Menu
Somos Todos UM - Home

A nova consciência do marketing e das organizações

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Ricardo Keller

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 22/09/2013 15:07:26


Hoje, ser empresário ou um profissional de marketing bem sucedido, é muito mais que abrir seu capital, que vender produtos de qualidade potencializando o marketing mix ou os 4P´s obtendo lucratividade.

Já entendemos que se trata de vários P´s ( Phocus, Positioning, People, Providers, Post-Place, Protection), como muito bem ampliado pelo Francisco Madia (Madia Marketing School).É necessário ir além dessa conscepção, temos que agregar valor a toda a cadeia de distribuição, ou seja, todos os participantes, devem se beneficiar mutuamente, com sustentabilidade e compreensão dos novos consumidores, suas expectativas e como interagem com as marcas e comunidade. O cliente deve estar no foco central da estratégia no foco do cliente, claro, mas também os demais participantes e colaboradores que interagem nessa cadeia de suprimento. Um colaborador que faz ou vende um determinado produto, serviço ou solução, deve antes acreditar nele, consumi-lo, para poder divulgá-lo. Some-se a isso a efervescência das mídias sociais, marketing viral, marketing boca-a-boca. Quer melhor indicação do próprio usuário?

Não basta mais pensar em termos de posicionamento, marca e diferenciação. É uma questão também de identidade, integridade e imagem (3i´s comentados no livro Marketing 3.0 de Philip Kotler), para conquistarmos o coração, a emoção dos consumidores, a ponto de se tornarem brand lovers, seguidores ou evangelizadores.
O marketing que gira em torno de 3 principais disciplinas, que são, gestão de produto, gestão de clientes e gestão de marcas, agora tem o desafio de além de agregar valor, atribuir significado , perceber e tratar o seres humanos como plenos, como integrais: com mente, coração e espírito, não somente com o corpo.

Agora adentramos na era do conhecimento, num cenário globalizado, na era da participação e sociedade criativa, a qual se disponibiliza como co-criadora. “Essas três forças transformam os consumidores, tornando-os mais colaborativos, culturais e voltados para o espírito”, conforme Philip Kotler explica em sua obra. Esse conceito é muito bem explicado por Stephen Covey ( leia Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes e O 8º Hábito, da Eficácia à Grandeza).

É fundamental a percepção do desenvolvimento sociocultural e os impactos causados na sociedade, e obviamente no ambiente. As perguntas essenciais que sempre devemos fazer antes de qualquer projeto, O QUE?, POR QUE?, PARA QUEM?, QUANTO?, ONDE? E COMO?, devem se estender ou se integrar à consciência do que isso ou como isso vai realmente melhorar a vida das pessoas e o ambiente em que vivem.


Phillip Kotler amplia a ciência do marketing para o Marketing 3.0, onde leva-se em conta os impactos na sociedade, assim como Peter Drucker sabiamente já percebia que as empresas bem-sucedidas não começavam seu planejamento pelo retorno financeiro, mas antes pela realização de sua missão, tendo como retorno financeiro a resultante de suas ações .

Entre tantos desafios que os empresários se vêm hoje, cabe a cada um, assim como a cada cidadão “ser a mudança em si que espera do mundo”, como foi pregado por Gandhi, ou seja, a responsabilidade é nossa, começa comigo, com você, com cada ser , cada indivíduo, assim como a ação. Não devemos esperar dos outros, dos governantes, dos líderes religiosos, tal ação, muito embora saibamos que eles deveriam estar liderando tal mudança.

Há muitos exemplos interessantes de pessoas, líderes, empresários, que já estão iniciando esse processo de mudança, a começar mudando a consciência, depois agindo em conformidade e em seguida, impactando positiva e construtivamente na vida das pessoas, na comunidade, contribuindo com um Mundo melhor. O conceito triple bottom line, viabilidade econômica, consciência ambiental e responsabilidade social tem sido bem empregado por muitos empreendedores, marcas, empresas.

É o caso de Muhammad Yunus, Fundador do Grameen Bank, de Bangladesh, a maior instituição de microcrédito do mundo, e vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2006, autor de O Banqueiro dos Pobres e Um Mundo sem Pobreza – A Empresa Social e o Futuro do Capitalismo, que várias empresas voltadas para o mesmo fim, ajudar os pobres a terem independência financeira, contribuindo assim com a fim da miséria.
Sua visão de sustentabilidade e seu legado é digno de nota e inspiração para nossos líderes:

“Minha posição sobre qualquer tipo de programa assistencialista é que ele tem de ajudar as pessoas a sair dele. Não acredito que um programa que mantenha as pessoas dependentes do assistencialismo seja uma boa solução. As pessoas que estão em dificuldades precisam de ajuda – e é responsabilidade da sociedade, do governo, tirá-las dessa situação. Mas o programa deve permitir que elas possam, gradualmente, em cinco ou dez anos, tornar-se financeiramente independentes.” Vide entrevista: link, , EMI16649-15366, 00.html


Por traz de cada empresa, ou produto, existe um motivo, uma razão, uma missão e um ser humano que e a construiu ou a idealizou. Ou seja, em sua essência, há uma mente, um coração, uma inteligência. Assim para conseguirmos um resultado diferente precisamos mudar o que estamos fazendo ou o como estamos fazendo. É mudando a mente, a forma pensamento, que mudaremos os resultados e o mundo ao nosso redor.

Esse passo é individual, é uma escolha, ninguém pode fazer pelo outro. Começa dentro de cada um de nós. Juntos por um Mundo melhor.

Texto: Ricardo Keller

Ricardo Keller
Consultor de T & D
Coach Sistêmico e Terapeuta Holístico
______________________________________________
CONTEXTO URBANO
Treinamento & Desenvolvimento Humano

Cel.: 9-4229-8181 Tel.: 55 11 4112-3455
[email protected] Skype: ricardokellersc
https://www.facebook.com/CONTEXTOURBANOBR



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Ricardo Keller   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa