A Deusa tríplice nos mitos gregos da criação
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Autor Marisa Petcov
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 7/4/2011 3:53:36 PM
A mitologia grega é inerentemente complexa, visto ter-se originado, em termos orgânicos, emanando da alma do povo grego ao longo de dois milênios. Não é portanto nenhuma surpresa descobrir que os mitos gregos se desenvolvem camada após camada e que essas diferentes camadas sejam com frequência confundidas devido à sua interpenetração. Isso se aplica em especial aos mitos da criação, porque, neles, muitos comentadores e narradores ulteriores desejaram integrar outros mitos antigos e impor suas próprias concepções da criação.
Durante o período patriarcal e da ascensão dos deuses do Olimpo sob a égide de Zeus, fizeram-se prodigiosas tentativas de reformulação da mitologia da Criação para dar a zeus uma participação formadora. Contudo, havia na alma grega uma memória tão forte e um sentimento tão profundo pelos deuses e deusas primitivos, e até pelas forças espirituais anteriores ao ciclo dos Titãs, que essa tentativa de reescrever as histórias da criação fracassou. Embora a intrusão dessas interpretações e interpolações ulteriores tenha muitas vezes confundido e distorcido a estrutura bem-formada e equilibrada dos primeiros mitos da criação, não é muito difícil juntar as pontas soltas, particularmente quando percebemos a importância primal que tinha para os gregos o arquétipo da Deusa tríplice. De fato, encontramo-la em sua forma mais pura nos antigos mitos da criação.
São muitos e variados os ciclos de mitos gregos da criação: por exemplo, os mitos pelasgianos vinculam-se com o quadro homérico da criação em que Tétis e Oceano tornam o mundo manifesto a partir do mar. Outro ciclo, o mito órfico da criação, conta como Nix (Noite) põe o Ovo Cósmico. O mito olímpico apresenta um tema cíclico em que Gaia (terra) e Urano (Céu) são vistos como os pais primordiais. Esses diferentes ciclos são aparentemente contraditórios e somos tentados a desprezá-los, tomando-os por mitos independentes, com poucos vínculos entre si. Entretando, se os examinarmos tendo em mente o arquétipo da Deusa tríplice, surgirá um quadro coerente.
Continua
Baseado no livro de Adam Mclean, A Deusa tríplice
Marisa Petcov
Sacerdotisa da Tradição Diânica Nemorensis, Numeróloga e Contadora de histórias
Comunicadora do site link com o programa Contando histórias e números, terças-feiras, as 20 horas
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