Como está a sua Inteligência Espiritual (QS)?
Autor Alexandra Vasconcelos
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 05/10/2015 23:03:33
Você já ouviu falar em Quociente Espiritual? No início do século XX, havia a curiosidade apenas sobre nosso QI (Quociente de Inteligência Racional/Intelectual), quando surgiram vários estudos e testes psicológicos para mensurar a inteligência de um ser humano. Esses testes costumavam ser suficientes para classificar o potencial de uma pessoa. Então, em meados da década de 1990, Daniel Goleman realizou várias pesquisas com neurocientistas e psicólogos, levando-o a acrescentar um outro Quociente fundamental para o equilíbrio de nossas vidas: o Emocional (QE).
Também chamado de Inteligência Emocional, este é responsável por nos proporcionar empatia, motivação, compaixão e capacidade de reagir apropriadamente às situações da vida, tanto as prazerosas como as dolorosas. Ou seja, ele é fundamental para termos um relacionamento saudável com os outros e com nós mesmos. As pesquisas de Goleman revelaram, inclusive, que o QE é um requisito básico para o emprego efetivo do QI, pois, quando as áreas do cérebro que sentimos estão lesionadas, nós pensamos com menos eficiência. Essas informações estão bem explicadas e aprofundadas no livro QS, O “Q” QUE FAZ A DIFERENÇA. Nele, os autores Danah Zohar e Ian Marshall apresentam o conceito de Quociente Espiritual (Spiritual Quocient) como a inteligência com que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor; com a qual podemos pôr nossos atos e nossa vida em um contexto mais amplo, rico e gerador de sentido, podendo avaliar se um curso de ação ou caminho na vida faz mais sentido que outro. “O Quociente Espiritual (QS) é a fundação necessária para o funcionamento eficiente do QI e do QE. É a nossa inteligência final” (Zohar e Marshall, 2002).
Mas, quais são os sinais de que estamos desenvolvendo nossa Inteligência Espiritual? Pessoas com QS satisfatório tendem a ter uma forte conexão com a Fonte/Deus, gerando confiança nos processos da vida, mesmo os desagradáveis. Entendem que tudo acontece por uma razão maior, para aprendermos e evoluirmos, e que existe uma Inteligência Universal que nos apoia e ampara de formas que, muitas vezes, sequer conseguimos entender ainda. Esta relação com a Divindade prescinde de religião, é algo fundamentalmente espiritual. Quando nos entregamos aos mistérios da vida e confiamos na sabedoria da incerteza, as coisas fluem ao nosso redor.
Também é um indício da atuação do nosso QS quando nos sentimos plenos, unos com a Criação, a natureza e nossos semelhantes. Esta sensação de conexão nos leva a ter mais compaixão e respeito para com o meio ambiente, os animais e os outros seres humanos, libertando-nos dos preconceitos.
Sabemos que estamos no caminho do desenvolvimento da nossa Inteligência Espiritual quando temos consciência do nosso Eu Superior e conseguimos nos comunicar intuitivamente com ele, atingindo estados elevados de consciência que nos permitem receber orientações, apoio e insights. Por outro lado, podemos estar bloqueando o avanço dos nossos três quocientes quando alimentamos, mesmo inconscientemente, crenças que nos fazem acreditar que somos separados, errados, incapazes, insuficientes, não merecedores e desprovidos de recursos.
Há formas de aprimorar e desenvolver nosso QS, tais como meditação, terapia transpessoal, técnicas de canalização de energia, práticas/rituais espirituais etc. Cabe a cada um descobrir, em sua senda pessoal, quais desses recursos são mais adequados para sua evolução.
Avaliação: 5 | Votos: 7
Facilitadora de PSYCH-K® PRO (reprogramação de crenças limitantes no subconsciente) e Terapeuta Transpessoal. Pós-Graduada em Psicologia Transpessoal pela ALUBRAT e em Arteterapia de Abordagem Junguiana pelo IJEP. Consultas em Brasília: (61) 99805-6320 (Vivo/Whatsapp) ou [email protected] E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |