Complexo de culpa é doença grave
Atualizado dia 8/21/2022 12:19:34 AM em Espiritualidadepor Florencio Antonio Lopes
Então, deixamos de manter contato com a pessoa e não tivemos a oportunidade de pedir desculpas, e, se tivemos oportunidade não fizemos, por isso é que sempre mantemos uma culpa.
Agora, temos uma outra opção, porque a culpa é uma pulga constante parece um monte onde as pessoas se escondem atrás dele. Fica-se lamentando que tem várias culpas, mas não faz nada para consertar.
Quando tem esse fato a lhe atormentar é porque não está agindo certo em sua vida. Não está tomando uma decisão na sua vida e irá carregando essas culpas sem nada fazer para consertar.
Quando se tem uma culpa, tem que resolvê-la, ou ainda, acha-se uma saída dizendo que a pessoa não quer conversar. Se alguém não está em sintonia conosco e a evitamos, por que não consertar?
Se há esse procedimento, ambos sabem o que aconteceu e para consertar essa situação é colocar para fora e não adianta ficar jogando a culpa no outro.
Não é possível que as duas pessoas tenham culpa, a iniciativa logicamente partiu de uma e essa deve tomar a iniciativa de solucionar a culpa, porque se carregar essa culpa, ela irá se transformar em dores, dores incríveis, são dores existentes que jogam a pessoa na cama, não conseguindo dormir, pode ser que aciona uma vontade de comer demais. A culpa descontrola as pessoas.
É necessário procurar se desfazer desse complexo, que não é complexo e sim, culpa mesmo, não se escondam atrás das lamentações ao invés de agir para solucionar.
Não fique a dizer: “Eu acho que errei”; “Eu acho que tenho culpa”, chegando neste estágio é porque realmente tem culpa.
O ser adulto deixou de ser criança para ficar com conversa de buscar de quem é a culpa, o momento é para consertar, para elucidar o mal-entendido porque senão as pessoas vão se destruindo.
Deixe de ficar parado, de deixar para amanhã; se enfrentar solucionará o drama da vida de cada um, senão nunca será você mesmo, porque ninguém poderá fazer nada para você a não ser você para si mesmo.
O ato de tomar uma atitude, antes deve ser pensando, analisado e após isso tomar a atitude, chegar perto da pessoa e dizer realmente: “Eu errei”, caso contrário, irá carregar esse sentimento de culpa que irá se transformar em uma timidez terrível, ou enxaqueca, ou cólicas violentas estomacais, dores no peito, dor de cabeça e dor na nuca etc.
Este sentimento de culpa jogado na mente será difícil de tirar, quando se retarda numa decisão a pessoa se torna preguiçosa, ainda irá se lamentar: “Eu devia ter ido”; “Devia ter feito”, aí fica, se lamentando que os outros progridem, mas ela mesmo ficou em casa parada, sem nada fazer. Quando mais se entregar a inércia mais ficará doente.
Tendo o complexo de culpa, deve-se ter cuidado com a sua mente. Cuida da mente, pois um desequilíbrio mental não sendo cuidado lhe trará muitos sofrimentos, porque se ficar pensando que a outra pessoa é culpada e não você, às vezes, a pessoa acusada não está nem sabendo que está sendo alvo de críticas e sofrerá pela falta de definição do controle da sua mente.
Complexo de Culpa é realmente aquilo que podemos realizar, mas deixamos para trás.
A parte espiritual condena muito o Complexo de Culpa, pois Jesus Cristo quando passou pela Terra disse: “Tu receberás em dobro o que fizerdes”.
Vamos parar de bater no tema que os outros são culpados, porque com o passar do tempo não iremos convencer mais; nem a nós mesmos conseguiremos enganar, isto no campo psicológico.
No campo religioso, Complexo de Culpa é tudo que deixamos de fazer em benefício dos outros e para nós também.
Complexo de Culpa é realmente uma doença muito grave.
Nosso endereço: Amor Entre os Povos, Rua São José, 247 – centro – Ribeirão Preto - SP, fone: 16 3625-0574.
Abraços
Florêncio Antonio Lopes
Mestre Espiritualista
[email protected]
Site: https://www.somostodosum.com.br/st12693
Blog: https://aep.org.br
Texto Revisado
Avaliação: 3 | Votos: 2
Conteúdo desenvolvido por: Florencio Antonio Lopes FLORÊNCIO ANTONIO LOPES Mestre Espiritualista graduado "Senhor-Mestre" Ribeirão Preto - SP E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |