Menu
Somos Todos UM - Home

Você Já Sorriu Hoje?

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Olavo Américo

Assunto Corpo e Mente
Atualizado em 10/1/2013 2:06:28 AM


Há conselhos que só e somente aprendemos no seio do lar. Nem, se quer, ouvimos cotidianamente. Há coisas que parecem se reservar apenas aos nossos ouvidos “do portão para dentro”.

Pois bem. Minha avó sempre me disse que “o sorriso deve ser como a sala de casa: um cartão de visita”. Decidi ouvi-la. Aliás, decidi ouvi-la até hoje. Não há nada e ninguém que não possa se encantar com a força vigorante que ela possui. Sua aparência é jovial para a sua real idade; Se dedica a tudo o que lhe faz feliz: a união da família, com meu avô, com os filhos e os netos. Nunca mais se dedicou a um exercício físico, mas sempre está no auge de uma imensa disposição.

Talvez, minha avó seja uma grande exceção nos tempos atuais. O mundo anda muito sério. E seriedade, equivocadamente, está se tornando sinônimo de “sem graça”. Em virtude do tempo, da correria, dos afazeres e do que as pessoas se obrigam, o mundo está deixando de ser natural para se tornar “normal” – e a normalidade é um perigo, não apenas restrito ao âmbito dos comportamentos, mas também, é um grande perigo ético! É uma afronta ao que é belo. Uma ameaça à decência.

Felizes mesmo são os bebês. Todos os pais deveriam se permitir a inteligência de aprender mais com seus filhos: uma criança costuma sorrir pela primeira vez, em geral, na sua 5ª semana de vida – e nós nos encantamos com a sua natural transparência de ser o que é, a qual, chamamos de “pureza”; Além disso, eles costumam rir pela primeira vez entre o 4º e 5º mês de vida. Pureza por pureza, seria bom que resgatássemos a nossa, caso contrário, crescer e ser gente grande não apenas se torna arriscado, como também, extremamente chato!

A verdade é que todo mundo se sente bem rindo e sorrindo, mas quase ninguém se dá conta das reações que o corpo se permite em cada ato de ânimo como esses: melhora nossa saúde, estende a nossa vida, todos os nossos órgãos e sentidos vitais são afetados positivamente, dilata nossas artérias, controla os batimentos cardíacos, estimula endorfina (tranquilizante) e serotonina (que alivia stress e provoca bem estar), emagrece (uma risada muito bem prolongada pode equivaler a uma média de 10 minutos de exercício aeróbico em aparelho), a respiração se acelera – o que permite um excelente exercício físico e natural do diafragma, pescoço, estômago, rosto e ombros –, além de aumentar a qualidade do oxigênio em nossa corrente sanguínea – instigando o processo de auto-cura, circulação e a expansão dos vasos sanguíneos (o que justifica ficarmos vermelhos quando rimos demais).

Inúmeras são as razões para levarmos nossa felicidade, então, “a sério”. Mais do que qualquer teoria, sou um privilegiado de ver, até hoje, a coisa vista pela prática: O riso e o sorriso realmente fazem bem. E é assim que, aprendendo desde cedo com minha avó, decidi levar esse tipo de trabalho às pessoas – afinal, eu também vivenciei isso: me senti mais motivado, conquistei amigos e atrai situações maravilhosas.

A vida é coisa mágica e fácil: Sorria, pois se o sorriso é o seu cartão de visita, é preciso que nós nos apresentemos para ela. É preciso mostrar para a vida quem você é em seu maior grau de pureza!

Talvez o mundo goste mais de pessoas felizes. Ou melhor: A vida, com toda certeza, favorece muito mais aquele que se volta para a sua essência. A essência do ser humano é ser feliz. E eu, jamais, conseguiria dar um sorriso se não estivesse em pleno contato com a minha alma.

Mas enfim, se o sorriso faz tão bem assim, eu já assumi o compromisso comigo: Só por hoje, eu viverei pelos ditames da minha alma – e amanhã, meu ego pode ter toda a certeza: eu ei de repetir esse compromisso.

Sempre de alma, mais que o ego; Sempre de bem, mais que o desânimo; Sempre de vontade, mais que a cabeça pensante; Sempre de sentir, mais que o calcular.

Sempre sorrindo... mesmo com tudo que tenta nos fazer viver de ego, de desânimo, com a cabeça pensante e calculando. Só assim que seremos felizes!

Seja você também.

Um Forte Abraço!



 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Olavo Américo   
Metafísico, Colunista, Coach em Linguagem Corporal e Acadêmico em Direito. Enfim, um ser humano sem a pretensão de salvar o mundo... Apenas destinado a compartilhar boas ideias. Dúvidas ou sugestões? Fale comigo:
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa