreviver na matéria, nos distanciamos do violeta, alguns mais, outros menos. Esse distanciamento adormece nossa inocência, nossa integridade, nossa conexão com a luz.
Assim, o violeta é uma cor preferida mais pelas crianças e por pessoas que estejam em processo de busca de sentido espiritual para as suas vidas. Quem prefere o violeta é claramente sensível e delicado.
O violeta é uma cor feminina que transmite intimidade sensível, encantamento e irrealidade. O violeta é a cor da identificação com o lado misterioso da vida. A ausência do violeta traz todas as formas de compulsão, de vício
O violeta é a cor da divindade, da criatividade, da estabilidade. É, definitivamente, uma cor ligada ao encantamento, ao sonho, ao estado mágico da mente, aos desejos espirituais, ao deleite espiritual.
A cor violeta representa antes de tudo, um estado de ser, um estado de transcendência da realidade mundana para o infinito. Cósmico, altamente espiritual, o violeta desenvolve a mente e libera todo o seu poder.
A desarmonia do violeta traz a angústia, a inércia, o medo de sonhar. O equilíbrio do violeta nutre em nós a certeza de que somos seres espirituais e que, de vez em quando, precisamos nos tornar densos e materiais, para concluir mais um estágio do nosso aprendizado.
O equilíbrio do violeta faz com que você vá além do mundo físico, criando um sentido de totalidade, de paz e fé, dando um sentido de propósito à sua existência. O violeta em excesso acarreta ansiedade, depressão e insegurança.
Ancorado no violeta, você pode sentir o oceano cósmico pulsando em suas veias. No violeta todas as paixões se dissolvem. A ausência do violeta nos torna extremamente materialistas, acreditando apenas naquilo que é material, tangível. Mas a nossa supra consciência sabe que tudo no universo só se condensou, se tornou material, porque primeiramente foi gerado no útero cósmico, invisível. O ar não é visível, tangível e sem ele não vivemos.
A desarmonia do violeta traz as síndromes de pânico, as fobias. O desequilíbrio do violeta acentua as crises de personalidade. Enquanto o verde trabalha em nós o amor fraternal, incondicional, o violeta nos reporta ao amor que deu origem à vida.
O violeta nos traz a compreensão de um amor sem fronteiras, sem limites de tempo e espaço. Tempo e espaço são limites criados apenas pelo intelecto, nossa consciência é infinita. A distância do violeta alimenta o remorso e o sentimento acentuado de culpa.
O equilíbrio do violeta o nutre com uma percepção profunda da vida e um envolvimento sem ansiedade. A sintonia equilibrada no violeta representa encanto e inteligência inspirada. A ausência do violeta acalenta os medos infundados, como de catástrofes, de epidemias, de doenças, da morte.
O violeta é a cor da transformação interior, da transmutação; é a energia que leva à busca da felicidade plena, através do entendimento do extrafísico. O violeta é a união do conhecimento do céu e da terra. O equilíbrio do violeta nos traz a forte convicção de nossa saúde é perfeita, de que nosso corpo é o reflexo do universo, da inteligência infinita que nos criou. O violeta nos lembra de que nosso corpo é o microcosmo espelhado no macrocosmo. É a criatura à semelhança do Criador.
Deixe que a luz violeta trabalhe em você, tornando-o capaz de despertar em si mesmo, a consciência e a compreensão de uma clara visão; a visão da totalidade, da unicidade. E você verá desarmada toda a negatividade, dissolvida toda a agressividade; e a confusão de sua mente comum vai se evaporar lentamente, como uma névoa no vasto e imaculado céu da sua natureza absoluta.
Se necessitar de apoio para esta terapia consulte COLETANEA DAS CORES e COLETANEA DE AUTO AJUDA.









Maria Isabel de Oliveira tem formação em Cosmobiologia e Naturopatia, especialização em Fitoenergética e pós-graduação em Análise Bioenergética. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |