4 dicas para conectar-se com o seu Eu divino



Autor Alex Possato
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 03/09/2013 15:51:06

1 - Seus pensamentos não são a realidade – deixe de se guiar por eles
Tudo aquilo que pensamos foi ensinado por alguém. Pensamento é somente uma repetição de algo que já ouvimos em algum lugar. Vivemos num momento em que o excesso de informações gera uma poluição mental sem precedentes. Pensamos absurdamente, sem parar, e a maioria dos nossos pensamentos são inúteis. Inúteis por quê? Porque eles desgastam energia, que poderia ser utilizada com foco e eficiência, na construção de coisas boas para a nossa vida...
Assim, a primeira dica prática que deixo é: medite! Medite! Medite! Aprenda a observar o próprio pensamento, e a não dar bola pra ele. Pare de se mover baseado na tagarelice mental, que leva você pra cima e pra baixo, e descubra o prazer de se mover através da intuição... que é bem mais confortável, assertiva e... silenciosa. Toda meditação necessita treino. Existem dezenas de formas de meditar: sentado, andando, correndo, praticando esportes, caminhando, voando, com música, cantando, orando, em grupo... Experimente, e treine. Na minha experiência, eu precisei de mais de cinco anos de meditação, para poder acessar o espaço de silêncio que existe em minha mente. Mas hoje, posso acessar com facilidade, pois a mente já aprendeu o caminho... Talvez você precise de menos tempo que eu. Comece!
2 - Suas emoções não são a realidade – deixe de se guiar por elas
Frequentei algumas religiões orientais, onde aprendi a meditar. E isso foi ótimo. Porém, percebi que meus instrutores não estavam preenchendo uma lacuna muito importante. Mesmo, após muito treino, tendo conseguido silenciar um pouco a mente, descobri que minhas emoções não me deixavam em paz. Era muito medo, mágoa, raiva, prazer descontrolado, compulsões...
Percebi que seria necessário fazer terapia, e acessar estas emoções, afinal, se nada estava me ameaçando verdadeiramente, de onde vinha o medo? Era uma irrealidade, certo? Mesmo assim, mesmo entendendo que as emoções também não são realidade, elas me atormentavam. Fiz muita terapia. Acessei muita raiva e mágoa acumulada desde a minha infância. Fiz também regressão. Constelação familiar sistêmica. Acessei dores inconscientes, que nem sei de onde vieram... Eram muitas... Justamente eu, que me achava tão espiritualizado e “bonzinho”, estava carregando inúmeras cargas energéticas de emoções mal resolvidas. Isso, aos poucos, foi cedendo.
3 - Encontre um caminho espiritual e se entregue totalmente a ele
Existem pessoas que discordam disso. Acreditam que podem se iluminar sem seguir nenhum caminho espiritual específico. Eu também acredito que isso é possível. Porém, aprendi que tudo aquilo que eu falo, deve ser verdadeiro para mim. Devo ser coerente, falar da minha experiência, e não do “achômetro” dos outros. E na minha experiência, eu verdadeiramente me tranquilizei quando o meu coração encontrou um caminho espiritual, no qual eu me entreguei. Pude descansar. Deixar de ser um eterno buscador. E me abrir para a confiança e para a fé. Nos momentos de dúvida, desânimo, raiva, inconformismo, é o meu caminho espiritual que me ampara, protege e conduz. Não me iluminei, mas consegui manter a conexão com este estado de silêncio interno, de onde acredito que Deus “fala” comigo, por mais tempo.
4 - Deus está dentro de você – por isso, aprenda a se recolher do mundo exterior
Durante a vida, temos a oportunidade de passar por inúmeras experiências místicas, onde Deus surge para nós. Estes momentos independem de estarmos com a mente silenciada e as emoções acalmadas. Podem ocorrer quando somos crianças. Ou jovens. Adultos ou velhos. E ocorrem diversas vezes. Porém, geralmente elas estão mais acessíveis às pessoas que buscam verdadeiramente o caminho espiritual. Se o seu foco é na vida material (e isso é muito importante, sim!) pode ser que não esteja utilizando o seu tempo diário para as práticas que conectam você ao seu Deus interior. É uma questão matemática: quantos minutos você passa, diariamente, fazendo algum tipo de prática espiritual? E quantas horas utiliza para o trabalho, compras, deslocamento, internet, TV, leitura, etc., etc.?
Qualquer caminho espiritual deseja levá-lo para “dentro de si”. Logo, quanto mais deixarmos de fazer coisas que nos levam “para fora”, mais fácil e rápido iremos nos conectar. Para isso, não é preciso se isolar do mundo. Deixar de trabalhar, de visitar as pessoas, de se divertir, fazer compras. Mas é fundamental ir diminuindo o tempo que você passa fazendo coisas “para fora”. E aumentar o tempo em que você passa consigo mesmo. Talvez você não note, mas a vida exterior geralmente só serve para “entorpecermos a mente”. Aliviamos a ansiedade com bebidas, cigarros, sexo, drogas, compras, música, comida, notícias, cultura, leitura, filmes, papo furando, fofocas, sofrimento com os problemas dos outros, sofrimento com os próprios problemas... E às vezes é bom este entorpecimento. Eu gosto muito de música. Jogo, às vezes, conversa fora. Gosto de comer. E cozinhar. Porém... sempre que percebo muita desconexão, com a mente viajando no passado ou no futuro, puxo a cordinha para trazê-la de volta. Deus fala somente no aqui e agora. Não no lá e ontem. Ou lá e depois.









Terapeuta sistêmico e trainer de cursos de formação em constelação familiar sistêmica E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |