A EPÍSTOLA DE TIAGO (Cap I à V) Parte I, cap I e II
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Autor Rhahmita Jordao
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 4/12/2010 2:07:48 AM
A EPÍSTOLA DE TIAGO (Cap I à V) ( Texto dividido em duas partes: Parte I, Cap I e II e Parte II, cap III à V)
A Antroposofia do Livro-carta de Tiago.
(Comentado por Rhahmita Jordão).
Primeiramente, é importante definir o que é Antroposofia. Segundo Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia, ela é definida como "um caminho de conhecimento para guiar o espiritual do ser humano ao espiritual do universo." Ver, https://pt.wikipedia.org/wiki/Antroposofia. No site o autor diz que ele a apresenta como um caminho para se colocar em busca da verdade que preenche o abismo historicamente criado desde a escolástica entre fé e ciência. Em seguida devo colocar minha própria analise do Livro-Carta de Tiago, a partir das observações e questionamentos por mim salientadas.
Deixo claro que não sou uma estudiosa da Bíblia. Apenas, ultimamente, tenho lido alguns livros, especialmente, os do Velho Testamento, com a finalidade de buscar um melhor entendimento das escrituras biblicas e sua relação com a gênese e a história da humanidade. Também é importante alegar que ainda engatinho no conhecimento filosófico, apesar de possuir um espírito questionador da existência humana como um todo.
Lendo Tiago e só Tiago, apesar das citações a outros livros do Novo Testamento, e das referências históricas feitas a passagens do (VT), pego-me entrigada a questionar. Noto na sofisticação linguística do autor, nos termos refinados, usados na carta, que Tiago possuia uma formação filosófica, histórica, de um sujeito de conhecimento e um profundo pesquisador. Lí e reli três vezes o livro, e a pergunta principal que me ocorreu é: quem é esse Tiago?
Nem me dei conta que existiram vários Tiagos daquele tempo. Lembrava apenas do Tiago, discípulo de Jesus, ou ‘meio irmão de Jesus. Conversando com minha amiga Sophye, que me esclareceu haver mais de um Tiago. Nem lembrava que ele era ‘um pescador.
A Carta de Tiago chamou-me a atenção para o fato de haver pouquíssimas citações ao Mestre Jesus Cristo, principalmente, sendo ele um discípulo, o que me fez deduzir tratar-se mais de estudioso das ciências historicas, filosóficas e religiosoas do que de um religioso.
A Carta, no Capítulo I, é dirigida as ‘Doze Tribos que estavam ‘dispersas e cita-o como ‘servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo. Convida os ‘Seus Irmãos a não cair em tentação e a ter paciência, assim como, em caso de falta de sabedoria, pedi-la a Deus, que poderá dá-la a todos, incondicionalmente. Fala da importância de pedir com fé, questionando aqueles que duvidam, que tem idéias duplas, os inconstantes. Questiona os ricos e as aparências, e insiste que resistam as tentações do mundo, das coisas materiais, e que não responsabilizem a Deus por se deixarem tentar (corromper). Ele refere-se a Deus como o "Pai das Luzes" onde não há mudança, nem ‘sombra de variação.
Propõe que o homem ouça mais que fale, e que pense entes de se irritar, ao citar no versículo 19 do Primeiro Capítulo, as seguintes palavras; "tardio para falar, tardio para se irar". Ordena que sejam cumpridores das palavras de Deus e não apenas ouvintes esquecidos; que não se enganem com falsos discursos e que atentem bem para a ‘lei perfeita da liberdade, que persevere para ser ‘bem-aventurado no seu feito. Ele enfatiza que os que se dizem religiosos, porém não refréia a língua, engana seu próprio coração e a religião deste é vã e afirma que a verdadeira religião, a ‘religião pura e imaculada para com Deus e a generosodade, a compaixão, e a não-corrupção, a ética.
Continuação, Parte II Cap III e IV. (A EPÍSTOLA DE TIAGO (Cap III à V)
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