A MORTE E A TORRE: ARCANOS DE TRANSFORMAÇÃO
.jpg)



Autor Sueli Ambrosio
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 4/20/2010 5:48:12 AM
Há algum tempo não escrevo. Não foi por falta de inspiração ou de oportunidade. Alguma coisa dentro de mim precisava amadurecer. Tomar uma direção, um significado. Algo como o Arcano XII do Taro, O Enforcado ou O Pendurado.
Parece que fiquei um tempo infinito pendurada com a cabeça para baixo, na tentativa de entender o avesso do mundo, essa época tão conturbada em que vivemos. Não se pode contar o tempo, nada a fazer a não ser esperar. É quando vem o insight, aquela lucidez que nos coloca prontamente em pé.
Nesse momento, começamos a entender o próximo Arcano do Taro, o XIII, A Morte. Ela não vem completar o sacrifício do Enforcado, ela é o sinal da mudança que começa a remexer nossa vida. Olhar o que já passou o que ainda retemos em nossas mãos e o que é preciso abandonar.
Na maioria das vezes não se consegue ter essa percepção: queremos sair do longo exílio da alma, aquele período em que fomos forçados a parar, e entrar prontamente em outro ciclo. Apenas dar uma melhorada no que não conseguia administrar e continuar o caminho, correr atrás dos sonhos antigos.
Não aceitamos mudanças, a vida tem que continuar como sempre foi, como queremos que ela seja e não se discute mais. Retomamos a caminhada cheia de obstáculos, dispersamos nossa energia, nos estressamos e sofremos por não conseguir chegar onde queremos. Mas não desistimos.
O Arcano XVI, A Torre, vem facilitar esse trabalho. Se não vamos pelo amor, vamos pela dor. A mudança acontece à nossa revelia, aquele impacto que joga tudo no chão para nos lembrar do trajeto do Enforcado. E a Torre diz: "Eu avisei, mas você não me ouviu". Dessa forma, somos arremessados pela ação da Torre, e tudo o que tentávamos manter, até então, vai pelos ares. Essa ação pode vir na forma de uma doença que nos obrigada a rever nossa vida, ou uma separação violenta e repentina de tudo que agarrávamos e defendíamos com unhas e dentes.
Estamos, creio eu, presenciando a ação devastadora da Torre em todos os âmbitos do Planeta. A Terra treme sem parar, os vulcões explodem, as águas avançam e o Homem se esqueceu do significado do arcano A Morte (O Arcano XIII) que gritava anunciando profundas mudanças no sistema de vida humana.
Agora vamos pela dor.
Para chegar ao Arcano XVII, A Estrela, a que nos dá a esperança, a luz no fim do túnel, é possível que tenhamos que ficar mais um bom tempo pendurado de cabeça para baixo até entendermos o avesso do mundo. Avesso que o próprio Homem criou. Quem sabe quando nos depararmos novamente com A Morte (Arcano XII), estaremos preparados para ouvi-la, abraçar e realizar todas as mudanças necessárias; limpar nosso árido campo de todas as coisas que não servem mais; exercer o desapego, semear e deixar o verde da Esperança brotar.
Quando a Torre vier exercer sua ação novamente, na continuidade do ciclo, poderá ser apenas uma libertação, uma passagem suave, pois já esperávamos a sua chegada.
Ao vislumbrar essa ligação do arcano XIII - A Morte com o arcano XVI - A Torre, foi o insight para colocar-me em pé, sair da estagnação do Enforcado. O arcano A Morte, em nossa trajetória, vem transformar nossa vida, nos livrar daquilo que sabemos não servir mais e se ficar retido nos impedirá de receber o novo que só a transformação pode proporcionar. É necessário estar atento a esse processo, pois, ao aceitar as mudanças, o arcano A Torre somente terminará a transformação e nos libertará. Caso contrário, ela fará o serviço por si própria e o resultado poderá ser nefasto.
Oxalá que todos tivessem essa percepção a tempo de evitar que o mundo seja transformado pela força da Torre. Talvez ainda haja tempo, se saírem desse longo exílio da alma.
Namastê.









Pedagoga, Especialista em Gestão Educacional, lecionou Filosofia na Rede Pública Estadual. Intuitiva e estudiosa do Tarô, busca por caminhos que mostre uma realidade mais passivel de ser transformada por meio da espiritualidade. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |