Menu
Somos Todos UM - Home

A EXPLICAÇÃO DOS JEJUNS - Por: Helena P. Blavatsky

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Amigos da Teosofia

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 2/24/2013 11:15:10 AM



:: E Outros Fragmentos Teosóficos Sobre Alimentação ::




Autor: Helena P. Blavatsky





000




Reproduzido do boletim eletrônico "O Teosofista", de maio de 2008.





000




A explicação dos jejuns está na superfície. Se há uma coisa que paralisa mais que as outras o poder da vontade no homem e portanto prepara o caminho para a degradação física e moral, é a falta de moderação ao comer: "gula, o pior dos sete pecados capitais". Swedenborg, um clarividente nato, em seu "Stink of Intemperance" ("O Mau-Cheiro da Intemperança"), conta como os espíritos amigos seus reprovavam-no por um erro acidental que o levasse a comer em excesso.


A promoção de jejuns anda de braços dados com a promoção de festas. Quando é provocada uma tensão muito severa nas energias vitais ao exigir demasiado da máquina digestiva, o único e melhor remédio é deixar que o organismo descanse por algum tempo e se recupere o melhor possível. A terra exausta deve ficar sem lavoura até que possa abrigar um novo plantio. Os jejuns foram criados apenas para corrigir os males da comida em excesso. Esta verdade fica clara quando se considera o fato de que os budistas não promovem jejuns entre eles, mas são
convidados a seguir pelo caminho do meio e portanto "jejuar" diariamente toda sua vida.



Um corpo sobrecarregado por excesso de comida, seja qual for sua variedade, é sempre presidido por um cérebro abobalhado, e a natureza cansada necessita do repouso do sono.



Também há uma vasta diferença entre a comida nitrogenada, tal como a carne, e a comida não-nitrogenada, tal como as frutas e os vegetais de folhas verdes. Alguns tipos de carne, como a carne de boi, e de vegetais, como os feijões, têm sido sempre proibidos aos estudantes de ocultismo; não porque alguns destes alimentos seja mais ou menos sagrado que os outros, mas porque embora sejam talvez altamente nutritivos e fortalecedores do corpo, o seu magnetismo tem um feito desvitalizante e que impede as funções do "homem psíquico".



[Traduzido de "Collected Writings", H. P. Blavatsky, TheosophicalPublishing House, Adyar, Índia, volume IV, 718 pp., ver pp. 296-297. Publicado
inicialmente em "The Theosophist", Adyar, January 1883. p. 88. Título original: "The Rationale of Fasts".]



0000





Três Fragmentos Teosóficos Sobre Alimentação:




1.   De um Raja-Iogue dos Himalaias, a um discípulo leigo ocidental que morava na Índia:


2.   "Você usa demasiado açúcar em sua comida. Quanto a frutas, pão, chá, café e leite, use-os tão livremente quanto quiser, mas nada de chocolate, gorduras ou massas, e só muito pouco açúcar. A fermentação produzida pelo açúcar, especialmente neste seu clima é muito prejudicial."





( "Cartas dos Mahatmas Para A. P. Sinnett", edição em dois volumes, Ed. Teosófica, Brasília, 2001, Carta 72, volume I, p. 337 )



3.   De um Raja-Iogue dos Himalaias, a dois discípulos leigos ocidentais:



4.   "E quanto mais açúcar refinado, maior a fermentação produzida no estômago e mais vermes."



("Cartas dos Mahatmas Para A. P. Sinnett", Ed. Teosófica, volume II, p. 388.)



3. De H. P. Blavatsky:



"De todas as dietas, o vegetarianismo é certamente a mais saudável, tanto por razões fisiológicas quanto por razões espirituais, e os habitantes da Índia deveriam atender o enfático apelo feito recentemente (...) e organizar sociedades ‘vegetarianas, ao invés de ajudar no assassinato de animais inocentes."




( "Collected Writings", H. P. Blavatsky, Theosophical Publishing House, Adyar, Índia, volume IV, 718 pp., ver p. 299. Publicado inicialmente em "The Theosophist", Adyar, January 1883, p. 91.)



000



Visite sempre www.FilosofiaEsoterica.com, , www.TeosofiaOriginal.com e www.VislumbresDaOutraMargem.com .



Acompanhe nosso trabalho no Facebook . Siga-nos pelo Twitter .




Para ter acesso a um estudo diário da teosofia original, escreva a [email protected] e pergunte como é possível acompanhar o trabalho do e-grupo SerAtento.



000




Texto originalmente publicado em www.FilosofiaEsoterica.com .


https://www.filosofiaesoterica.com/ler.php?id=573





Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Amigos da Teosofia   
-- Uma Filosofia Universal -- Conheça a filosofia universal que ensina a arte de viver em paz. Elimine gradualmente as fontes de ansiedade e sofrimento. Ponha em movimento as causas do bem-estar interior. Leia sobre a visão de mundo que está construindo a civilização da fraternidade.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa