A Pedagogia do Autoconhecimento - II

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Autor Amigos da Teosofia

Assunto Espiritualidade
Atualizado em 9/1/2012 11:13:32 AM


Nós aprendemos através da experiência. A confiança  dá coragem - ela é a coragem. Depois de algum tempo,   nós percebemos que a Lei vai agir, apesar de qualquer sentimento que possamos ter. E nesse trabalho as coisas ocorrem de modo muito peculiar - que não pode ser avaliado pelo processo convencional.  Pelo menos, essa tem sido a minha experiência.



A  atenção que é  dada ao que você fala na reunião resulta primeiramente da força intrínseca da verdade, mas grande parte vem também da convicção que alguém tem durante a apresentação,   assim como da forma usada.  Você possui essa tríade.  O principal fator a ser minimizado  é qualquer coisa que você tenha de prolixidade. É só uma questão de manter a mesma linha no sentido de produzir mais e melhor.  O sentimento de que "eu estou fazendo algo" é natural.  Mas é muito melhor "deixar o guerreiro em você travar a luta". Pense no Mestre como um homem vivo em seu interior ; deixe que  Ele fale através da boca e desde o coração. A força  mostrada não é a força da personalidade, porque, como ocorre com uma organização, a personalidade é só uma máquina voltada para a conservação de energia e para colocar a energia em ação. Por que dar atenção a outras coisas?



O hábito geral é o de pensar primeiro em nós mesmos,   e depois nos outros. Revertamos esse hábito -  pensemos pouco e por último em nós, em relação a qualquer coisa que tenhamos que dizer ou fazer.  Nos encontros, adotemos o ponto de vista de que estamos lá para dar o que pudermos aos que vieram, ao invés de olharmos para os presentes como se eles estivessem lá para ouvir-nos.  Judge às vezes dizia: "Vocês não devem pensar que eu sei todas essas coisas; estou apenas dizendo a vocês com conhecimento de causa que elas existem,   e que estou convencido de que elas são verdadeiras."  Cada um de nós deve chegar à convicção através do estudo e da aplicação do conhecimento.  Não há outra maneira.



Como sempre,   R. C.





NOTAS:



[1] "Aforismos de Ioga", de Patañjali, na versão de William Q. Judge.  (NT)



[2] Manas (sânscrito)  - a mente. (NT) 



[3]  O termo "gênios", aqui, significa genericamente "forças sutis", energias  invisíveis aos olhos.  (NT)



[4]  A parte razoável da Alma, isto é, a Razão, é o Eu Superior, a Alma Imortal. (NT)



[5] A palavra "psíquico" neste contexto se refere à natureza oculta do ser humano, à sua constituição sutil, e não ao campo de estudo da psicologia moderna convencional.  (NT)



[6] Devachans -- estados de bem-aventurança. (NT)



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