Menu

A epifania dos Três Reis Magos

Atualizado dia 1/7/2023 12:41:58 AM em Espiritualidade
por Rosana Ferraz Chaves


Facebook   E-mail   Whatsapp



Você já leu ou ouviu algo do tipo “Nada pode ser Mudado na Bíblia?

Essa citação bíblica realmente existe, mas se refere unicamente ao Apocalipse: “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro". Apocalipse 22:18-19.

Essa passagem faz menção apenas ao Apocalipse, mas no geral, acredita-se que nenhuma palavra da Bíblia poderia ser mudada, alterada ou excluída.

Da mesma forma, os teólogos que defendem a ideia de que nada poderia ser modificado do texto original (que ninguém fora do Vaticano nunca pôs os olhos e só eles e Deus sabem o conteúdo), também acreditam que o Evangelho segundo Mateus tem uma passagem toda errada e modificada por muitos, em referência à citação dos três Reis Magos.

Atualmente dizem que não eram três, que não eram reis e muito menos magos.

Interessante notar que quando a letra fala uma coisa e o interesse fala outra, tudo pode ser modificado, conforme as circunstâncias.

A maioria das Bíblias norte-americanas por exemplo, chama os reis magos de “Homens Sábios”, mesmo que não se saiba qual é a sabedoria deles.

Seguir uma estrela é sinônimo de sabedoria ou de fé? Os astrônomos de hoje seguiriam uma estrela? Deixo para você a resposta.

Desde criança sou fascinada pelos três Reis Magos sim e se pouco se sabe sobre eles, especulações não faltam a respeito.

Dizem que existe um documento apócrifo no Vaticano (e eu me pergunto, se é apócrifo, por que está no Vaticano?), que foi traduzido por Brent Landau, um professor de Teologia, onde consta que a comitiva real era composta por aproximadamente doze pessoas, aparentemente homens e que poderiam ter vindo Shir, uma região perto da China e que seriam descendentes de Seth, o terceiro filho de Adão.

Acredita-se que São Beda também teve acesso a esses documentos, devido a sua capacidade linguística e é ele quem descreve os Magos: “Melquior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz.” Bom saber que algum dia a Arábia foi feliz!

Dizem que Mago era um termo usado para homens sábios e não praticantes de magia. Só esqueceram de dar pelo menos um exemplo de um texto antigo, que faz referência a algum mago, que não fosse praticante de magia.

Se assim fosse, seria muito comum chamar um Papa, diante de sua aclamada sabedoria, de Mago. Você já leu ou ouviu alguma referência a algum pontífice que fosse tratado como “Sua Santidade, o Mago”?

Já que ninguém sabe a origem correta ou a profissão desses três visitantes, como é que existe a crença de que “os restos mortais dos três reis magos estão depositados na Alemanha, na Catedral de Colônia, num túmulo talhado a ouro. Depois de terem visitado Jesus Cristo, o apóstolo São Tomé tê-los-á batizado para que pudessem participar na expansão da fé cristã, de acordo com os relatos de São João Crisóstomo (arcebispo da Constantinopla no século I) no livro “Patrologia Grega”.

A Bíblia não fala sobre nenhum encontro dos Magos com ninguém além da Sagrada Família, mas querem que acreditemos que foram até batizados, “para que pudessem participar da expansão da fé cristã”.

Outro dia eu disse para uma pessoa que sou uma Maga e ela me perguntou o que seria isso. Também me perguntam qual é a diferença entre bruxo e mago.

Uma das explicações sobre a origem do nome pagão, é camponês. Os camponeses principalmente da Europa Medieval tinham suas crenças, de religiões muito mais antigas que o cristianismo. Eram pessoas simples, com crenças simples, sobre deuses e os elementos da natureza.

Hoje pagão é todo aquele que não foi batizado como católico.

Magos eram principalmente homens, com um estudo superior nas ciências, religiões e na alquimia.

As mulheres que estudavam magia eram quase sempre consagradas como sacerdotisas.

As sacerdotisas eram principalmente curandeiras e ensinavam as artes antigas para as neófitas.

Tinham mais conhecimento que os pagãos e mais do que as bruxas, mas muito menos do que os Magos.

Creio que os três Magos eram sim praticantes de magia, tanto que suas oferendas ao menino Yeshua foram ouro, incenso e mirra, além do conhecimento que tinham em Astronomia, já que conheciam exatamente a estrela que deveriam seguir.

O ouro sempre foi considerado um expansor de energia e o grande objetivo dos alquimistas, que era encontrar a Pedra Filosofal, que transformaria qualquer metal em ouro.

O incenso era considerado como o elemento que conduziria as orações dos fiéis até Deus, passando pelo quinto elemento, o éter.

A mirra é derivada de uma árvore que só crescia no Oriente Médio e era usada como um balsamo para curar feridas e diminuir o odor dos mortos.

Dizem que a mirra era usada no embalsamamento dos faraós e era um dos componentes dos perfumes secretos de Cleópatra, ou seja, pura alquimia.

Tem muita coisa que dizem e um desses ditos, é que esses três Magos hoje fazem parte da Fraternidade Branca.

Seja como for, eu continuo sentindo uma enorme atração pelas figuras do Magos que visitaram o menino Yeshua e foram muito bem recebidos pelos anjos, e pela Sagrada Família, que aceitou os seus presentes.

Que eles nos visitem em nossas casas, nos abençoando e ofertando presentes.

Que assim seja e assim se faça!



 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Rosana Ferraz Chaves   
Oraculista, sensitiva e escritora. Se dedica aos estudos de anjos, baralhos e tarots antigos, ministra cursos de oráculos, neurolinguística. Desenha mandalas e cria perfumes mágicos em seu atelier. Autora do livro Magid - O encontro com um anjo.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa