Amar e ser amado
Atualizado dia 4/1/2012 11:16:08 PM em Espiritualidadepor Bernardino Nilton Nascimento
Em outros tempos, um homem, ao desejar uma mulher, roubava-lhe a dignidade e a possibilidade de uma escolha livre e apaixonada, pois o prazer se encontrava apenas à mercê desse nobre guerreiro. E a mulher, por vezes, chegava até a amá-lo, mas apenas por respeito ao senhor que amavelmente a tratava.
Atualmente, mulheres e homens trabalham em pé de igualdade, e a situação financeira passou a ter um peso muito grande nas questões emocionais. A mulher não depende mais do homem. Ela trabalha. Mas a realização completa se dá pela satisfação de um conjunto de fatores, e o amor é um deles. O homem, salvo exceções, acredita que o dinheiro é o passaporte para o prazer e para as conquistas, tornando o amor inversamente proporcional ao poder.
Na verdade, os amores escravos trazem pouca felicidade, são sufocantes. Ninguém pode ser suportado, mas escolhido. A conquista só trará alegrias duráveis se for livre, e sendo livre o amor se torna mágico, sublime.
Também posso dizer que o amor não é estático. Ele precisa de movimento, de renovação, pois o tédio sempre ronda as relações e se aloja ao menor sinal de acomodação. Ele é inimigo do prazer. Quanto mais prazer, menos tédio. Para homens e mulheres é difícil se fazer amar quando se tornam escravos dos olhos, dos pensamentos e das escolhas.
Amor, onde está sua vitória senão deixar-se ser amado? Onde anda sua vitória senão amar? O amor romance, o amor desejo, o amor prazeroso permite que a mulher e o homem levem uma vida sem as escolhas dos olhos, sem as escolhas dos pensamentos calculistas, querendo uma vida fácil. Ele quer que o coração fique livre para as escolhas serem realizadas pelo prazer, pelo desejo de viver um grande romance, que pode ser durável ou não, porém, vividos em seus mais belos momentos.
O que é uma história de vida sem os momentos, sem as paixões? Melhor viver momentos de felicidade e depois sofrer por amor, do que não tê-los vividos.
Um coração delicado vive com prazer, que, sendo interiormente livre, parecem melhor protegidos que outros. O prazer de amar, com suas ousadias, tem mágicos momentos de carinho. Estando o coração em estado de êxtase, ele age de forma a agradar uma pessoa que se estima infinitamente. Estamos sempre a nos estudar, todos os dias, para encontrar os meios de descobrir como agradar a pessoa desejada. Quantos não estão neste momento à procura de uma conversa, de um momento de carinho?
Os olhos se iluminam e se apagam num mesmo instante, e ainda que não se consiga ver esse tempo que aparece entre a luz e a escuridão, não conseguimos sentir esses momentos de escuridão como uma coisa ruim. No amor, também existem momentos de luz e escuridão, porém, o verdadeiro amor também não percebe esses momentos. Deixamos passar a escuridão como o piscar dos olhos. Isso é amor, isso é amar e deixar-se amar. Devemos ter a satisfação de sentir todos os dias o prazer de fazer valer os sonhos do outro, que tão bem os merece.
Para salvar o amor é necessário renunciar aos preconceitos e fazer-se amar. Os amores cerebrais, tão belos em seus primeiros momentos, não podem durar. “Quanto mais longo for o caminho percorrido pelo amor, mais um coração delicado sente prazer”. Ainda se faz necessário que esse caminho, depois de muitas voltas encantadoras, conduza ao seu fim, sem sofrimento, deixando-se apenas desmanchar-se no ar.
Quem pode, então, ensinar um jeito de amar? Algum tipo de receita? Rituais de feitiçarias? Os poemas de amor, as músicas apaixonantes, os contos de fadas... Não, nada adianta sem o tempero do desejo de ver e fazer alguma coisa para seu amor se sentir feliz. Quando um deseja a felicidade do outro, nada poderá substituir os momentos de prazer, de troca e de carinho.
O que será necessário fazer para que alguém o ame? Usando o método das seduções. O maior deles é mostrar-se atencioso, carinhoso e dedicado à realização dos desejos.
O adereço tem por objetivo chamar a atenção para aquele ou aquela que o atrai. Os animais, para chamar a atenção desejada, são os que mais graça fazem. Eles não se preocupam com os demais. Um tenta aparecer mais que o outro, um tenta seduzir mais que o outro. O ser humano, algumas vezes, tem um comportamento igual, mesmo sabendo que aparentemente está sendo ridículo. Porém, para conquistar pequenos momentos de prazer e de amor, tudo vale.
Talvez a virtude de agradar, de fazer valer de alguma forma, de presentear, seja diferente de qualquer outro. Todo apaixonado procura mostrar as suas virtudes. Os temas variam até o infinito. Alguns tipos de pássaros mergulham diante do ser amado, trazendo do fundo dos açudes ervas aquáticas para oferecê-las em homenagem, mesmo que isso requeira das suas asas molhadas grandes esforços. Porém, nenhum esforço é suficientemente grande para presentear a pessoa amada.
A maior das virtudes amorosas pode estar na segurança. Tanto o homem quanto a mulher possuem essa virtude quando se doam em sacrifício, ou não, ao seu amor. A luta para realizar os sonhos, os anseios, os desejos um do outro, deve estar presente, verdadeira, clara e estampada em seu coração, a transparecer nas suas expressões.
BNN
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 143
"Não seja um investigador de defeitos, seja um descobridor de virtudes"./ "Quando a ansiedade assume a frente, as soluções vão para o final da fila"./ "Quando os ventos do Universo resolve soprar a favor, até os erros dão certo". BNN E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |