Alimentos da Alma
Atualizado dia 7/1/2009 5:41:49 PM em Espiritualidadepor Sandra Moraes Altmann
Não é como aquela marca deixada na pele, no cabelo, ou até mesmo no nosso comportamento; nem mesmo na expressão das palavras, que muitas vezes são por nós disfarçadas. Uma dor ou uma emoção só se mostra verdadeiramente nos olhos. Tanto que às vezes somos incapazes de escondê-las por mais que tentemos. Você já tentou conter uma lágrima que brota quando a lembrança de alguém muito querido, que já não esteja mais entre nós, toca seu coração?
Isso é o que eu chamo de dor da alma. É aquela que nasce da saudade por causa da distância de alguém muito querido, da decepção pela atitude de alguém em quem depositávamos total confiança, ou daquela conquista tão esperada em nossa vida que apesar de todos os nossos esforços ainda não chegou. Isso porque costumamos criar expectativas demais, o que acaba muitas vezes nos deixando presos em nossos fracassos.
Tudo faz parte do grande aprendizado chamado "Vida". E nossas atitudes são as respostas às nossas lições diárias que alguns levam mais e outros menos tempo para aprender. Acho que isso depende do grau de teimosia de cada um.
O importante é saber que não estamos aqui para aprendermos a sofrer e, sim, para sabermos lidar com nossas emoções, pois é disso que depende o equilíbrio de nossos sentimentos.
Saiba que é normal sentirmos raiva, tristezas ou decepções, mas o que não podemos é alimentá-las. A raiva alimentada pode virar ódio, a decepção constantemente lembrada pode construir barreiras de isolamento, pois assim nos fechamos para não corrermos mais o risco de tê-las novamente, eliminando assim grandes oportunidades de conhecermos pessoas e situações melhores. E, finalmente, a tristeza que se for alimentada diariamente causa desequilíbrios físicos, mentais e espirituais, podendo trazer a pior de todas as doenças que é a falta de vontade de viver; resumidamente, falta de fé.
Saiba que cada vez que você deixar de acreditar na vida, estará deixando de acreditar em Deus que é o grande criador. Imagine que alguém lhe deu um lindo presente, dentro de um belo pacote, com um laço de fita maravilhoso, expressando todo o amor e carinho que tem por você. E ao receber o pacote, além de nunca se lembar de agradecer, ainda o deixa descuidado num canto sem ao menos abrí-lo. Até que um dia ele esteja desgastado pelo tempo, o suficiente para se desfazer dele, como se fosse algo sem valor algum. Pois o tempo passou e você nem percebeu, porque estava ocupado demais com suas tristezas e desilusões.
Já pensou como essa pessoa iria se sentir ao ver sua atitude? Pois é assim que o Criador se sente quando você se deprime e fica alimentando sentimentos negativos e deixando, com o pessimismo, de enxergar tudo de bom que Ele criou pra você e chamou de "Vida".
Desapegue-se do passado e preocupe-se menos com o futuro, pois essa é a única maneira de viver verdadeiramente o presente. Ame-se em primeiro lugar, porque assim estará dando a maior e mais pura prova de amor a Deus.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 6
Conteúdo desenvolvido por: Sandra Moraes Altmann Sandra Moraes atende com hora marcada utilizando as Cartas Xamânicas, esclarecendo dúvidas e orientando e esclarecendo através de seu mentor sobre diversos assuntos. Tel: (11) 4604 5121 / (11) 9907 3432 e-mail: [email protected] E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |