CONHECIMENTO E ÉTICA



Autor Fernando Martins
Assunto EspiritualidadeAtualizado em 26/09/2010 08:59:26
Em um momento da humanidade em que se preza tanto o conhecer e o conhecimento, deveríamos fazer uma reflexão sobre o que fazemos com este conhecimento.
O acúmulo de conhecimento é característica do ser humano. Sabemos que é esta capacidade um dos diferenciais que distingue nossa espécie das demais espécies animais. Talvez por isto a valorização exacerbada desta capacidade. Podemos pensar, que a valorização desta capacidade serve quando muito, para enaltecer sua própria existência perante seus iguais, uma vez que a natureza em volta, em sua intrínseca e subjetiva sabedoria, adentra os séculos e percorre a sua existência sem dela sabe-la.
Nos diz Nietzche em seu texto Introdução Teorética sobre a Verdade e a Mentira no Sentido Extra-Moral, através de uma fabula introdutória:
"Num ponto qualquer do universo, houve uma vez uma estrela na qual animais inteligentes inventaram o conhecimento. Foi o minuto mais arrogante e mais enganoso da historia universal: mas foi apenas um minuto. Depois de alguns suspiros da natureza, a estrela congelou e os animais inteligentes morreram."
Segue Nietzche referindo-se a esta fábula:
"Esta é a fabula que alguém poderia inventar, sem conseguir contudo, ilustrar que lamentável exceção, vaga, fugitiva e vã, o intelecto humano constitui no seio da natureza. Houve eternidades em que ele não existiu; e se o mesmo acontecesse agora, nada se passaria. Pois não há para este intelecto uma missão mais vasta que exceda a vida humana. É apenas humano e só tem o seu possuidor e produtor para o tomar tão pateticamente como se os eixos do mundo se movessem à sua volta. Ma se nos pudéssemos entender com a mosca, conviríamos que também ela evolui no ar com o mesmo pathos e sente voar nela o centro deste mundo."
Genial Nietzsche... Vemos aí, que o conhecimento é fruto humano, e como já dito pelo mestre, sua valorização é algo enaltecedor para si mesmo e queria aqui dizer, que não só apenas isto, mas também, e muitos assim pensam, como garantia de ações certas e benéficas.
Até que ponto, esta última afirmativa corresponde a realidade? Como podemos garantir que o saber é sempre algo que conduza o homem positivamente? Vem de Pierre Bordieu, a distinção entre os usos dos saberes os quais denominou saber cínico e clínico. Entramos aí no campo da ética. O mal uso do conhecimento é um gesto antiético e esta possibilidade, gera preocupação em vários segmentos.
No campo das ciências por exemplo, temos aí a discussão sobre qual será o destino dado ao mapeamento genético ou das manipulações genéticas.
No campo religioso de maneira geral, devemos nos ater sempre no que é dito e em quais serão as intenções de quem proferiu as palavras.
A carência de um conforto espiritual, de uma luz segura na qual se possa confiar, é hoje uma realidade social. O homem perdido está e nesta sua confusão, torna-se fácil presa da manipulação de detentores de um saber que por vezes não são adequadamente utilizados e muitas vezes não direcionados para o caminho que se busca. O crescimento de vertentes religiosa-esotéricas, leva ao surgimento de tantos sacerdotes e tantos pseudo mestres, que das duas uma, ou a pessoa que busca se desilude quando percebe a incoerência e falta de lógica dos ditos detentores do saber ou simplesmente, enveredam nos caminhos infrutíferos do engano.
Neste último caso, só o tempo para desvelar os véus da ilusão. Só o tempo para trazer a clareza necessária para aquele que confiou sair das trevas do engano. Pensemos nisto. Busquemos o conhecer mas principalmente, busquemos acima de tudo, saber lidar com o conhecimento que nos adquirimos no decorrer do tempo.
O país e o mundo precisam descobrir a grandeza e a importância desta palavra, ÉTICA,
Só para leitura e reflexão.
Fecha o pano.









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui. |