Amadurecendo e mudando com a vida - Parte 1



Autor Rodrigo Durante
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 8/22/2013 4:22:56 PM
Que a infância é a parte mais maravilhosa de nossas vidas isso ninguém duvida... e o quanto ela passa rápido todos temos certeza. Talvez seja por isso que tentamos até o último suspiro de nossas vidas carregarmos conosco partes dessa época tão boa, tão espontânea e livre de preocupações. Alguns aspectos deste período são muito importantes, senão essenciais para uma vida saudável: a pureza, a brincadeira, a capacidade de sonhar, o dom de contornar obstáculos deixando que a imaginação nos guie até o próximo sorriso.
Porém, como não podia deixar de existir, há o outro lado da moeda, as partes não tão boas que resistimos em deixar e que nos atrasam e restringem nosso aproveitamento total do momento presente, com todas as ferramentas potenciais que trazemos e em perfeita integridade. São elas as nossas feridas, aprendizados e desejos mal resolvidos, resquícios da infância e adolescência que ainda precisam de resolução, cura e encerramento.
Quantas vezes não ouvimos alguém ou nós mesmos nos pegamos dizendo que as coisas poderiam ser mais fáceis, reclamando da família, do chefe, do governo ou até mesmo de Deus, que não correspondem às nossas expectativas ou que tudo deveria ser diferente. O que não queremos enxergar é que não são as coisas que tem que mudar, mas nossa postura em relação a elas. Amadurecimento é mudança.
Quando crianças, nossos pais é quem representavam a provisão e também o controle. Através deles recebíamos ou não aquilo que queríamos. Quando não correspondida a criança chora, fica brava e a sua maneira contorna a situação. Com o adolescente ocorre a mesma coisa, porém contra todo um sistema. Se identificam com os grupos e através deles tornam-se os desbravadores que com sua revolta desenvolvem a força para criarem a própria identidade.
Independentemente da idade, a verdadeira vida adulta se inicia então quando a pessoa consegue pegar esta energia da braveza infantil e da revolta adolescente e transformá-la em poder pessoal, na força necessária para assumir a responsabilidade por tudo o que está vivenciando negativamente em sua realidade e transformar-se naquele que é capaz de mudá-la.
Não existe nada mais poderoso em todo o universo do que a vontade do ser humano. O adulto íntegro e consciente é dotado de poder infinito. Aquele que ainda reclama e queixa-se das dificuldades ainda não é um adulto completo. Aquele que espera que as coisas mudem ainda coloca o poder fora de si, sentindo-se atado a limites imaginários, desculpas que arruma para não assumir o pleno poder e potencial que traz consigo.
O maior medo do ser humano é o medo do próprio poder, de sua própria força e grandeza. Por isso também a dificuldade de elevar a consciência acima do terceiro chakra. A origem disso vem de outros tempos, antigas civilizações que já pertencemos e por abusos deste poder termos causado sua completa destruição. Por isso ainda hoje manifestamos governos e religiões que nos oprimem e agem como se fossem nossos donos. Também sabotamos nosso poder através da culpa e da teimosia em realizarmos tudo do nosso jeito, de maneira que não precisemos confrontar nossos medos e feridas. Temos uma dificuldade imensa em lidar com os aprendizados que a vida nos traz e que nos levariam diretamente a vida adulta, ao nosso pleno potencial. Somos resistentes demais em mudar nosso pontos de vista. (continua na parte 2 - clique aqui)
Parte 2 - clique aqui, vale a pena!









Aprendendo a ser feliz e compartilhando tudo o que me faz bem! Atendimentos e workshops. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |