As Incoerências na Busca Espiritual
Atualizado dia 3/31/2009 10:56:28 AM em Espiritualidadepor Marcos Spagnuolo Souza
Opondo-se à teologia, temos o pensar filosófico que racionaliza a relação de Deus com os homens apresentando os seguintes postulados: a) a consciência humana deve se elevar a Deus. b) o mundo é criado por Deus e tudo que ocorre é devido à vontade de Deus, pois Deus é onipotente. c) a consciência humana para ter acesso à verdade necessita da iluminação ou graça divina. d) a consciência humana somente percebe a verdade buscando-a em seu próprio interior.
As incoerências no aspecto filosófico se manifestam a partir do momento que acreditamos que a consciência humana deve se elevar a Deus transcendendo todo tipo de materialidade, mas estamos apegados ao nosso próprio corpo e as coisas do mundo material, pois o caminho da transcendência exige o pleno desapego. Quando temos como verdade que nada ocorre sem a vontade de Deus e vivenciamos a incoerência ao apontarmos erros nas pessoas, visualizamos o mal no mundo. Sabendo que a ampliação da nossa consciência ocorre devido à graça de Deus e passamos pela vida nos esforçando para termos consciência de Deus ou buscando Deus através do auxílio de pessoas que estão igualmente sujeitos à aflição, mesmo sabendo que tudo depende da vontade DEle. Outra incoerência é quando apresentamos um discurso que Deus está em nosso interior, mas não buscamos Deus através da introspecção e sim vivenciando rituais.
Existe também incoerência no caminhar metafísico a partir do momento em que depositamos confiança para encontrarmos Deus através de qualquer atividade ritualística, ações corporais ou entrega a qualquer organização mística exotérica ou esotérica. Incoerência é quando queremos ajudar o próximo e estamos perdidos e muitas vezes estamos psicologicamente pior do que as pessoas que queremos ajudar.
A ausência de incoerência para vivenciarmos Deus cessa a partir do momento em que comungamos o fluxo de uma energia que transcende todo discurso humano. A harmonia com o Grande Fluxo ocorre quando não pensamos, quando não agimos, quando não buscamos e quando não queremos. O Grande Fluxo é sentido pela alma e não precisamos de mestres, templos, rituais, buscas, leituras e sacrifícios. Para sentir o Fluxo divino devemos parar, ficar em silêncio e apenas sentir a paz. O Grande Fluxo não está dentro ou fora, não está lá ou aqui, simplesmente existe sem espaço e tempo.
Texto revisado por: Cris
Avaliação: 5 | Votos: 6
Conteúdo desenvolvido por: Marcos Spagnuolo Souza Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |