Menu
Somos Todos UM - Home

A Bruxa conta histórias das Moiras

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Marisa Petcov

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 7/9/2011 11:57:36 AM


As três Moiras são a Deusa do Destino em seu tríplice aspecto. O termo Moira significa parte; por esta razão, as três Moiras estão associadas com as três fases ou partes da Lua. Filhas da grande deusa tríplice Nix, pertencem ao estrato primordial das divindades. Nem o próprio Zeus podia opor-se aos seus decretos. Eram conhecidas como as Fiandeiras do Destino, que teciam os dias da vida humana como um fio. O comprimento desse fio era decidido inteiramente por elas.

Cloto é a fiandeira, que porta a roca e tece a trama da vida; Láquesis é a distribuidora, a que determinava o tamanho e enrolava o fio, estabelecendo a qualidade de vida que cabia a cada um; e Átropos é a inevitável, que corta o fio com a tesoura.

Em alguns contos, diz-se que elas vivem no Céu, numa caverna ao lado de uma fonte de onde jorra água branca, provavelmente uma referência ao seu caráter lunar. 

Supunha-se que as Moiras apareciam três noites após o nascimento de uma criança, para determinar o curso de sua vida.

Eram descritas pelos poetas da antiguidade como frias, impiedosas e insensíveis e representadas como velhas. Possuíam grandes dentes e longas unhas.

O poder das Moiras vem provavelmente de um tempo anterior ao império de Zeus. Os deuses jovens tinham-lhes pouco respeito. Apolo - conta-nos um antigo dramaturgo - embriagou as três Deusas grisalhas a fim de salvar seu amigo Admeto do dia aprazado para sua morte.

Dizia-se que elas presenciaram o dia do nascimento do heroi Meleagro, na casa do rei Eneu. Cloto profetizou que a criança seria de natureza nobre; Láquesis profetizou-lhe a condição de heroi, mas Átropos profetizou que ele viveria apenas enquanto durasse o tronco de árvore que naquele momento se achava no fogo. Ouvindo isso, a mãe, Atleia, salvou o tronco das chamas.

Dizia-se também que das três Moiras, Átropos era de menor estatura, porém a mais velha e a mais poderosa.

 

Continua

Baseado no livro de Adam Mclean, A Deusa tríplice e livros de mitologia

 

Marisa Petcov

Sacerdotisa da Tradição Diânica Nemorensis, Numeróloga e Contadora de histórias

Comunicadora do site link com o programa Contando histórias e números, terças-feiras, às 20 horas  


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Marisa Petcov   
Presidente da AME - Agência de Místicos e Esotéricos Contatos: 11 2021 6788 / 9 5980 2467
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa