CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE



Autor Oliveira Fidelis Filho
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 10/25/2010 3:32:12 PM
"Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas." Jesus.
Às vezes comparo a Espiritualidade e a Ciência a dois intrépidos desbravadores que, movidos pelo desejo de novas e emocionantes descobertas, seguem pela historia abrindo novos caminhos e clareiras na expectativa de chegar, cada uma seu modo, o mais perto possível do Eterno Mistério.
Propositalmente opto pela Espiritualidade ao invés da Religiosidade, pois a historia, reiteradas vezes, deixa transparecer a incurável obsessão da religião em se opor à ciência em nome de Deus.
Não é só com a ciência que a religião possui dificuldade de se relacionar; entre as chamadas grandes religiões - Judaísmo, Cristianismo e Islamismo - a dificuldade de convivência tem se mostrado pouco amistosa e por vezes absurdamente desumana e belicosa. Na verdade, a religião separa muito mais do que religa ao preservar o incorrigível vicio de demonizarem-se mutuamente. Incontáveis são as expressões de intolerância, preconceito, julgamento, ódio e derramamento de sangue com os quais encharcam o santo solo da Mãe Terra.
Em função delas, o Mistério Insondável e Eterno, que de forma reducionista chamamos de Deus, é constrangido a satisfazer os caprichos institucionais, praxes, dogmas, teologias, doutrinas de suas respectivas crenças. Assim Deus se vê obrigado a se converter ao Judaísmo para satisfazer Judeus, ao Islamismo para satisfazer os muçulmanos e ao Cristianismo para satisfazer os cristãos. Como se não bastassem as grandes divisões, há incontáveis subdivisões em cada uma delas, o que leva a uma interminável tentativa de fragmentação do Uno. O Deus dos religiosos precisa ser infinitamente laico, flexível, além de possuir um invejável jogo de cintura que o permita ajustar-se a cada fragmento de pensamento teológico oriundo dos respectivos livros sagrados - Torá, Alcorão, Bíblia, etc. - com suas mais variadas, tresloucadas, disparatadas, ainda que sempre convenientes interpretações.
Quando penso em espiritualidade, em sua dimensão mais pura e plena, penso em Jesus, o Cristo, e quando penso em ciência, em seu avanço mais significativo, penso nos teóricos da física quântica. Vejo que o divorcio entre o Espírito e a Ciência caminha a passos largos para deixar de existir. A espiritualidade está se libertando das velhas formas religiosas. Por outro lado, a ciência está abandonando a visão materialista e mecanicista dos modelos que ainda norteiam a concepção da matéria e da forma, tal como concebemos a realidade.
Finalmente, Espiritualidade e Ciência caminham para se encontrarem no Eterno Logos, na Essência Elemental, no Eterno Mistério, na realidade (matéria/energia/ondas) Uno-presente, no Deus que permeia o Universo. Tal percepção começa a surgir do intrigante mistério de partículas subatômicas, tão invisíveis ao olho humano como invisível é para o coração, ainda não iluminado, a realidade divina. Tais partículas possuem atributos do Criador; entre elas, a capacidade de estarem presentes em vários - ou em todos - os lugares ao mesmo tempo.
Gosto de pensar em Jesus como um Mestre quântico também. Ainda que não tenha expressado em fórmulas abstratas os conceitos da atual e revolucionária ciência, na prática deu incontestáveis provas de seu domínio. Também por conhecê-la e antever o dia que a dominaríamos, declarou que faríamos as obras feitas por Ele além de outras maiores.
Percebendo a realidade para além da aparência, do que convencionalmente se crê verdadeiro no que tange ao mundo material, Ele manipulava a energia, reorganizava os átomos, remodelava as moléculas, criando novas texturas e formas. Assim transformava a água em vinho e multiplicava pães e peixes até o infinito, se desejasse. Curava o corpo e a mente, pois sabia que tudo é energia e ela pode ser manipulada. Fazia secar uma árvore e poderia fazê-la reverdecer; interferia no movimento dos ventos e das águas e de igual forma pode ter se comportado em relação ou fogo e a terra. Ressuscitou dos mortos, pois sabia que o espírito não morre podendo condensar-se na energia e esta em matéria, em suas infinitas formas, densidade e aparência. Era o que lhe permitia transfigurar-se, conversar holograficamente com Moises e Elias, estar em mais de um lugar ao mesmo tempo e atravessar paredes.
Pode-se fazer milagre guando não se está preso a crenças e pensamentos que limitam, distorcem ou cegam a visão da realidade, pois, como disse Jesus, "quando um cego guia outro cego ambos caem no buraco"; no buraco da incredulidade, das impossibilidades, da imbecilidade. Neste buraco, tanto a ciência como a religião já precipitaram gente demais e por tempo muito longo. Na prática, Jesus naturalmente dominava o que só agora a moderna ciência começa a perceber, ou seja, que o Universo é quântico, e possivelmente holográfico.
Seus milagres não são menos espetaculares por isso, entretanto, levam-nos a sonhar com o dia que, crendo de forma diferente em relação ao mundo material, cumpriremos naturalmente a suas profecias quando disse que faríamos as suas obras e maiores obras ainda faríamos.
Quando penso em suas obras, penso nas obras de amor, de compaixão, de misericórdia, de acolhimento, de reconciliação, de cura psicossomática, enfim, em obras banhadas de Amor, Luz, Paz e Alegria. Se fizermos as obras que ele fez nestas áreas, tudo será possível. Creio fielmente que a humanidade ainda fará tais obras e, como creio que todos as farão, certamente serão inquestionavelmente maiores em número e abrangência.
Tanto a visão materialista e mecanicista da ciência newtoniana como as crenças dogmatizadas e sistematizadas da religião legaram uma crença na imutabilidade em todos os níveis de percepção. Isso retira dos pensamentos a ousadia e os impede de alçar vôos para além das cercas delimitadoras. Jesus, entretanto, não se deixou condicionar e, também por isso, para ele tudo era possível. Por crer de forma diferente, pensava diferente e realizava coisas maravilhosamente diferentes, inexplicáveis do ponto de vista das certezas e dos conhecimentos então aceitos.
Quanto a Espiritualidade e a Ciência, folgo em ver as áreas de convergência surgidas nestes últimos anos. Teorias, descobertas, percepções e comprovações científicas e espiritualistas, alinham-se e convergem na direção do Eterno Mistério. Proporcionam congruência e fascinio aos que ousam crer, sentir e pensar, além dos limites da ciência e religião tradicional.









Teólogo Espiritualista, Psicanalista Integrativo, Administrador,Escritor e Conferencista, Compositor e Cantor. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |