Menu
Somos Todos UM - Home

A Doutrina Cátara

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor João José Baptista Neto

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 09/09/2009 17:13:59


Certamente V. já ouviu falar dos Cátaros. Aquele povo pacífico e ordeiro que seguia o Cristianismo dos primeiros Cristãos, que foi massacrado pela Igreja de Roma por sua grande heresia....

Visite o site link para saber mais.

A Doutrina Cátara


Parte I


Matéria extraída do site link Tradução autorizada pelo Autor e Proprietário do site - Josep Claret.


A Doutrina da Igreja Cátara

Em primeiro lugar há que se fazer constar algo muito importante já que é impossível ter um exato conhecimento da doutrina desta religião por dois motivos básicos:


· Um, apenas, não existe documentação de domínio público para que se possa investigar ou firmar umas bases. Só temos a existência de uns poucos livros que sobreviveram à perseguição herética de que foram objeto por parte da Inquisição (Ver Documentos da Igreja Cátara) e fazer uma análise exaustiva sobre a doutrina religiosa com base nesses documentos seria como querer fazer uma análise da religião Católica com base em alguns fragmentos da Bíblia, um par de cartas dos Apóstolos e um livrinho de catecismo daqueles que usávamos quando pequenos quando nos preparávamos para a primeira comunhão.

· Dois, a outra fonte da qual os estudiosos e investigadores mais tem podido obter dados sobre o tema, são os registros da Inquisição e que, tampouco nesse caso, não é de se confiar, já que a missão dos inquisidores não era a de fazer um estudo doutrinário, senão que seu objetivo era somente demonstrar que as pessoas julgadas eram hereges.

Firmadas estas duas premissas, vamos estabelecer os pontos que temos para começar esta análise doutrinária.

De um lado, como já dissemos, temos uns poucos documentos que nos chegaram através da história, os quais são analisados em outra parte (Ver Documentos da Igreja Cátara). Da análise destes documentos, pode-se começar a tirar algumas pequenas conclusões:

A Igreja Cátara baseava sua doutrina nos Evangelhos, interpretando-os num sentido de alta espiritualidade, negando a Bíblia que, diziam, havia sido concebida pelos seguidores do mal e inspirada pelo próprio Demônio.

Baseava-se em que da "Eternidade" procediam os "Dois Princípios", já que negavam qualquer possibilidade de que o mal, origem do Demônio, pudesse ter sua origem em Deus.


Deus criou os anjos, enquanto que o Demônio criou o mundo.

Deus só rege a alma, o nada, o imaterial, enquanto que o Demônio rege todo o material, inclusive o corpo. As almas, regidas por Deus, são prisioneiras no corpo regido pelo Demônio.

Deus não é Todo-poderoso e só pode reinar sobre a parte do bem que reside em cada um de nós. É na própria imperfeição do bem, onde reside o mal.

Satanás é um filho de Deus e com sua queda tem início a história do Universo.


Continua...
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor João José Baptista Neto   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa