A Pedagogia do Autoconhecimento - I

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Amigos da Teosofia

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 01/09/2012 11:20:51




https://www.filosofiaesoterica.com/

A Pedagogia do Auto-Conhecimento


 

A Paz Interna É Uma Questão de Equilíbrio    

Robert Crosbie    

000000000000000000000000000000000000000000  

Esse  texto foi publicado originalmente, sem título específico,

como "Carta trinta e três", na seção "The Spirit in the Body"

do livro "The Friendly Philosopher", de Robert Crosbie,

The Theosophy Company, Los Angeles,  EUA, 1945, 416 pp. ;

ver pp. 94-97. As  notas dos tradutores são  marcadas  com  "NT".  

000000000000000000000000000000000000000000      

Do ponto de vista intelectual, a verdade explica; de um ponto de vista mais elevado, cada um contém a verdade dentro de si mesmo, e de fato é a Verdade.  O ponto de vista intelectual é microscópico; o outro é  a própria visão. "A grande dificuldade a ser vencida é o registro do conhecimento do Eu Superior no plano físico."  Isso não pode ser feito pelo intelecto, embora o intelecto possa colocar a casa em ordem. Patañjali [1] diz quais são os "obstáculos"; Manas [2] tem que se ver livre deles para que "o caminho do Senhor" que traz a Verdade e o Conhecimento possa ficar desimpedido.  Ele está esperando,  observando, trabalhando. "Veja, eu estou à porta e bato."  Nada mantém o conhecimento longe de nós, exceto o modo como opera a nossa mente inferior.  Não podemos  reclamar de coisa alguma, se não  tornamos a mente adequada ; mas a Teosofia, uma vez aplicada, nos leva à Verdade que é nós mesmos.  O serviço altruísta é o grande clarificador.  

Você fala do equilíbrio de forças. Em que relação? Talvez você se  refira ao "contínuo ajustamento das relações internas às relações externas",   que é a base do renascimento ;  as duas coisas devem ser subjugadas antes que a liberdade possa ser obtida.  Em tal caso, essa é Kundalini - o poder ou força que se movimenta em um caminho em espiral ; é o princípio vital Universal,   que se manifesta em todas as partes da natureza.  Essa força inclui as duas grandes forças da atração e da repulsão; a eletricidade e o magnetismo são apenas manifestações dela.  Hermes diz: "os gênios  [3] têm, então, o controle das coisas mundanas, e os nossos corpos servem a eles como seus instrumentos . . . . mas a parte razoável da alma [4]  não está  sujeita aos gênios ; ela está destinada à recepção do Deus que a ilumina com um raio de sol, porque nem os gênios nem os deuses têm qualquer poder na presença de um simples raio de Deus. Mas todos os outros homens, como Alma e como corpo, são dirigidos por gênios, a quem eles se apegam e cujas operações eles influenciam."

Se as forças estão equilibradas, deve haver algo em torno do qual  o equilíbrio é obtido; e nada que possa ser movido pelas forças poderia servir.  Há apenas um fator impossível de mover -  o Eu Superior.   Os equilíbrios transitórios podem ser obtidos mas não podem ser mantidos.  Os altos e baixos a  que todos estão sujeitos ; às vezes psíquicos [5] , às vezes mentais, e às vezes fisiológicos ; ocasionalmente, todos os três ao mesmo tempo.  Esses devem ser necessariamente os vários ajustes, ou "equilíbrios de  forças" que estão em um constante processo de variação.  Há, é claro "devachans" nos intervalos. [6]  O mesmo e velho processo.

Não me surpreende que você descubra "algo" nas salas teosóficas - e algo em algumas ocasiões mais forte que em outras. A ajuda vem frequentemente quando é menos esperada,   e é provavel que venha a aquele lugar onde o trabalho realizado  merece ajuda. Como as salas são destinadas exclusivamente para a Teosofia, haveria menos obstáculo lá  que em outros lugares, para um tal auxílio.   Você está certo: o indivíduo deve crescer até chegar a  aquele estado em que ele não busca nada para si mesmo, mas encara tudo o que acontece como a coisa mais desejada. Não há espaço para desejos pessoais nisso.

Em relação à pouca percepção que a mente tem das coisas: o que nós queremos não pode ser obtido através de ansiedade, dúvida, medo, impaciência, expectativas de que já é tempo de que algo venha até nós, e assim por diante.  Esse último fator é a busca por recompensa. Decida-se a continuar como você está  durante cem vidas, se necessário,  e continue. Os obstáculos devem ser vencidos,   se queremos que aquilo que é obstaculizado ocorra.  Todo o outro estudo é bom, necessário e preparatório.Unidade-Estudo-e-Trabalho são a trindade neste plano.  Universalidade, Sabedoria e Serviço formam a trindade superior. Você é o Único que está abrindo caminho para a trindade superior através da trindade inferior. 

Cnntinuação: A Pedagogia do Autoconhecimento IIhttps://www.somostodosum.com.br/clube/artigos.asp?id=31796

 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Amigos da Teosofia   
-- Uma Filosofia Universal -- Conheça a filosofia universal que ensina a arte de viver em paz. Elimine gradualmente as fontes de ansiedade e sofrimento. Ponha em movimento as causas do bem-estar interior. Leia sobre a visão de mundo que está construindo a civilização da fraternidade.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok


Energias para hoje





publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok

 



Obrigado

© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa
  Menu
Somos Todos UM - Home